CATI lança novas publicações técnicas
Desde a sua criação, a CATI traz em seu DNA de instituição responsável por ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) no âmbito da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), a geração, adaptação e divulgação de conhecimento e tecnologia.
Por isso, em celebração aos 56 anos completados neste mês de junho, a CATI lança quatro novos títulos que se somam ao portfólio de mais de 1.000 publicações técnicas escritas e/ou coordenadas, ao longo dos anos, por extensionistas de toda a rede e do seu Departamento de Extensão Rural (Dextru), entre boletins, manuais, documentos, comunicados, informes, instruções práticas, folders, cartilhas e outros.
Os livros lançados têm como temas, hortaliças e seu valor para a saúde; processamento artesanal e preparações culinárias com banana; a soja na alimentação; e um diagnóstico dos Serviços de Inspeção Municipal (SIM).
“Produzir, adaptar e difundir conhecimento técnico, visando capacitar os produtores rurais e suas famílias, bem como entidades, e divulgar informações relevantes para todo o segmento agropecuária, faz parte do compromisso da CATI como agente de transformação e facilitadora de acesso às políticas públicas e aos projetos e programas de desenvolvimento sustentável. Nestas mais de cinco décadas, as publicações editadas pela CATI, por meio de seu Centro de Comunicação Rural (Cecor), têm sido uma fonte importante de conhecimento para os agricultores paulistas, de outros estados e até de outros países”, destaca Francisco Martins, coordenador da CATI.
A seguir, as publicações lançadas, que estão disponíveis para download gratuito no endereço:
https://www.cati.sp.gov.br/portal/produtos-e-servicos/publicacoes/documentos-tecnicos

(clique aqui para baixar)
Instrução Prática 278
Banana: processamento artesanal e preparações culinárias
O Brasil está entre os maiores produtores de banana, uma das frutas tropicais mais consumidas e que tem grande importância não apenas na alimentação humana, por seu valor nutricional, como também para a dinamização da economia de muitos países.
No Brasil, é crescente o interesse na ampliação de produção, principalmente por parte de pequenos e médios produtores. Em São Paulo, as maiores regiões produtoras são o Vale do Ribeira e o litoral sul, com aumento de interesse em outras regiões, como é o caso do planalto paulista, onde a Secretaria de Agricultura, por meio da CATI, desenvolve o Programa Cacau SP, em sistema de integração com a seringueira e a bananicultura.
Por isso, esta publicação foi pensada para incentivar a alimentação saudável e o consumo desta fruta, que tem o seu alto valor nutricional, descrito detalhadamente nesta Instrução Prática. Além do incentivo ao consumo in natura, os leitores encontrarão neste material técnico receitas saborosas e de fácil elaboração, para os produtores agregarem valor e a população em geral aumentar a ingestão desse rico alimento.

(clique aqui para baixar)
Instrução Prática 279
O Valor das Hortaliças para a Saúde
A olericultura, ou a cultura das hortaliças, teve um grande impulso, a partir da década de 1940, migrando de pequenas áreas nos arredores das cidades, para áreas rurais maiores, visando à exploração comercial.
E a CATI, como órgão responsável pelas ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) na Secretaria de Agricultura, tem sido, desde a sua criação, compromissada em fortalecer e promover o desenvolvimento sustentável da olericultura, principalmente entre os agricultores familiares, gerando renda e emprego.
Sendo assim, esta Instrução Prática é mais uma publicação do acervo técnico da CATI, que traz o valor nutricional dessas plantas, que podem ser consumidas tanto in natura quanto em preparações culinárias saborosas, testadas e disponibilizadas neste livro.

(clique aqui para baixar)
Documento Técnico 131
Diagnóstico dos Serviços de Inspeção Municipal no Estado de São Paulo
Os Serviços de Inspeção (Municipal, Estadual e Federal) são órgãos responsáveis por garantir a produção de alimentos seguros, objetivando a qualidade sanitária dos produtos de origem animal que chegam até a mesa do consumidor.
A existência e o trabalho de Serviços de Inspeção nos municípios paulistas nunca foram conhecidos de forma ampla. Portanto, como órgão responsável pelas ações de Ater na Secretaria de Agricultura, a CATI delineou um diagnóstico da realidade dos SIMs, a partir de um levantamento elaborado pelo seu Grupo Técnico de Incentivo à Inspeção e de Apoio às Agroindústrias de Pequeno Porte, com o apoio de técnicos das CATI Regionais que abrangem todo o âmbito paulista.
Compilados neste Documento Técnico, as conclusões e os resultados tabulados pelos extensionistas da CATI poderão ser a base para subsidiar pesquisas acadêmicas, políticas públicas de apoio e incentivo à inspeção de produtos de origem animal, bem como para o desenvolvimento de ações de extensão rural específicas nas cadeias produtivas envolvidas e junto aos produtores rurais e seus órgãos afins.

(clique aqui para baixar)
Guia Prático
A Soja na Alimentação: fonte de proteína vegetal e alimento funcional
Saudável, versátil e nutritiva, a soja é uma excelente opção para a alimentação humana, podendo ser usada em preparações doces e salgadas. E a CATI, consciente de seu papel, atua para garantir o desenvolvimento sustentável dessa cultura como cadeia produtiva, bem como para contribuir para a segurança alimentar.
Diante da importância do tema, sobre o qual a CATI já tem disponível em seu site (www.cati.sp.gov.br) a Instrução Prática n.° 273, a instituição lança este Guia Prático, com linguagem simples e interessantes receitas de preparações culinárias. O diferencial deste trabalho é que ele traz informações técnicas sobre o valor nutricional da soja e apresenta orientações de combinações de alimentos para melhorar a qualidade da proteína ingerida, incluindo receitas saborosas e práticas.