“Conhecendo o Campo”: Projeto da CATI Regional Bauru valoriza os produtores rurais e seu trabalho dedicado à produção de alimentos
“Assim como não dá para imaginar um amanhã melhor sem pensar nas crianças de hoje, é pouco provável que, no futuro, o produtor rural seja mais valorizado sem ensinar, agora, as crianças e jovens sobre a importância dos homens e das mulheres do campo que trabalham arduamente na produção de alimentos, fibras e energia, de forma sustentável, com respeito ao meio ambiente, visando ao bem-estar de toda a população, urbana e rural”.
Com essa reflexão, os extensionistas da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) Regional Bauru e da Casa da Agricultura de Arealva criaram o “Projeto Conhecendo o Campo”, que visa incentivar a valorização dos produtores e do meio rural, levando educadores e alunos para vivenciar e conhecer as atividades das principais cadeias produtivas do município, atestando a importância desse setor para o meio ambiente e toda população.

“Em 2022, por meio da Casa da Agricultura de Arealva, em parceria com a Diretoria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, a nossa Regional executou um piloto do projeto, iniciando com cinco etapas, as quais tiveram grande êxito, o que levou o Poder Público Municipal a torná-lo efetivo, inserindo-o na grade de prioridades da cidade”, explica o médico-veterinário José Adriano Bandeira Moreira Jorge, assistente de planejamento da CATI Reginal Bauru.
As visitas e os temas são apresentados mensalmente, seguindo o Calendário Agroambiental, também criado pela CATI Regional. “Para cada tema, uma propriedade rural é escolhida para sediar o Projeto. O proprietário que cede o espaço pode se apresentar, acompanhar a palestra e/ou até expor parte do tema, quando se sente preparado”, explica Luana Maria Marques Boiani dos Santos, agente de apoio agropecuário da Casa da Agricultura de Arealva – CATI/SAA e uma das responsáveis pelo desenvolvimento das ações.







Avanço das ações do projeto em Arealva
Em 2023, devido ao grande sucesso e por solicitação da Diretoria Municipal de Educação, da Escola Estadual Professor Sebastião Inoc Assumpção e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Arealva, um novo ciclo foi iniciado, inclusive com a inserção de novos temas.
O primeiro tema desenvolvido neste ano foi “Conservação do Solo e da Água”, em evento realizado no Sítio São Joaquim, Distrito de Jacuba; pequena propriedade de 12 hectares, que trabalha com recria de novilhas nelore, em sistema de pastagem rotacionada. “Na parte ambiental, o sítio possui uma área de Reserva Legal (RL) e uma Área de Preservação Permanente (APP) totalmente preservadas”, informa Luana.
No âmbito do tema, foi priorizada a apresentação de um simulador de erosão didático, montado pelo técnico agrícola Élcio Alves de Macedo, da Casa da Agricultura de Arealva; bem como a apresentação de conceitos importantes, como o ciclo da água na natureza, o que é solo, sua importância e quais técnicas a propriedade em questão usa para conservá-lo.
“Os alunos viram, na prática, a cerca elétrica e o manejo de pastagem, entendendo como a pastagem bem manejada protege o solo, a planta e melhora a alimentação do rebanho. Conheceram um pluviômetro, entenderam como ele funciona e como é útil na propriedade rural. Além disso, manusearam vários tipos de solo, percebendo suas diferenças e características físicas. Também visitaram a Reserva Legal e, por meio de uma trilha, adentraram a mata, aprendendo o que é e qual a importância dela para o meio ambiente. No interior da trilha, conheceram, por uma sequência de fotos, os animais silvestres que vivem na região, caminhando até a APP, onde conheceram as minas preservadas que contribuem para o Córrego Jacuba”, detalha Luana, contando que, nesse circuito, os alunos vislumbram o processo de proteção do solo, por meio do correto manejo da pastagem. “Preservando a área de mata, a água da chuva infiltra no solo, abastece o lençol freático e volta ao córrego, por meio das nascentes”, explica.
O engenheiro agrônomo da Casa da Agricultura de Arealva – CATI Regional Bauru, Marco Aurélio Parolin Beraldo, reforça que o Projeto também tem como intuito, a valorização dos técnicos e das equipes de Apoio Agropecuário da Regional, desafiando e incentivando a capacidade didática e a criatividade, mudando a rotina de trabalho dos servidores e encorajando-os a buscar novas técnicas de ensino e extensão rural.
Os instrutores dessa etapa foram o médico-veterinário José Adriano Bandeira Moreira Jorge, da CATI Regional Bauru, e a engenheira agrônoma Milaine Trabuco Labella, da Casa da Agricultura de Arealva. “A Prefeitura Municipal de Arealva nos deu total apoio, forneceu o transporte dos participantes e o lanche”, comenta Luana, celebrando a parceria.
Etapas do Projeto em 2023
Mais informações:
Luana Maria Marques Boiani dos Santos – Casa da Agricultura de Arealva – CATI Regional Bauru
luana.santos@sp.gov.br / (14) 99867-5469