Secretaria de
Agricultura e Abastecimento
Diretoria de Assistência Técnica Integral - CATI

CATI Regional Ribeirão Preto promove Dia de Campo sobre Sistemas Integrados

CATI Regional Ribeirão Preto promove Dia de Campo sobre Sistemas Integrados

CATI Regional Ribeirão Preto promove Dia de Campo sobre Sistemas Integrados

Evento faz parte do Projeto Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF)/Integra Agro SP,  realizado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, por meio da CATI, em parceria com a Rede ILPF/Embrapa Pecuária Sudeste.

 

O Dia de Campo sobre Sistemas Integrados foi realizado nas Fazendas Rancho Alegre e Fortaleza, localizadas no município de Cajurú, ligado à área de atuação da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) Regional Ribeirão Preto.

O objetivo, segundo os organizadores, foi apresentar para técnicos e produtores as alternativas para incremento de renda, por meio da intensificação de produção e diversificação na mesma área, atentando para a sustentabilidade, com a implementação do plantio direto e adequação ambiental, com olhar social para o trabalho. “Resultados estes que serão alcançados pela adequação das propriedades para implementação de Sistemas Integrados na região de Ribeirão Preto”, explica Carlos Henrique de Paula e Silva, diretor da CATI Regional Ribeirão Preto.

 

 

“A escolha pela realização nessas propriedades se deu pelo fato de que nelas desenvolvemos projetos técnicos de Integração Lavoura/Pecuária (ILP), integrando lavoura de soja com pecuária de corte. O projeto se desenvolve em uma área de aproximadamente 100 hectares, divididos em três subáreas: pastejo rotacionado, produção de grãos e pastagem extensiva, que será consorciada com grãos na safra 2023/2024. Juntamente com apoio na parte de produção de grãos e pecuária, o produtor também é atendido na área ambiental, com análise do Cadastro Ambiental Rural (CAR) das propriedades”, ressalta Carlos, informando que esse trabalho faz parte do Projeto Integra Agro SP.

Para conhecer os resultados alcançados com os projetos desenvolvidos nas propriedades, 110 participantes estiveram presentes no Dia de Campo, entre técnicos e produtores rurais da região.

 

 

 

Programação

Os temas abordados nas quatro estações foram “Oportunidades para os Sistemas Integrados no Estado de São Paulo – CATI e Rede ILPF”; “Desenvolvimento do Projeto ILP na Fazenda Rancho Alegre e Fazenda Fortaleza e Perspectivas”, pela CATI Regional Ribeirão Preto; “Benefícios dos Sistemas Integrados no Perfil do Solo”, pela CATI e Soesp; e “Serviços Ambientais dos Sistemas Integrados”, pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Pecuária Sudeste.

O diretor da CATI Regional Ribeirão Preto, um dos palestrantes do Dia de Campo, acredita que a ILPF pode ser incorporada e adaptada a qualquer tamanho de propriedade e objetivo de cada produtor. “O sistema proporciona benefícios ambientais, como conservação do solo e da água, aumento da biodiversidade do solo, mitigação de Gases de Efeito Estufa (GEE); sociais, com a redução na sazonalidade de mão de obra, geração de empregos diretos e indiretos, estímulo à qualificação profissional; e econômicos, com a maior eficiência na utilização de recursos naturais, agregação de valor aos produtos, ciclagem de nutrientes com redução dos custos com insumos, aumento da produtividade e redução dos custos fixos para a produção animal”, avalia.

 

 

Andreza Cruz, coordenadora de projetos da Rede ILPF, diz que o Integra SP Agro é mais uma das diversas estratégias que a Rede ILPF traz para quebrar as barreiras para a adoção na prática dos Sistemas Integrados nas propriedades rurais do Brasil e que a realização de Dias de Campo é uma das conquistas alcançadas pelo Projeto.

“Neste Dia de Campo, foi possível perceber a importância da interação da pesquisa e da extensão rural, em conjunto com os produtores rurais, no processo de difusão de conhecimento e informações técnicas para os agentes do setor produtivo (técnicos e produtores), contribuindo também para o fortalecimento da integração institucional. Do ponto de vista da pesquisa, foi possível demonstrar que os Sistemas Integrados, ILPF, podem prover relevantes serviços ambientais, associados aos benefícios técnicos, econômicos e sociais”, comenta José Alberto Portugal, pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste.

 

Logo Governo