Durante o evento, que vai de 25 a 27 de junho, em Holambra, a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) terá plantão de atendimento aos produtores rurais, venda de sementes e mudas, projetos em destaque e lançamento do CATI Responde 65, sobre Pinhão, e do Documento Técnico 135, sobre banana.
A Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, participa da próxima 30ª Hortitec, feira voltada para horticultura, cultivo protegido e culturas intensivas, que reunirá mais de 520 expositores nacionais e internacionais.
Além de atendimento contínuo aos agricultores que passarem pela feira, venda de sementes e mudas da CATI Sementes e Mudas, a CATI terá alguns de seus projetos em exposição. A exposição do Projeto de Sistema Direto de Plantio de Hortaliças (SPDH) mostrará as vantagens de sua implantação, com um simulador no estande; haverá divulgação da linha do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap) Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA); e o Projeto Frutas Vermelhas SP contará com técnicos para tirar dúvidas e mudas à venda.
“Projeto Frutas Vermelhas SP, Feap PSA e SPDH são alguns dos projetos que a CATI coloca em destaque em mais esta edição da Hortitec, mas levaremos muito mais. Muito nos felicita participar de um evento que já possui tradição, está consolidado, e que concentra nosso público num só local, para conferir novas tecnologias e materiais para o trabalho no campo. Visitem nosso estande!”, convida Ricardo Pereira, coordenador da CATI.
Durante a feira, o espaço da CATI receberá a visita de comitiva de 15 técnicos da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), com reunião programada junto ao Grupo Técnico de Olericultura da Coordenadoria, para troca de conhecimentos técnico-científicos.
Em parceria com a organização do evento, a CATI distribuiu mais de mil convites a produtores rurais do estado de São Paulo, gratuitamente.
O estande da CATI fica localizado na área externa do espaço da feira, próximo da entrada principal, no Pavilhão de Exposições da Expoflora, Rua Maurício de Nassau, 675, em Holambra. No mesmo estande, a Fundação Instituto de Terras (Itesp) estará presente, com atendimento a assentados, e levará produtos produzidos pelos assentamentos. As entradas são pagas. Nos dias 25 e 26 de junho, a feira funciona das 9h às 19h e, no dia 27 de junho, das 9h às 17h.
Documento técnico 135 – https://bit.ly/DT-135-bananeira
O livro “Inovações tecnológicas para a cultura da bananeira nas regiões centro-sul e oeste do estado de São Paulo: diversificação de cultivares e cultivo consorciado com capim-limão” faz parte da série de Documentos Técnicos da CATI, sob o número 135.
A cultura da bananeira desempenha um papel fundamental na economia agrícola das regiões centro-sul e oeste do estado de São Paulo, sendo uma fonte relevante de alimento, emprego e renda para produtores rurais. No entanto, desafios como pragas, doenças e variações climáticas exigem estratégias inovadoras para garantir a sustentabilidade e competitividade do setor.
Neste contexto, esta publicação visa apresentar soluções concretas para modernizar a produção da bananeira, por meio da diversificação de cultivares e da integração da cultura com o capim-limão, proporcionando benefícios agronômicos e econômicos, o que permitirá aos produtores otimizar recursos, aumentar sua competitividade no mercado e tornar a produção da bananeira mais resiliente diante das mudanças do setor agrícola.
Durante toda a Feira, os visitantes poderão fazer download gratuito das publicações, no estande da CATI.

CATI Responde 65: Pinhão SP – https://bit.ly/CATI-Responde-65
Há mais de duas décadas, a CATI, por meio de sua Regional Guaratinguetá, incentiva e promove a cultura da Araucária no município de Cunha e seu entorno. No dia 24 de junho, Dia Nacional da Araucária, celebramos esta árvore nativa brasileira, que enriquece a vida do produtor rural com sua madeira e com o pinhão, tradicionalmente consumido nesta época do ano.
Há mais de duas décadas, a CATI, por meio de sua Regional Guaratinguetá, incentiva e promove a cultura da Araucária no município de Cunha e seu entorno. No dia 24 de junho, Dia Nacional da Araucária, celebramos esta árvore nativa brasileira, que enriquece a vida do produtor rural com sua madeira e com o pinhão, tradicionalmente consumido nesta época do ano.
A CATI tem trabalhado na preservação da araucária, apoiando a implantação de pomares que originem novas plantas produtoras. Para isso, matrizes são selecionadas de maneira participativa, com coletores e com a Associação de Produtores Rurais do Município de Cunha.
São obtidos clones, por meio de enxertos das matrizes, para preservação do material genético, no Núcleo de Produção de Mudas de São Bento do Sapucaí, da CATI Sementes e Mudas.
O informativo técnico “CATI Responde 65: Pinhão SP”, produzido e editado pela CATI, será lançado durante a Hortitec, no dia 25 de junho, e estará disponível no site cati.sp.gov.br a partir desta data.
Além disso, a CATI, com o trabalho de sua Casa da Agricultura local, tem um atendimento todo voltado às famílias que vivem da atividade da coleta do pinhão. Unindo os serviços de Ater às políticas públicas existentes, coletores recebem um preço justo pelo produto e podem seguir com esta cultura, de forma sustentável. Para saber mais, entre em contato com a Casa da Agricultura de Cunha, pelo telefone (12) 3111-1320.
