É com pesar que comunicamos o falecimento, ocorrido dia 18 de março de 2025, de nosso extensionista aposentado Otávio Franco de Oliveira, deixando esposa, filhos e netos.
Nascido em Jaboticabal (SP), Otávio era engenheiro agrônomo de profissão, formado em 1978 na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp)/Jaboticabal, mas extensionista por vocação e paixão. Ingressou na Secretaria de Agricultura no mesmo ano em que se formou, como pesquisador científico no Instituto Agronômico (IAC), onde atuou até 1982, quando se transferiu para a CATI, assumindo a Casa da Agricultura de Monte Alto. Em 1985, assumiu a Casa da Agricultura de Taiaçu (ligada à área de atuação da CATI Regional Jaboticabal), unidade em que permaneceu até a sua aposentadoria em 2014.
Ao longo de sua carreira como extensionista, focou o seu trabalho no desenvolvimento sustentável e na diversificação de atividades, para que os produtores rurais tivessem maior rentabilidade e qualidade de vida para permanecer no campo. Neste contexto, atuou no desenvolvimento, com transmissão de conhecimento e tecnologia, de diversas cadeias produtivas como a de frutas e grãos, com destaque especial para cultura da cebola, que ganhou destaque na região com seu trabalho junto aos produtores.
Com um perfil agregador, receptivo e generoso, mantinha a Casa da Agricultura com suas portas abertas para todos os interessados e como a “verdadeira” casa do produtor rural.
Com seu exemplo diário, foi determinante para que o filho Otávio Augusto Franco de Oliveira escolhesse a Agronomia como profissão e abraçasse a extensão rural como vocação, atuando hoje como engenheiro agrônomo conveniado na Casa da Agricultura de Taiúva, também na esfera da Regional Jaboticabal.
Nos despedimos de um amigo, prestando nossas condolências à família, mas celebrando sua vida, que deixou uma marca no trabalho da extensão rural na base de uma produção agrícola sustentável, com foco nos homens e mulheres do campo!
