Secretaria de
Agricultura e Abastecimento
Diretoria de Assistência Técnica Integral - CATI

Frutas vermelhas paulistas são projeto da CATI Regional Campinas

Frutas vermelhas paulistas são projeto da CATI Regional Campinas

Frutas vermelhas paulistas são projeto da CATI Regional Campinas

Trabalho da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, estimula e orienta produtores sobre o cultivo de espécies como amora, framboesa e mirtilo 

 

Comercialmente também encontradas como berries, as frutas vermelhas são culturas originalmente nativas da América do Norte. Com o desenvolvimento de novas tecnologias, essas espécies estão aptas a produzir nas condições do Estado de São Paulo, o que significa uma oportunidade de diversificação de culturas para a região. 

 “A CATI Regional Campinas me procurou, em 2022, com a proposta deste novo trabalho com as frutas vermelhas, mostrando-o como uma grande oportunidade de renda, de mercado e de novos negócios ao produtor”, comenta o coordenador da CATI, Alexandre Manzoni Grassi. 

O engenheiro agrônomo Rodrigo Baccan, diretor da CATI Regional Campinas, explica que o projeto atende produtores com pequenas áreas, em busca de promover novas culturas que possam trazer mais rentabilidade. “Quando falamos em frutas vermelhas paulistas, tratamos de amora, framboesa e mirtilo, junto com o morango. O mercado tem uma grande demanda por essas frutas”, diz. “Estamos muito perto de dois grandes centros consumidores, Campinas e São Paulo, onde nossos produtores não encontram dificuldade para a comercialização de sua colheita. A CATI apoia e traz novas tecnologias para o incentivo desta produção”, completa. 

 

Assista à reportagem aqui.

 

A assistência técnica ofertada abrange todas as etapas da cadeia produtiva das frutas vermelhas, também com o intuito de unir os produtores, para que um ajude o outro com sua experiência e aprendizados. 

Em Valinhos, os produtores Sergio e Rosa Yamamoto começaram com 50 pés de mirtilo. Hoje, são 500 pés da fruta, também chamada de blueberry. O casal de produtores aposta em variedades como a Biloxi e Emerald, bem adaptadas para o clima da região. Com grande demanda, eles vendem sua produção sob pedidos.  

Luiz Kumagai, produtor de frutas de Campinas, é parceiro de uma grande rede de lojas de hortifrútis. Em reuniões e conversas com a empresa, notou o grande interesse no mirtilo nacional. Kumagai produz mirtilos em vaso, um manejo controlado, mas que, ele frisa, está sempre sujeito a erros e acertos.  

Assim como o casal Yamamoto e Kumagai, José Carlos Tomazetto, produtor rural de Indaiatuba, também participa do projeto da CATI Regional Campinas de frutas vermelhas. Ele começou a plantar amoras para diversificação da produção da acerola. Depois, deu início a testes com a framboesa. 

A região atendida pela CATI Regional Campinas também é rica em produção de morangos, em especial nas cidades de Atibaia e Jarinu. Por tudo isso, as frutas vermelhas paulistas já são mais do que um projeto: são uma realidade.

 

Logo Governo