Secretaria de
Agricultura e Abastecimento
Diretoria de Assistência Técnica Integral - CATI

Homenagem | Osmarina Aparecida de Souza – 23/8/1970 – 3/12/2025

Homenagem | Osmarina Aparecida de Souza – 23/8/1970 – 3/12/2025

É com pesar que comunicamos o falecimento, ocorrido dia 3 de dezembro de 2025, de nossa servidora da área administrativa da CATI Regional Marília, Osmarina Aparecida de Souza, aos 55 anos, deixando o esposo Lourival da Silva e os filhos Maria Luisa e Eduardo.

Nascida em Marília (SP), Osmarina ingressou na CATI, em 1992, na Casa da Agricultura de Maracaí, ligada à antiga Delegacia Agrícola de Paraguaçu Paulista, se transferindo, no ano seguinte, para a Divisão Regional Agrícola (Dira) de Marília.

Com sua alegria característica, vontade de aprender e dedicação a todo trabalho e toda ação que pudessem resultar em benefícios aos produtores rurais e aos colegas da extensão rural, a servidora, que iniciou sua vida funcional como auxiliar de serviços gerais – com dedicação, esforço e muito estudo (estava cursando a faculdade de Administração) –, enfrentou desafios e colheu grandes conquistas, chegando ao posto de diretora administrativa da CATI Regional Marília, local em que atuava até o momento.

“A Osmarina fazia toda diferença na nossa ‘família’ Regional de Marília, não apenas como profissional, mas como a mulher e amiga de valor que ela era. Sempre com um sorriso nos lábios, recebendo e tratando a todos muito bem, mesmo em meio aos desafios que a vida traz. Ela era uma profissional dedicada e competente na sua área de atuação, mas que tinha um olhar atento e uma disposição enorme para auxiliar a área técnica, para que o melhor trabalho fosse prestado aos produtores e aos colegas não apenas da Regional, mas das Casa da Agricultura. Para nós, era muito claro o orgulho dela em ser da CATI − instituição em que ela amava trabalhar −, bem como o cuidado por todos aqueles que com ela conviviam”, destacam os colegas da Regional, lembrando dela como como um exemplo a ser seguido: uma profissional alegre, atenciosa, prestativa, espontânea, vocacionada e com grande amor pela extensão rural. “Vamos sentir muita falta da profissional que ela foi, mas muito mais da nossa amiga que iluminava e inspirava a vida de todos nós”, afirma Luiz Felipe de Onofre Borges, chefe da CATI Regional Marília. Mais do que de uma servidora que cumpriu com amor e dedicação seu papel na área pública, nos despedimos de uma amiga, prestando nossas condolências à família, mas celebrando sua vida, que deixou uma marca no trabalho da extensão rural dentro e fora da CATI!

Logo Governo