Secretaria de
Agricultura e Abastecimento
Diretoria de Assistência Técnica Integral - CATI

Ater em São Paulo: reunião entre CATI, Anater e MDA-SP aponta caminhos e parcerias

Ater em São Paulo: reunião entre CATI, Anater e MDA-SP aponta caminhos e parcerias

Ater em São Paulo: reunião entre CATI, Anater e MDA-SP aponta caminhos e parcerias

Ampliar e fortalecer as ações de extensão rural junto ao seu público beneficiário, está no centro da missão da CATI, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, que neste ano completou 56 anos caminhando lado a lado com os produtores rurais paulistas. Para tanto, manter uma constante interlocução com entidades públicas e privadas, é uma questão chave para o sucesso do trabalho.

Nesse contexto, a CATI sediou, ontem, 13/7, um encontro com representantes da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário-SP, que se tornou um espaço de troca de experiências e oportunidade para novas parcerias para impulsionar as ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) paulista.

“Ter uma Ater pública forte é a base para o desenvolvimento rural sustentável, pois além dos alimentos que consumimos, das roupas que vestimos, do papel, da energia e do combustível que utilizamos, existe a figura dos extensionistas que apoiam os produtores rurais, especialmente os pequenos e familiares, na adoção de novas tecnologias, divulgação de conhecimento nos âmbitos econômico, social e ambiental, de forma participativa, transformando políticas públicas em programas, projetos e ações práticas de fortalecimento e transformação de vida dos produtores rurais e do agronegócio . Sendo assim, é extremamente importante manter uma articulação com entidades e órgãos em todas as esferas, que atuem no universo de nossas atribuições, como é o caso da Anater e do MDA-SP, para fortalecer o serviço prestado aos produtores paulistas”, avalia Francisco Martins, coordenador da CATI.

 

Para a diretora técnica da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), Loroana Coutinho de Santana, a reunião foi ótima. “O Estado de São Paulo com seu imenso potencial de produção, número de produtores e diversificação de atividades, tem muitas histórias para contar e experiências inovadoras que são exemplos para todo o país. E, essa troca de experiências, é fundamental para fortalecer as ações de Ater aqui e no país”.

Durante a reunião, Luciano Delmondes de Alencar chefe de divisão da Coordenação Geral de Desenvolvimento Agrário de São Paulo – MDA, destacou diversos pontos interessantes de ações e direcionamentos comuns, salientando a relevância do trabalho da CATI com os agricultores familiares e produção sustentável, como o realizado por meio do Protocolo de Transição Agroecológica.

Também participaram da reunião, Ademir de Luccas, representando a Associação Paulista de Extensão Rural (Apaer); José Augusto Maiorano, coordenador substituto da CATI; Alexandre Grassi, diretor do Departamento de Extensão Rural (Dextru)/CATI; Martha Regina Luciano Garcia, diretora do Centro de Treinamento/CATI; e os assessores técnicos Jairo Tcatchenco e Marcia Moraes.

 

 

 

Logo Governo