Secretaria de
Agricultura e Abastecimento
Diretoria de Assistência Técnica Integral - CATI

CATI lança novas publicações técnicas na Agrishow 2025

CATI lança novas publicações técnicas na Agrishow 2025

No ano em que o Pavilhão dos Produtos Artesanais se consolidou como a Casa da Agroindústria Familiar na Agrishow, a CATI lançou os títulos “Mandioca: processamento artesanal e preparações culinárias”, “Tupinambo: saúde e nutrição em um único alimento” e “Licores Artesanais: desvendando os segredos para a excelência dos sabores”

 

Tupinambo? O que é isso? É da família do gengibre ou da curcuma (por conta de seu formato muito parecido)? Nossa, é possível fazer licor em casa ou implantar uma pequena agroindústria artesanal? E outra: Gente, não sabia que era possível utilizar a mandioca em tantas receitas e em pratos doces e salgados! Estas foram algumas das perguntas e exclamações provenientes do público que visitou o estande da CATI durante a 30.ª edição da Agrishow, que se mostrou grato e satisfeito em ter ao alcance das mãos livros técnicos de qualidade, com receitas elaboradas e testadas na Cozinha Experimental da instituição, pela autora Beatriz Cantusio Pazinato, nutricionista do Departamento de Extensão Rural (Dextru/CATI).

Desde a sua criação, a CATI traz em seu DNA, de instituição responsável por ações de extensão rural no âmbito da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, a geração, adaptação e divulgação de conhecimento e tecnologia. Por isso, nessa edição da Agrishow, a instituição lançou estes três novos títulos, que se somam ao portfólio de mais de 1.000 publicações técnicas escritas e/ou coordenadas, ao longo de seus 57 anos, por extensionistas de toda a rede e do seu Departamento de Extensão Rural), entre boletins, manuais, documentos, comunicados, informes, instruções práticas, fôlderes, cartilhas e outros.

Os livros lançados fazem parte da série de Instruções Práticas e têm como temas “Tupinambo: saúde e nutrição em um único alimento”; “Licores Artesanais: desvendando os segredos para a excelência dos sabores”; e “Mandioca: processamento artesanal e preparações culinárias”.

“Produzir, adaptar e difundir conhecimento técnico − visando capacitar os produtores rurais e suas famílias, entidades do segmento e nosso corpo técnico, bem como divulgar informações relevantes para o desenvolvimento sustentável do agro − fazem parte do nosso compromisso como agentes de transformação com a difusão de tecnologia e inovação, e como facilitadores do acesso às políticas públicas e aos projetos e programas”, explica Ricardo Domingos Luis Pereira, coordenador da CATI, reforçando que ter o Centro de Comunicação Rural (Cecor) como órgão editor na estrutura da instituição viabiliza os inúmeros lançamentos de publicações técnicas com informações de qualidade e linguagem acessível para todos os públicos aliadas a uma identidade visual moderna, que são elaboradas pela equipe técnica da CATI, muitas vezes em parceria com especialistas da pesquisa− pública e privada − e de renomadas universidades. “E a disponibilidade para download em nosso site e outros canais expande as fronteiras para a divulgação de tecnologias e conhecimento gerados”.

Durante toda a Feira, os visitantes puderam fazer download gratuito das publicações e conversar com os extensionistas para esclarecer dúvidas

Os títulos já estão disponíveis por meio dos links abaixo:

https://www.cati.sp.gov.br/portal/themes/unify/arquivos/produtos-e-servicos/acervo-tecnico/IP_280_Licores_Artesanais.pdf

https://www.cati.sp.gov.br/portal/themes/unify/arquivos/produtos-e-servicos/acervo-tecnico/IP_271_Mandioca.pdf

https://www.cati.sp.gov.br/portal/themes/unify/arquivos/produtos-e-servicos/acervo-tecnico/Guia_Pratico_Tupinambo.pdf

Logo Governo