Secretaria de
Agricultura e Abastecimento
Diretoria de Assistência Técnica Integral - CATI

CATI promove Dia de Campo sobre pecuária leiteira no município de Santa Isabel

CATI promove Dia de Campo sobre pecuária leiteira no município de Santa Isabel

CATI promove Dia de Campo sobre pecuária leiteira no município de Santa Isabel

Com o objetivo de apresentar técnicas de manejo e novas tecnologias para melhorar a produção de leite, bem como aumentar a rentabilidade dos produtores rurais, a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) Regional Mogi das Cruzes, por meio da Casa da Agricultura de Santa Isabel, promoveu um Dia de Campo com uma programação, teórica e prática, abrangente e temas relevantes para o setor.

 

Alexandre Duboc, engenheiro agrônomo responsável pela Casa da Agricultura de Santa Isabel, fez a abertura do evento, abordando aspectos econômicos da produção de leite no Estado de São Paulo, a importância do acesso ao conhecimento e estratégias para melhorar a rentabilidade dos produtores, temas que foram aprofundados em sua palestra. “Cada estratégia de manejo de pastagens deve ser adotada de acordo com as características peculiares de solo e relevo, de cada propriedade e do clima da região”.

 

 

Na sequência, o prefeito municipal Carlos Augusto Chinchilla falou sobre a importância da produção leiteira na região, enfatizando: “Assim como há um ‘Cinturão Verde’ (hortaliças) na região, Santa Isabel deverá, junto com municípios do entorno do Alto Tietê e Vale do Paraíba, integrar um ‘Cinturão do Leite’”.

 

Programação

A palestra ministrada pelo médico veterinário Braz Costa de Oliveira Júnior, diretor do Núcleo de Sementes de Avaré, sobre a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), enfocou a importância dessa técnica para a produção sustentável de leite e apresentou casos de sucesso em propriedades rurais que adotaram a ILPF.

Os participantes também puderam conhecer as últimas novidades em sistemas de manejo de pastagens, bem como tecnologias para a produção de leite da Nova Zelândia, apresentadas pelo médico veterinário Luiz Gustavo Pimentel, do Projeto “Balde Cheio”, além de tirar dúvidas e trocar experiências com os técnicos da CATI de diversas regiões.

 

 

O médico-veterinário Ricardo Mazon Della Colletta, responsável pela Casa da Agricultura de Águas da Prata, ligada à área de atuação da CATI Regional São João da Boa Vista, e especialista em legislação sanitária de produtos animais, palestrou acerca das Boas Práticas no processamento, fez um histórico da legislação sanitária e destacou a importância do Serviço de Inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal, respondendo aos produtores e estudantes presentes inúmeras questões sobre o tema.

Para o engenheiro agrônomo e produtor de leite, Pedro Manzano – anfitrião e palestrante no evento –, o Dia de Campo foi uma excelente oportunidade para atualização profissional e aprendizado. “A palestra do Braz Costa sobre ILPF foi muito esclarecedora e me deu novas ideias para implementar na propriedade. O tema desenvolvido pelo Ricardo Coleta também foi de extrema importância e esclarecedora, pois a legislação sanitária sobre produtos de origem animal é complexa e os produtores têm muitas dúvidas. Além disso, pude conversar com outros produtores e técnicos e trocar experiências”.

Por conta do sucesso e excelente retorno sobre o Dia de Campo, David Rodrigues, diretor da CATI Regional Mogi das Cruzes, informou que outros eventos como esse serão realizados em mais municípios da região, “com o objetivo de cumprir nosso compromisso como órgão de extensão rural, levando informações, conhecimento e tecnologias atualizadas”.

 

Logo Governo