Extensionista da CATI é homenageado, em Brasília, durante sessão solene em celebração dos 75 anos da Extensão Rural no Brasil
Em sessão solene realizada na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), ontem, 4/12, João Menezes de Souza Neto, engenheiro agrônomo da Casa da Agricultura de Anhumas, ligada à Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) Regional Presidente Prudente, foi homenageado durante a celebração aos 75 anos da Extensão Rural e em alusão ao Dia do Extensionista Rural, comemorado em 6/12.

João Menezes (à esquerda) celebra a homenagem junto com o coordenador da CATI, Ricardo Pereira
Formado pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq), em 1984, com mestrado e doutorado em Nutrição Animal e Pastagens, João Menezes integra a rede extensionista da CATI desde 1991. “Fiquei tão emocionado, que até chorei. Um reconhecimento desse, em meus 32 anos de CATI, representando as centenas de colegas que todos os dias dedicam suas vidas para apoiar os produtores rurais, é uma alegria muito grande, pois ser extensionista é mais que uma ‘profissão’. Ser extensionista é mais que levar tecnologias e soluções ao produtor rural; é conviver com ele e encontrar alternativas dentro do Agro para ele melhorar de vida junto com sua família. É fazer com que ele tenha acesso a tecnologias e também a ferramentas para sua atividade, dentro e fora da porteira, abrangendo associativismo, cooperativismo, crédito rural, licenças, regularizações, selo de qualidade, sistema de produção, conservação, sustentabilidade e muito mais. É saber ouvir, ter proatividade para buscar alternativas que tragam melhoria do negócio e da vida do produtor, bem como crescer com ele nos seus planos e objetivos familiares”.

O evento, que homenageia um extensionista por Estado (João Menezes foi o representante de São Paulo), é organizado pela Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural, Pesquisa Agropecuária e Regularização Fundiária (Asbraer), entidade nacional que congrega mais de 16 mil trabalhadores da Assistência Técnica e da Extensão Rural (Ater) de 23 Estados e do Distrito Federal, presentes em mais de cinco mil municípios do Brasil.

João Menezes e Ricardo Pereira comemoram os 75 anos da Extensão Rural no Brasil acompanhados pelo subsecretário de Agricultura de São Paulo, Orlando Melo de Castro.