Secretaria de
Agricultura e Abastecimento
Diretoria de Assistência Técnica Integral - CATI

Evento reforça prevenção e combate a incêndios florestais em propriedades rurais

Evento reforça prevenção e combate a incêndios florestais em propriedades rurais

Evento reforça prevenção e combate a incêndios florestais em propriedades rurais

 

Produtores rurais e representantes de órgãos públicos participaram, nesta terça-feira (26 de agosto), de uma capacitação voltada à prevenção e ao combate a incêndios florestais em propriedades rurais. O evento foi realizado no Centro de Lazer Luiz Ometto (Usina Iracema), em Iracemápolis, das 8h às 12h30, com o objetivo de reforçar a segurança, a sustentabilidade e o manejo responsável no campo.

A iniciativa foi organizada pela CATI Regional Limeira, em parceria com a Usina Iracema (Grupo São Martinho), a Prefeitura Municipal de Iracemápolis — por meio da Diretoria de Meio Ambiente e Agricultura e da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil —, o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo e o Sicoob Cocre (Agência Iracemápolis).

Durante a programação, foram abordados temas como:

  • Prevenção a incêndios em propriedades rurais;
  • Legislação aplicada a incêndios florestais;
  • Sistemas de monitoramento;
  • Linhas de financiamento para aquisição de equipamentos;
  • Demonstração prática de combate a incêndios em áreas rurais.

O chefe de divisão da CATI Regional Limeira, Fernando Tufanin Borboni, apresentou um panorama dos incêndios na região nos últimos anos e trouxe orientações práticas para prevenção. “Ninguém ganha com as queimadas, todos perdem. O setor produtivo sofre com prejuízos econômicos, o meio ambiente é vítima com grande perda da fauna e da flora, o poder público sente o impacto e, principalmente, há danos à saúde da população”, ressaltou.

A diretora do Departamento de Meio Ambiente e Agricultura da Prefeitura de Iracemápolis, Simone Zambuzzi, destacou a importância do cumprimento das legislações ambientais e explicou como os produtores podem adotar práticas corretas para evitar autuações.

Representando a Usina Iracema, o chefe de segurança, Everton Rodrigues, apresentou as ações preventivas adotadas pela empresa e compartilhou dados sobre os protocolos internos no combate a incêndios.

O superintendente de Agronegócios do Sicoob Cocre, Dalton, também participou do evento, apresentando as linhas de financiamento disponíveis para a aquisição de equipamentos voltados ao combate a incêndios, além de recursos específicos para adequações das propriedades rurais. A iniciativa visa apoiar o produtor na implementação de medidas preventivas e na estruturação da propriedade, garantindo mais segurança e sustentabilidade no campo.

O encontro também contou com a presença de representantes das Secretarias de Agricultura de Limeira e de Rio Claro.

Encerrando a programação, os participantes acompanharam uma demonstração prática realizada pelo Cabo Paixão, do Corpo de Bombeiros de Iracemápolis. A simulação reproduziu situações reais de incêndio, permitindo que os produtores aplicassem, na prática, técnicas de contenção para reduzir os danos causados pelo fogo.

“Estamos entrando em uma fase crítica de estiagem, quando os incêndios tendem a aumentar. Antes de tentar combater, a orientação é sempre acionar a Defesa Civil ou o Corpo de Bombeiros. Mas, com os conhecimentos adquiridos hoje, os produtores estão mais preparados para ajudar a reduzir os estragos”, concluiu Simone Zambuzzi.

(Com informações de CATI Regional Limeira)

Logo Governo