Secretaria de
Agricultura e Abastecimento
Diretoria de Assistência Técnica Integral - CATI

Grupos Técnicos de Agroecologia e Produção Orgânica e de Turismo Rural da CATI participam de Encontro Interestadual em Minas Gerais

Grupos Técnicos de Agroecologia e Produção Orgânica e de Turismo Rural da CATI participam de Encontro Interestadual em Minas Gerais

A CATI, por meio de seus Grupos Técnicos (GT) de Agroecologia e Produção Orgânica e de Turismo Rural, marcou presença no II Encontro Interestadual de Agricultura Orgânica e Turismo Rural, que contou com um público de cerca de 200 pessoas, sendo a maioria composta por agricultores familiares. O evento foi realizado em Claraval (MG), município localizado na divisa com Franca (SP), no Portal do Beija-Flor.

O encontro foi promovido pela Cooperativa das Agricultoras e Agricultores Familiares Orgânicos de Claraval e Região (Coorgânica), com o apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater–MG), da CATI, da Prefeitura Municipal, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de SP e MG, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e da Associação Brasileira de Homeopatia na Agricultura e Ambiente (Abhama).

Programação

A programação do evento foi composta por palestras relativas às iniciativas governamentais de incentivo à produção orgânica e ao turismo rural; técnicas de produção sustentável como o uso de bioinsumos, homeopatia e pó de rocha; dentre outras técnicas sustentáveis. Na área de turismo rural, a atividade foi apresentada como uma grande oportunidade na diversificação de renda e emprego nas propriedades e o crédito fundiário como alternativa para aquisição de terra para produtores e produtoras rurais, principalmente jovens rurais.

O engenheiro agrônomo Ricardo Moncorvo Tonet, da Casa de Agricultura Amparo, ligada à área de atuação da CATI Regional Bragança Paulista, e membro do GT de Turismo Rural, fez uma palestra sobre a atividade e as oportunidades de diversificação de renda, emprego e oportunidades.

Outra palestra proferida por extensionista da CATI foi a apresentação do Protocolo de Transição Agroecológica, realizada por Aline Bernardes Candido, diretora do Centro de Agroecologia e Serviços Ambientais da CATI e membro do GT de Agroecologia e Produção Orgânica. Na sequência, Araci Kamiyama, da Casa da Agricultura de Nazaré Paulista – ligada à área de atuação da CATI Regional Bragança Paulista, e membro do mesmo GT que Aline -, apresentou o Plano Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica.

Ao longo do evento, os extensionistas da CATI também apresentaram programas e projetos executados pela instituição, com destaque aos ligados à implantação de sistemas agroflorestais.

 

Aline Bernardes Candido e Araci Kamiyama apresentaram programas e projetos executados pela CATI nas áreas de agroecologia e agricultura orgânica.

Ao final do evento, houve a entrega de Certificados de Transição Agroecológica para produtoras e produtores acompanhados tecnicamente pelo extensionista Idelberto Esch Miranda, da Casa de Agricultura de Santo Antônio da Alegria, ligada à área de atuação da CATI Regional Franca, com o apoio do Sebrae de Franca, que firmou uma parceria com a CATI para atender e aplicar o Protocolo de Transição Agroecológica nas propriedades da região.

O evento contou com uma feira de produtos da agricultura familiar

Logo Governo