Mostrando que os recursos naturais e a harmonia entre agropecuária e meio ambiente são questões centrais nas ações de extensão rural, a Casa da Agricultura de Pontalinda, ligada à área de atuação da CATI Regional Jales, organizou pelo 15.º ano a Semana da Água, em parceria com a Vigilância Sanitária do município.
“Este evento já está no calendário municipal e, a cada edição, tem seu alcance ampliado, promovendo conscientização sobre a importância da água como bem essencial para a vida e para a produção de alimentos”, explica Alessandro Nunes Ferreira, engenheiro agrônomo responsável pela Casa da Agricultura local.
Programação
Com uma programação abrangente, realizada durante cinco dias, o evento envolve atividades de educação ambiental realizadas com alunos de escolas locais, professores, agricultores, servidores públicos de diversas divisões municipais, como as de Agricultura, Educação, Obras Públicas, Fundo Social e também da Câmara Municipal. As atividades foram realizadas com apoio da Sabesp e do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São José dos Dourados (CBH –SJD).
A primeira atividade foi uma palestra na Sabesp realizada com os alunos da Escola Estadual Zélia de Lourdes Z. Lopes.

No segundo dia, o evento contou com uma apresentação de teatro na Creche Escola Odocia Maria de Jesus, com o tema “A importância da água e do combate à dengue”. Na Emei Prof.ª Lucilei A. S. Cardoso, a atividade foi a realização de uma peça teatral sobre a importância da água e do combate à dengue, com a organização de uma gincana com alunos, professores e funcionários.

No terceiro dia, foi realizada, para um grupo de terceira idade, uma palestra sobre “Hortas Domésticas e Plantas Medicinais”, proferida pelo agrônomo Alessandro Nunes da CATI; e também uma palestra sobre Orientações do Combate à Dengue, proferida por Ronivaldo Moura, no Centro de Convivência de Idoso.
No quarto dia, na Emef Geraldo Hortêncio Trindade, foi realizado um bate-papo com alunos, professores e funcionários sobre a importância da água e uso consciente e orientações do combate à dengue, finalizado com gincana com os presentes.
No quinto dia, as atividades aconteceram na Câmara Municipal, com a realização do II Seminário Comemorativo ao Dia Mundial da Água (celebrado em 22 de março), com ciclo de palestras.

Durante o evento, a engenheira agrônoma Monalisa Verginia Felicio Ferreira, da Casa da Agricultura de Estrela d´Oeste, ligada à CATI Regional Fernandópolis, ministrou palestra com o tema “Conservação do solo e infiltração de água no solo”, direcionada especialmente aos produtores rurais. Já o engenheiro agrônomo Alessandro ministrou palestra sobre o “Plano de Educação Ambiental da Bacia Hidrográfica”, apresentando projetos relacionados à proteção de nascentes e à preservação do meio ambiente.