Secretaria de
Agricultura e Abastecimento
Diretoria de Assistência Técnica Integral - CATI

Homenagem – César Francisco Barreira – 30/4/1971 – 29/2/2024

Homenagem – César Francisco Barreira – 30/4/1971 – 29/2/2024

Homenagem – César Francisco Barreira – 30/4/1971 – 29/2/2024

É com pesar que comunicamos o falecimento, ocorrido dia 29 de fevereiro de 2024, aos 52 anos de idade, de nosso amigo César Francisco Barreira, engenheiro agrônomo da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) Regional Marília, casado e pai de dois filhos.

Nascido em 30/4/1971, em São Paulo (SP), escolheu a Engenharia Agronômica por vocação e paixão, se formando, em 2001, na Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal, investindo também na função de educador, com a formação complementada pela Licenciatura Plena em Biologia e pela Licenciatura em Matemática (que estava em curso na Univesp), bem como por pós-graduações.

Após anos trabalhando como conveniado da prefeitura na Casa da Agricultura de Alvinlândia, em 2011, César concretizou o sonho de ingressar como servidor público na Secretaria de Agricultura e Abastecimento, diretamente na CATI. Em um primeiro momento, assumiu a Casa da Agricultura de Ocauçu, se transferindo na sequência para Alvinlândia, onde atuava até o momento, atendendo também, em regime de plantão, os produtores rurais de Lupércio; todos municípios ligados à área de atuação da CATI Regional Marília.

Com sua ampla formação, generosidade e alegria na transmissão do conhecimento, César se tornou uma referência entre os produtores rurais, extensionistas, pesquisadores e faculdades onde foi professor, atuando principalmente nas áreas de manejo e conservação do solo; mas com um grande destaque também na área de políticas públicas.

“Ele era nosso campeão na elaboração de projetos do Fundo de Expansão dos Agronegócios Paulista (Feap), os quais transformaram a vida de inúmeras famílias. Também contribuiu significativamente com o desenvolvimento rural sustentável na região com sua atuação nas áreas de controle de erosão e elaboração de projetos técnicos de conservação do solo e da água”, comenta Felipe Borges, diretor da CATI Regional Marília, que em nome de todos os colegas destaca: “Perdemos mais que um excelente profissional que trabalhava com muita dedicação; perdemos um amigo querido, que fazia diferença na vida daqueles com os quais convivia”.

Nos despedimos de um amigo, deixando nossas condolências à família, mas celebrando sua vida e seu exemplo como extensionista, educador e servidor público!”

 

Logo Governo