Promovido em parceria com o CBH-LN, evento destacou práticas sustentáveis e manejo agroflorestal do fruto
A Diretoria de Assistência Técnica Integral (CATI) Regional Santos, em parceria com o Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH-LN), por meio da Câmara Técnica (CT) de Agroecologia, realizou o “Encontro sobre a Cultura do Cacau no Litoral Norte”, que reuniu 50 participantes, entre técnicos, produtores rurais, representantes de comunidades tradicionais e instituições ligadas aos setores agropecuário e ambiental.
Realizado na Pousada Banana Bamboo Ecolodge, localizada no Sertão do Ubatumirim, em Ubatuba (SP), o evento teve como objetivo difundir conhecimentos sobre o cultivo do cacau, abordando práticas de manejo sustentável e sua relação com o clima e o bioma da Mata Atlântica. Na ocasião, foram promovidas palestras e rodas de discussão. Também houve apresentação do Programa Cacau SP e das principais variedades encontradas no território paulista.
Durante as atividades, os participantes puderam conhecer aspectos técnicos do manejo da cultura, incluindo a importância do controle do sombreamento, da conservação do solo e da influência climática sobre a produção. A programação contou, ainda, com visitas técnicas a uma área de Sistema Agroflorestal (SAF), onde o cacau é cultivado em consórcio com outras espécies nativas, com destaque para o palmito-juçara.

Encerrando o encontro, o grupo visitou uma agroindústria local, na qual conheceram o processo de produção de chocolate dentro da própria propriedade, vivenciando o conceito de cadeia produtiva sustentável e de valor agregado ao produto.


Para a CATI, o evento reforçou a importância do cacau como alternativa econômica sustentável para a agricultura familiar do Litoral Norte, promovendo o equilíbrio entre produção, conservação ambiental e desenvolvimento regional. A parceria da instituição com a CT de Agroecologia/CBH-LN pretende promover mais ações ligadas à cadeia do cacau nos próximos meses.