Secretaria de Agricultura e Abastecimento capacita técnicos da rede e servidores municipais sobre Inspeção de Produtos de Origem Animal
Organizado pela Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS) – Regional Bauru, o treinamento tem entre os seus enfoques o fortalecimento dos Serviços de Inspeção Municipal (SIM)
Garantir a disponibilização de produtos saudáveis, com qualidade e em quantidade, é fundamental para a segurança alimentar da população. Nesse contexto, um dos grandes diferenciais é que os municípios tenham um SIM, voltado aos produtos de origem animal, fortalecido e atuante. “Os municípios que possuem o Serviço de Inspeção são uma excelente alternativa para os produtores locais que produzem quantidades pequenas de produtos – os quais são absorvidos pela população local – buscarem legalização e regulamentação sanitária; bem como aprimorarem a qualidade dos produtos, ampliando o seu mercado de comercialização. E a urgência de se abordar o tema está ligada ao fato de que muitos produtos ainda são comercializados de forma irregular, sem qualquer tipo de inspeção, seja ela municipal, estadual ou federal”, explica Marina Peres Cavalcanti, médica veterinária da CDRS Regional Bauru, responsável pelas capacitações.
Nesse sentindo, as capacitações foram idealizadas como uma ação contínua; tiveram início com a palestra “Serviço de Inspeção Municipal e Consórcios Públicos”, que reuniu extensionistas e representantes de prefeituras de diversos municípios da região de Bauru, diretamente envolvidos com a temática. “A partir desse evento, realizado em ambiente virtual, respeitando as necessidades de distanciamento social por conta da pandemia, formamos o grupo “Fortalecendo o SIM”, com o objetivo de promover capacitações, palestras e troca de experiências, visando à aproximação entre os servidores das cidades da região, que atuam no Serviço”, explica Marco Aurélio Parolin Beraldo, diretor da CDRS Regional Bauru, informando que, atualmente, o grupo possui 70 participantes, entre os quais médicos veterinários e auxiliares de Inspeção Municipal, responsáveis técnicos e extensionistas da CDRS.
Os encontros virtuais têm sido semanais, sendo que, desde o mês de setembro, já foram realizadas palestras com a temática da inspeção sanitária de produtos de origem animal e assuntos correlatos com as atividades dos servidores. Entre os temas abordados, destaque para:
- métodos de insensibilização para o abate humanitário de animais de açougue;
- inspeção industrial e sanitária de carnes e derivados – inspeção de bovinos e búfalos;
- normas técnicas de instalações e equipamentos para abate e industrialização de suínos – inspeção de suídeos (gênero que compreende porcos domésticos e selvagens: porco, javali etc.);
- inspeção tecnológica e higiênico-sanitária de carnes de aves; inspeção industrial e sanitária de leite e derivados; fraudes no leite; requisitos para laticínio artesanal no Serviço de Inspeção Estadual (Sisp).
“Todas as palestras têm sido bem avaliadas pelos participantes, que indicam novas temáticas a serem abordadas. Até o final do ano, teremos mais uma palestra com o tema ‘O papel do médico veterinário na elaboração de projetos’. Para 2021, já estamos programando atividades e palestras com técnicos do Tribunal de Contas do Estado; do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta); entre outras entidades”, salienta Marina.