Secretaria de
Agricultura e Abastecimento
Diretoria de Assistência Técnica Integral - CATI

CATI Regional Bauru promove atividades de educação ambiental e proteção de nascentes em Arealva e Paulistânia

CATI Regional Bauru promove atividades de educação ambiental e proteção de nascentes em Arealva e Paulistânia

Projeto Conhecendo o Campo, em Arealva, e Dia de Campo, em Paulistânia, reforçam a importância da sustentabilidade no meio rural

A Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) Regional Bauru realizou, nos dias 10 e 11 de abril, duas importantes ações voltadas à conscientização ambiental e ao fortalecimento da sustentabilidade no meio rural.

Em Arealva, foi promovida a segunda etapa do Projeto Conhecendo o Campo, com foco na conservação do solo e da água. A atividade reuniu alunos de escolas do município em uma visita monitorada, com o objetivo de aproximá-los da realidade rural e apresentar práticas sustentáveis. Os participantes conheceram áreas de pastagem utilizadas na pecuária, áreas de Reserva Legal e Áreas de Preservação Permanente (APPs), além de visitarem uma exposição fotográfica da fauna local.

Durante a ação, os estudantes puderam compreender, de forma prática, a importância da conservação dos recursos naturais, por meio de temas como alternativas de cultivo, rotação de pastagens e manejo adequado do solo.

Já no dia 11, no município de Paulistânia, a CATI Regional Bauru promoveu a primeira etapa do Dia de Campo: Sistema de Proteção de Fonte Modelo Caxambu. A atividade foi conduzida pelo extensionista Osmar Mosca e contou com a presença de 25 participantes, entre produtores rurais, técnicos, extensionistas e servidores da Prefeitura de Paulistânia.

No período da manhã, houve a apresentação teórica do Modelo Caxambu e a montagem do tubo que será utilizado na prática. Durante a tarde, os participantes visitaram quatro nascentes da região para avaliar qual delas será utilizada na segunda etapa do projeto, marcada para o dia 29 de maio.

O sistema Caxambu é conhecido por seu baixo custo de implantação e pelos benefícios diretos à conservação da água e do solo, tornando-se uma alternativa eficaz para pequenos e médios produtores rurais.

A atividade foi elogiada pelos participantes e teve a colaboração dos instrutores Engenheiro Agrônomo  Milaine Trabuco Labella e Médico-veterinário José Adriano Bandeira Moreira Jorge.

(Com informações da CATI Regional Bauru)

Logo Governo