Secretaria de
Agricultura e Abastecimento
Diretoria de Assistência Técnica Integral - CATI

Atualização em fruticultura é tema de Seminário realizado pela CATI Regional Jales

Atualização em fruticultura é tema de Seminário realizado pela CATI Regional Jales

Realizado no dia 26/10, o Seminário Atualização em Fruticultura foi realizado com o objetivo de capacitar e atualizar conhecimento para 40 técnicos e produtores rurais sobre novas metodologias de plantio e manejo de frutas como abacaxi, mirtilo, manga e pitaya

 

Em expansão na região noroeste paulista, onde os primeiros plantios datam das décadas de 1960 e 1970, as frutas têm ganhado cada vez mais destaque e área cultivada, apresentando excelentes resultados. Diante desse cenário, a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), por meio de sua Regional de Jales, tem investido na capacitação de sua rede de técnicos e dos produtores rurais interessados em ampliar a área de produção ou diversificar as atividades.

 

“Como há predominância de pequenas propriedades rurais com áreas menores que 50 hectares e com utilização de mão de obra familiar, a diversificação de atividades é a base para a obtenção de estabilidade da propriedade, diminuindo os riscos inerentes às atividades rurais e tornando-a economicamente viável”, explica Gilberto José Batista Pelinson, engenheiro agrônomo da CATI Regional Jales e organizador do evento, informando que, a partir da década de 1980, houve grande desenvolvimento da fruticultura em termos de área, quantidade de produtores e espécies cultivadas e que esse processo de busca continua constante até os dias atuais. Segundo Gilberto, os fruticultores estão adotando diversas espécies de frutas, algumas já conhecidas e outras com menos resultados disponíveis para as condições edafoclimáticas da região. “Por isso, torna-se necessária a divulgação das Boas Práticas e a atualização dos conhecimentos na nova fruticultura adotada pelos produtores da região de Jales”.

 

     

 

Programação

Na parte teórica, houve a realização de palestras no auditório da CATI Regional Jales, as quais foram ministradas pelos instrutores Nobuyoshi Narita, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) Regional de Presidente Prudente, e Edson Tadashi Savazaki, da Casa da Agricultura de Guaiçara, ligada à CATI Regional Lins. A parte prática foi realizada na Estância Nossa Senhora Aparecida, no município de Aspásia. “A adoção de diversificação de atividades, predominantemente com o aumento da fruticultura na região, foi responsável pela viabilização econômica das pequenas propriedades, que continuam predominando na região de Jales e colaboraram para diminuir o êxodo rural nos municípios que têm a agropecuária como base de sua economia”, explica Gilberto. A capacitação foi realizada em uma parceria entre a CATI Regional Lins, a APTA Regional de Presidente Prudente e a Coopercitrus Jales.

 

Logo Governo