Secretaria de
Agricultura e Abastecimento
Diretoria de Assistência Técnica Integral - CATI

Prefeito de Ribeirão Preto conhece as instalações da Usina Verde de Compostagem do Instituto Agronômico (IAC) em Campinas.

Prefeito de Ribeirão Preto conhece as instalações da Usina Verde de Compostagem do Instituto Agronômico (IAC) em Campinas.

O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, conheceu as instalações da Usina Verde de Compostagem instalada dentro da Fazenda Santa Elisa do Instituto Agronômico (IAC), em Campinas.

Recepcionado pelo secretário-executivo da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Francisco Matturro, pelo assessor do Gabinete da SAA, Orlando Melo de Castro, e pelo prefeito de Campinas, Dario Saad, Nogueira conheceu as instalações responsáveis por produzir adubo orgânico a partir de resíduos de poda de árvores, restos de frutas e lodo de esgoto.

“Queremos repetir esse bom modelo de Campinas em Ribeirão Preto”, afirmou Nogueira.

“Essa usina traz um ganho ambiental fantástico”, comentou Saad.

A Usina Verde resulta de uma parceria entre a Prefeitura de Campinas e o IAC, que cedeu o espaço para as instalações e oferece suporte técnico para análise química e caracterização do composto resultante.

Com capacidade para fazer a compostagem de 300 toneladas de resíduos, por dia, a Usina recebe restos de galharias que resultam de podas de árvores feitas no município, alimentos vencidos das Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) e lodo de esgoto oriundo do tratamento feito pela Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento (Sanasa).

Com essa destinação, é possível reduzir a quantidade de lixo encaminhada aos aterros sanitários. De acordo com dados da Prefeitura, ao evitar o envio desses resíduos aos aterros, esse projeto deve gerar uma economia de R$ 1.5 milhão, por mês. Há também o ganho ambiental, visto que é minimizada a emissão de gases prejudiciais, como o gás metano (CH4).

Participaram da visita o secretário de Serviços Públicos de Campinas, Ernesto Paulella; diretor de Limpeza Urbana de Campinas, Alexandre Gonçalves; secretário de Infraestrutura de Ribeirão Preto, Carlos Eduardo Nascimento Alencastre; e superintendente do Daerp, Antonio Carlos de Oliveira Junior.

 

Logo Governo