Secretaria de
Agricultura e Abastecimento
Diretoria de Assistência Técnica Integral - CATI

Programa Cacau SP – técnicos da CATI recebem treinamento sobre tecnologia de ponta para irrigação

Programa Cacau SP – técnicos da CATI recebem treinamento sobre tecnologia de ponta para irrigação

São Paulo tem cacau e com amêndoas de qualidade! E para que a área plantada com a cultura – que está se tornando uma opção viável para diversificação e aumento de rentabilidade nas propriedades – cresça a cada dia, a irrigação tem papel fundamental na região noroeste paulista, onde o Programa Cacau SP teve início e vem se expandindo em sistema de produção integrada, com as culturas da seringueira (uma das atividades econômicas mais importantes da região), da banana e, recentemente, com a de açaí, bem como nas áreas a pleno sol. E uma necessidade para o sucesso dos sistemas integrados citados é a irrigação, em função das características do clima local.

Cumprindo seu compromisso de levar novas tecnologias e conhecimento para os produtores, por meio de ações de assistência técnica, extensão e pesquisa voltadas para o desenvolvimento rural sustentável nos âmbitos social, econômico e ambiental, a CATI Regional São José do Rio Preto, por meio do grupo executor do Programa, realizou, nos dias 25 e 26/11, um treinamento para mais de 20 técnicos das Regionais com maior potencial para expansão da cultura.

“A cultura do cacau em São Paulo, que não é uma zona tradicional de cultivo, vem crescendo de forma  surpreendente e sustentável, pois tem sido baseada em um trabalho de extensão rural e pesquisa, caminhando lado a lado com os produtores rurais, com a implantação de Unidades de Adaptação de Tecnologia (UAT), capacitações, Dias de Campo e eventos unindo todos os elos da cadeia produtiva até a fabricação de chocolate. Com essa visibilidade que tem chamado atenção em todo país, fomos procurados pela empresa Rivulis – uma das maiores do mundo em tecnologia de irrigação –, para apoiar a nossa equipe executora, com uma ampla capacitação, com a finalidade de os técnicos poderem orientar os produtores sobre os projetos de irrigação mais adequados para a cultura do cacau”, explica Fernando Miqueletti, chefe da CATI Regional São José do Rio Preto.

Ainda segundo Miqueletti, a capacitação contou com uma programação teórica realizada na sede da Regional, em São José do Rio Preto, e outra prática, na UAT Fazenda Fartura, localizada no município de Adolfo, sendo conduzida pelo engenheiro agrônomo Carlos Barth, da referida empresa. “Com a carga horária dos dois dias e a relevância das informações, foi possível proporcionar aos nossos técnicos um amplo conhecimento do que há de mais recente em irrigação de cacau, desde aspectos ligados à elaboração de projetos técnicos até a implantação dos sistemas em campo, inclusive passando por temas como fertirrigação; monitoramento; automação; métodos de irrigação: aspersão, microaspersão e gotejamento”.

Logo Governo