Secretaria de
Agricultura e Abastecimento
Diretoria de Assistência Técnica Integral - CATI

Serviço de Treinamento da CATI capacita mais de 14,6 mil pessoas em 2025

Serviço de Treinamento da CATI capacita mais de 14,6 mil pessoas em 2025

Ao longo do ano, foram promovidas 268 atividades voltadas ao desenvolvimento rural sustentável

Desde a sua criação, em 1967, a Diretoria de Assistência Técnica Integral (CATI) tem como missão promover o desenvolvimento agrícola sustentável, por meio de trabalhos de assistência técnica e extensão rural ao produtor paulista. Entre eles, destaca-se o Serviço de Treinamento, que é responsável pela organização, gerenciamento e apoio didático-pedagógico das capacitações do corpo técnico da rede e pela coordenação das atividades de treinamento e desenvolvimento dos produtores e trabalhadores rurais.

No ano passado, o Serviço de Treinamento certificou 268 atividades, atendendo ao processo de capacitação de técnicos da CATI e de produtores do Estado de São Paulo. O público capacitado ultrapassou 14,6 mil pessoas, sendo 5.479 produtores rurais e familiares, um aumento de 30% no número de produtores capacitados nos últimos dois anos. Também participaram das capacitações mais de 4,6 mil agentes multiplicadores, 4.495 colaboradores internos e 8 indígenas ou quilombolas. Mais de 150 técnicos da rede participaram de eventos técnico-científicos promovidos por entidades parceiras.

Estágios

A CATI ainda oferta, por intermédio do Serviço de Treinamento, o programa de estágio curricular obrigatório, não remunerado, para alunos de escolas públicas ou privadas, dos Ensinos Técnico e Superior. O estágio é concedido mediante convênio formalizado entre a instituição de ensino do aluno interessado e a CATI. Em 2025, foram realizados 11 estágios, sendo nove finalizados e dois em andamento. Dentre os temas, a CATI oferta capacitação em: Adequação Ambiental; Administração Rural; Agricultura Familiar; Agricultura Orgânica e Agroecologia; Agroindústria; Apicultura e Meliponicultura; Associativismo e Cooperativismo; Avicultura; Boas Práticas de Fabricação; Bovinocultura de Corte e Leite; Cafeicultura; Conservação do Solo e da Água; Estradas Rurais; Exploração de Espécies Nativas; Fruticultura; Grãos; Mecanização Agrícola; Município Agro; Olericultura; Piscicultura; Plantas Medicinais; Políticas Públicas; Prevenção de Incêndios e Mudanças Climáticas; Programa Cacau SP; Programa Integra SP Agro – ILPF (Integração Lavoura-Pecuária-Floresta); Programa Milho + SP; Programa Solo + Fértil; Projeto Frutas Vermelhas SP; Sanidade Animal; Sementes; Tecnologias Agropecuárias e Turismo Rural.

Logo Governo