Secretaria de
Agricultura e Abastecimento
Diretoria de Assistência Técnica Integral - CATI

CATI Sementes e Mudas impulsiona inovação na vitivinicultura com realização de Seminário de Fruticultura Temperada e Subtropical em São Bento do Sapucaí

CATI Sementes e Mudas impulsiona inovação na vitivinicultura com realização de Seminário de Fruticultura Temperada e Subtropical em São Bento do Sapucaí

Com foco nas mais recentes tecnologias e tendências para a produção de uvas e outras frutas, a CATI Sementes e Mudas, por meio de sua Divisão de Mudas, realizou o “Seminário de Fruticultura Temperada e Subtropical”. Em sua 18.ª edição, o evento realizado no Serviço de Produção de Mudas de São Bento do Sapucaí, em parceria com o Grupo Técnico de Vitivinicultura da CATI, reuniu produtores rurais, técnicos, estudantes e especialistas para debater o tema “Inovação na Vitivinicultura: a fruticultura em constante evolução”.

Presente na abertura do evento, o diretor da CATI, Ricardo Pereira, destacou a importância do evento e do tema abordado. “Levar conhecimento e tecnologia aos produtores rurais, além de insumos de qualidade, como as mudas produzidas pela CATI Sementes e  Mudas, faz parte da nossa missão como órgão de extensão rural da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Por isso, é gratificante ver tantos produtores e interessados, de diversas regiões e até de outros estados, neste evento realizado há quase duas décadas pela unidade de São Bento do Sapucaí, que é uma referência na produção de material propagativo de qualidade para fruteiras de climas temperado e subtropical, desempenhando um papel fundamental no apoio aos produtores da região da Serra da Mantiqueira e de todo o território paulista.

Nesta edição, o Seminário destacou o crescente potencial da Serra da Mantiqueira como um polo de excelência para a produção de frutas de alto valor agregado, com ênfase especial na vitivinicultura de inverno, que vem ganhando reconhecimento nacional e internacional pela qualidade de seus vinhos. As palestras e debates abordaram desde a seleção de novas cultivares de uva adaptadas à região até técnicas avançadas de manejo, poda, irrigação de precisão e fitossanidade, refletindo o compromisso da CATI com a modernização do setor.

Marcos Augusto Franco, chefe da Divisão de Mudas, ressaltou o papel estratégico da CATI no fomento à inovação no campo. “Este Seminário reflete a missão da CATI Sementes e Mudas de estar na vanguarda, oferecendo ao produtor paulista não apenas mudas de alta qualidade, mas também o conhecimento necessário para que ele inove e prospere”, afirmou Franco, destacando: “A fruticultura está em constante evolução, e nosso papel é o de ser o elo entre a pesquisa de ponta e o campo, garantindo que novas tecnologias, como as aplicadas na vitivinicultura de inverno, se tornem uma realidade rentável e sustentável para a agricultura de São Paulo.”

Importância da realização do evento em São Bento do Sapucaí

Anderson Watanabe, chefe do Serviço de Produção de Mudas de São Bento do Sapucaí, destacou a importância do evento para o desenvolvimento local. “É uma honra para nossa unidade sediar um evento desse calibre e receber produtores tão engajados. Estamos em uma localização privilegiada na Serra da Mantiqueira, uma região com um potencial imenso para frutas de alto valor agregado”, comentou Watanabe. “Nosso objetivo é que os participantes tenham saído daqui não apenas inspirados, mas com informações práticas para aplicar em seus pomares. A nossa unidade está de portas abertas para ser o ponto de partida, fornecendo as mudas certificadas que são a base para o sucesso de qualquer projeto inovador como o apresentado no Seminário”, concluiu.

Segundo os organizadores e o relato do público presente, o Seminário reforça a posição da CATI Sementes e Mudas como uma instituição vital para o avanço tecnológico e a competitividade da fruticultura paulista, capacitando os produtores a enfrentar os desafios do mercado e a aproveitar as novas oportunidades que a inovação proporciona.

Logo Governo