Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (8/3), a Casa da Agricultura de Estrela d’Oeste, ligada à área de atuação da CATI Regional Fernandópolis, realizou o II Encontro de Mulheres Rurais de Estrela d’Oeste, que contou com a participação de cerca de 50 pessoas.

“O nosso objetivo com este evento, que já entrou para o calendário das nossas ações de extensão rural, é transmitir informações relevantes tanto para a vida profissional quanto pessoal das mulheres do campo. E o que nos impulsiona a continuar e aprimorar as ações é o retorno positivo que tivemos nesses dois anos de realização”, explica a engenheira agrônoma Monalisa Verginia Felicio Ferreira, da Casa da Agricultura de Estrela d’Oeste e uma das organizadoras do Encontro.

E um desses frutos se concretizou após a palestra da enfermeira Luciana Marzochi, da Secretaria Municipal da Saúde. “Foi com muita alegria que, poucos dias após o evento (realizado no dia 11/3), recebemos relato da enfermeira Luciana, nos informando que várias mulheres que participaram do evento procuraram a Unidade Básica de Saúde do município, para a realização de exames preventivos e conversar sobre a saúde de forma integral. Diante desse fato, vimos a concretização da nossa missão como extensionistas”, comenta emocionada, Monalisa.

Programação
Além da palestra com foco na saúde, as participantes puderam esclarecer dúvidas sobre as políticas públicas voltadas às mulheres do campo, durante a ministração feita pela socióloga Rute Bernardo Pinto, da CATI Regional Jales.
“Houve grande interesse, por parte das mulheres presentes, no acesso às políticas públicas apresentadas. Entre o público, contamos com representantes de outros municípios da região, que demonstraram interesse em levar os temas debatidos aqui para suas comunidades. Diante dos resultados e da satisfação do público com o evento, trabalharemos para, além de aprimorar, ampliá-lo nos próximos anos”, salienta Monalisa.