Secretaria de
Agricultura e Abastecimento
Diretoria de Assistência Técnica Integral - CATI

CATI Regional Santos e parceiros promovem excursão técnica à Unidade Demonstrativa de Bioinsumos instalada na capital paulista

CATI Regional Santos e parceiros promovem excursão técnica à Unidade Demonstrativa de Bioinsumos instalada na capital paulista

Em continuidade à Oficina de Bioinsumos, realizada em julho, em Itanhém, a CATI Regional Santos e a Prefeitura de São Paulo, em parceria com o Fórum de Economia Solidária da Baixada Santista e o Movimento dos Pequenos Agricultores, organizaram uma excursão técnica à Unidade Demonstrativa de Bioinsumos da Casa da Agricultura Ecológica (CAE), localizada em Parelheiros, na zona sul da capital.

A atividade é fruto de um trabalho de extensão rural realizado junto a grupos que atuam com hortas comunitárias, bem como locais onde estãos sendo aplicados o Protocolo CATI de Transição Agroecológica, e contou com a participação de cerca de 30 pessoas, entre extensionistas, estudantes, agricultores, indigenistas da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e representantes de prefeituras de diferentes municípios – como São Vicente, Peruíbe, Caraguatatuba, São Sebastião, Itanhaém e Osasco – ligados à área de atuação da CATI Regional Santos.

“A Grande São Paulo congrega municípios que, apesar da alta taxa de urbanização, incentivam e promovem a agricultura urbana, principalmente em modelo produtivo agroecológico, como Santo André, Osasco, São Bernardo do Campo, Guarulhos, Diadema e outros. As áreas cultivadas são individuais e/ou coletivas, sendo que algumas foram cedidas por concessionárias de distribuição de energia. Essas áreas de produção estão sendo submetidas à aplicação do Protocolo de Transição Agroecológica da CATI; já outras áreas foram certificadas por OCS – Organização de Controle Social e também participativo”, explica Edna Maddarena, chefe da CATI Regional Santos, informando que a comercialização nesses locias se dá, principalmente, em circuitos alimentares de proximidades, sistemas que podem ser conhecidos na publicação técnica da CATI, disponível em:

https://www.cati.sp.gov.br/portal/themes/unify/arquivos/produtos-e-servicos/acervo-tecnico/CIRCUITOSALIMENTARESECONOMIASOLIDARIA%206_12_2022_c.pdf

 

Programação da visita técnica

Como na oficina realizada em julho, a visita técnica contou com a participação dos engenheiros agrônomos Davi Ferreira Junior e Wilson Tavares dos Santos, ambos da Casa da Agricultura Ecológica de Parelheiros, ligada à Prefeitura Municipal de São Paulo, que compartilharam conhecimentos sobre a fabricação dos bioinsumos e a metodologia de assistência técnica e extensão rural utilizada com os 480 agricultores familiares da capital, atendidos pela CAE.

Sobre a importância do tema, os agrônomos explicaram que os bioinsumos, além de seu uso na fertilização, atuam na proteção das plantas, tanto contra pragas e doenças como contra os efeitos de geadas. “Alguns são utilizados no combate e controle de pragas e promovem o crescimento, o desenvolvimento e a saúde dos sistemas agrícolas, animais, aquícolas e florestais”.

Para complementar a programação, os participantes visitaram também uma propriedade acompanhada tecnicamente pela CAE, que utiliza bioinsumos na produção agrícola. “Durante a visita, o grupo observou o vigor e a qualidade no desenvolvimento das plantas e ficou muito animado com os resultados. Esta condição das plantas, cultivadas com bioinsumos, favorece uma comercialização justa, que beneficia o produtor por todo seu trabalho, além de oferecer ao consumidor um produto saudável, produzido em um sistema sustentável”, explica Hemerson Calgaro, extensionista da CATI Regional Santos.

Logo Governo