Com objetivo de orientar produtores rurais, técnicos e interessados na identificação, propagação e cultivo de plantas medicinais e aromáticas, a CATI Regional Jales organizou o curso “Introdução ao Cultivo Agroecológico de Plantas Medicinais e Aromáticas”, o qual foi conduzido pelo engenheiro agrônomo Idoraldo Dassi Gonçales Júnior, da CATI Regional Tupã.
Com uma programação abrangente – teórica e prática –, a capacitação abordou temas ligados à identificação de plantas medicinais, com ênfase nos nomes populares e científicos e em técnicas de propagação e cultivo, bem como fez um resgate do conhecimento tradicional associado ao uso terapêutico das plantas.

Durante a parte prática, os participantes fizeram a implantação de uma horta medicinal em uma propriedade rural, que será utilizada como área de propagação e fornecimento de mudas para outros produtores, a comunidade e a pastoral da saúde, cujos representantes também participaram da atividade.
“Nosso foco foi mostrar que é possível aliar o conhecimento técnico com o saber popular que já existe na comunidade”, explicou Idoraldo Gonçales, afirmando que as plantas medicinais fazem parte da cultura das famílias rurais e podem ser aliadas tanto na saúde quanto na geração de renda.
A atividade prática permitiu aos participantes vivenciar o processo de implantação de uma horta medicinal, com orientações sobre as formas de propagação, escolha das espécies, espaçamento e cuidados ao longo do cultivo.

O engenheiro agrônomo Alessandro Nunes Ferreira, da Casa da Agricultura de Jales, enfatizou a importância da realização do curso. “Cada ação com as plantas medicinais fortalece nossos vínculos com a comunidade, cria possibilidades junto à agricultura familiar e promove a interação, troca de saberes e histórias, bem como o resgate da nossa cultura ancestral, possibilitando o repasse para as próximas gerações”, salienta Alessandro, informando que também participaram do curso produtores e técnicos de outros municípios da região, “os quais levarão esse conhecimento e serão disseminadores da iniciativa”.
