Realizados no mês de fevereiro, o 12.o Dia de Campo de Milho e o 1.º Encontro Técnico de Soja reuniram, juntos, mais de 200 pessoas em propriedades rurais onde estão instaladas áreas de demonstração das duas culturas.
Sobre os eventos, o diretor da CATI Regional Mogi Mirim, Diego Barrozo, afirmou que ações voltadas à cadeia de grãos, de grande importância econômica na região, são de grande relevância, pois possibilitam que os produtores se atualizem sobre as práticas mais eficazes e tecnologias de ponta, o que resulta diretamente em maiores níveis de produtividade e rentabilidade nas lavouras. “Além disso, criam um ambiente propício à colaboração, onde os participantes podem trocar vivências e buscar soluções para desafios compartilhados. Também foi uma excelente oportunidade para estreitar os laços entre os produtores e os profissionais técnicos do setor, promovendo um espaço de confiança e aprendizado mútuo”, explica Barrozo.
1.º Encontro Técnico de Soja
O dia 14 de fevereiro de 2025 ficará marcado no calendário do município de Mogi Mirim, como a data em que teve início mais um evento de incentivo à produção de soja na região, com a realização do 1.º Encontro Técnico de Soja, realizado no Bairro Tanquinho, no sítio do produtor João Paulo Biazotto. O evento reuniu cerca de 100 pessoas, entre especialistas, técnicos e agricultores para troca de conhecimentos, experiências e atualização sobre as melhores práticas no cultivo da soja.

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo marcou presença com a participação do engenheiro agrônomo Heitor Luiz Heiderich Roza, da CATI Regional Mogi Mirim, que proferiu palestra sobre o Cadastro Ambiental Rural; e da engenheira agrônoma Camila Baptista do Amaral, diretora do Escritório de Defesa Agropecuária em Mogi Mirim, que falou sobre o cadastro das áreas produtoras de soja no Gedave (Gestão de Defesa Animal e Vegetal).
Segundo Diego Barrozo, a parceria entre produtor, setor público e empresas privadas permite a difusão de conhecimentos técnicos confiáveis à ponta da cadeia produtiva da soja. “E quando bem empregadas, gera aumento na produtividade e renda no setor”.
O evento foi organizado pela Equilíbrio Insumos Agrícolas, com apoio de sete empresas.
12.º Dia de Campo de Milho
O evento, realizado no dia 22 de fevereiro, foi organizado pela Equilíbrio Insumos Agrícolas, no sítio do produtor rural Ivair Tarossi, localizado em Mogi Mirim. Com um público de cerca de 120 pessoas, o 12.º Dia de Campo de Milho contou com o apoio de seis empresas do setor e a participação da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio da CATI e da Defesa Agropecuária.


Reconhecendo a importância do evento e a parceria público-privada, Diego Barrozo, diretor da CATI Regional Mogi Mirim, enfatiza que a instituição tem um trabalho sólido e relevante − realizado há décadas junto aos produtores rurais, pelos extensionistas em parceria com pesquisadores da Secretaria de Agricultura −, que contribui continuamente para o desenvolvimento sustentável da cultura do milho, com geração de renda e emprego na região.