Secretaria de
Agricultura e Abastecimento
Diretoria de Assistência Técnica Integral - CATI

Com apoio da CATI e parceria da Prefeitura de Pedreira, CPFL adota Rotas Rurais em São Paulo

Com apoio da CATI e parceria da Prefeitura de Pedreira, CPFL adota Rotas Rurais em São Paulo

Com apoio da CATI e parceria da Prefeitura de Pedreira, CPFL adota Rotas Rurais em São Paulo

 

A CPFL Santa Cruz, uma das distribuidoras do Grupo Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) Energia − empresa que abrange diversas regiões do Estado de São Paulo e de outros estados −, adotou as coordenadas do Endereçamento Rural Digital – Programa Rotas Rurais, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), para otimizar novas instalações e atendimentos, implantando um projeto-piloto no município de Pedreira.

O fato aconteceu após o estabelecimento de uma estratégia inédita de divulgação do  Rotas Rurais pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) Regional Bragança Paulista, por meio da Casa da Agricultura de Pedreira, em parceria com a prefeitura municipal, para incentivar a adoção e esclarecer dúvidas da iniciativa privada, sobre o Programa desenvolvido de forma pioneira no Brasil pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA)/SAA, para levar mais mobilidade e, consequentemente, competitividade aos produtores paulistas. 

 

 

“Desde o início do Rotas Rurais, entendemos o Programa como uma política pública essencial para os produtores rurais. Por isso, com um olhar amplo para as necessidades da população do campo, nosso objetivo sempre foi o de levar o maior número de atendimentos de órgãos e entidades públicas, como também da iniciativa privada. Por isso, após reuniões e palestras sobre o Programa, que contou com a presença de um profissional da CPFL Santa Cruz, o Pedro Ivo Zamproni, técnico de operações de campo, que levou a ideia como um projeto inovador para a diretoria da empresa, que não apenas aceitou, como incluiu entre os mais inovadores da empresa no país em seu programa de inovações, a CPFL adotou as coordenadas do Programa Rotas Rurais”, explica Walmir Pisciotano, responsável pela Casa da Agricultura de Pedreira e articulador da parceria.

 

 

“Desde a sua concepção, o Rotas Rurais tem se consolidado como instrumento eficaz de cidadania, pois, por meio do endereçamento postal, como acontece na área urbana, a população e os produtores rurais agora têm seu endereço e código postal, os quais possibilitam tanto o recebimento de mercadorias diretamente em sua residência e/ou propriedade quanto o acesso facilitado ao atendimento de órgãos de utilidade pública, como saúde e segurança ”, explica Marcelo Baptista, diretor da CATI Regional Bragança Paulista. 

 

Sobre o Rotas Rurais 

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, cadastrou, em 2023, o endereço de cerca de 35 mil propriedades rurais com o Programa Rotas Rurais. 

Além do endereço codificado, a plataforma disponibiliza mapas logísticos e roteadores interativos que permitirão a localização das rotas de acesso às propriedades, promovendo mobilidade, conectividade, segurança e outras políticas públicas mais eficientes e de transformação social.

 

 

O Endereço Rural Digital – Rotas Rurais funciona como uma espécie de CEP rural personalizado, por meio de uma ferramenta do Google, que localiza com precisão a entrada de cada propriedade ou estabelecimento rural. Em qualquer lugar no qual o proprietário se encontre, é possível gerar um código exato da localização, que pode ser compartilhado com outra pessoa. As informações podem ser utilizadas em aplicativos de navegação como Waze e Google Maps. Desde que foi implementado, o Programa mapeou 57 mil quilômetros de vias e cadastrou o endereço de mais da metade das 415 mil propriedades rurais paulistas, facilitando a sua localização.  

Em 2023, o Rotas Rurais foi sancionado pela Lei n.º 555, que torna o programa como endereçamento digital oficial da área rural paulista. 

Logo Governo