Secretaria de
Agricultura e Abastecimento
Diretoria de Assistência Técnica Integral - CATI

CATI lança boletim sobre Pecuária de Corte – A Importância da Genética do Touro em Rebanhos de Corte

CATI lança boletim sobre Pecuária de Corte – A Importância da Genética do Touro em Rebanhos de Corte

CATI Responde 64, que aborda raças mais encontradas no âmbito paulista e sua influência na qualidade dos rebanhos, é uma publicação gratuita da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

 

Uma cadeia que gera empregos, renda e impulsiona o desenvolvimento rural: essa é a pecuária de corte. Com investimentos em tecnologia e capacitação, é possível aumentar a eficiência produtiva e reduzir custos operacionais. Uma das tecnologias que contribui para tudo isso é o melhoramento genético, e a genética do touro nos rebanhos de corte influencia diretamente o desempenho da prole.

Imagem gentilmente cedida pelo proprietário

“Um dos principais pilares do agronegócio no estado de São Paulo é a pecuária de corte, com grande representatividade nas economias local e nacional. O estado é um dos maiores produtores e exportadores de carne bovina do Brasil, ou seja, a produção destina-se aos mercados interno e externo. Gerando muitos empregos diretos e indiretos, aliada à inovação e à sustentabilidade, com o uso de tecnologias e práticas mais eficientes, a pecuária de corte paulista tem cada vez mais se destacado”, reforça o engenheiro agrônomo Ricardo Pereira, coordenador da CATI.

Pensando nisso, o Grupo Técnico (GT) de Pecuária de Corte da CATI escreveu o boletim CATI Responde 64, sobre a importância da genética do touro em rebanhos de corte. Neste informativo, além da importância da genética do touro, o produtor paulista terá mais informações sobre a parceria firmada pela SAA, por meio da CATI, com a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), para a realização das Feiras de Touro Pró-Genética, que visam democratizar o acesso à genética Puro de Origem (PO) zebuína.

“Ao abordarmos características das raças mais utilizadas no estado e combinações que geram bons resultados, bem como elencar os benefícios que mais se destacam no uso de touros com genética de qualidade, esperamos despertar em nossos leitores pecuaristas paulistas esse interesse pelo aprimoramento genético de seu plantel”, comenta o médico-veterinário Savério Marino, líder do GT de Pecuária de Corte.

O CATI Responde 64 – Pecuária de Corte: a importância da genética do touro em rebanhos de corte está disponível para download gratuitamente aqui.

Logo Governo