Ao longo do ano, foram promovidas 268 atividades voltadas ao desenvolvimento rural sustentável
Desde a sua criação, em 1967, a Diretoria de Assistência Técnica Integral (CATI) tem como missão promover o desenvolvimento agrícola sustentável, por meio de trabalhos de assistência técnica e extensão rural ao produtor paulista. Entre eles, destaca-se o Serviço de Treinamento, que é responsável pela organização, gerenciamento e apoio didático-pedagógico das capacitações do corpo técnico da rede e pela coordenação das atividades de treinamento e desenvolvimento dos produtores e trabalhadores rurais.
No ano passado, o Serviço de Treinamento certificou 268 atividades, atendendo ao processo de capacitação de técnicos da CATI e de produtores do Estado de São Paulo. O público capacitado ultrapassou 14,6 mil pessoas, sendo 5.479 produtores rurais e familiares, um aumento de 30% no número de produtores capacitados nos últimos dois anos. Também participaram das capacitações mais de 4,6 mil agentes multiplicadores, 4.495 colaboradores internos e 8 indígenas ou quilombolas. Mais de 150 técnicos da rede participaram de eventos técnico-científicos promovidos por entidades parceiras.
Estágios
A CATI ainda oferta, por intermédio do Serviço de Treinamento, o programa de estágio curricular obrigatório, não remunerado, para alunos de escolas públicas ou privadas, dos Ensinos Técnico e Superior. O estágio é concedido mediante convênio formalizado entre a instituição de ensino do aluno interessado e a CATI. Em 2025, foram realizados 11 estágios, sendo nove finalizados e dois em andamento. Dentre os temas, a CATI oferta capacitação em: Adequação Ambiental; Administração Rural; Agricultura Familiar; Agricultura Orgânica e Agroecologia; Agroindústria; Apicultura e Meliponicultura; Associativismo e Cooperativismo; Avicultura; Boas Práticas de Fabricação; Bovinocultura de Corte e Leite; Cafeicultura; Conservação do Solo e da Água; Estradas Rurais; Exploração de Espécies Nativas; Fruticultura; Grãos; Mecanização Agrícola; Município Agro; Olericultura; Piscicultura; Plantas Medicinais; Políticas Públicas; Prevenção de Incêndios e Mudanças Climáticas; Programa Cacau SP; Programa Integra SP Agro – ILPF (Integração Lavoura-Pecuária-Floresta); Programa Milho + SP; Programa Solo + Fértil; Projeto Frutas Vermelhas SP; Sanidade Animal; Sementes; Tecnologias Agropecuárias e Turismo Rural.