Secretaria de
Agricultura e Abastecimento
Diretoria de Assistência Técnica Integral - CATI

CATI Regional Santos foi destaque no Prêmio Josué de Castro

CATI Regional Santos foi destaque no Prêmio Josué de Castro

Em 2022 aconteceu a 12ª edição do “CONCURSO PRÊMIO JOSUÉ DE CASTRO DE COMBATE À FOME E A DESNUTRIÇÃO”, cujo objetivo é identificar, difundir e premiar pesquisas e programas relacionados a políticas públicas que fornecem soluções práticas no combate à fome e promovam segurança alimentar e nutricional no território paulista. Evento este pensado e realizado pela Coordenadoria de Segurança Alimentar (COSALI), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Os municípios da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral – CATI Regional Santos concentram os maiores centros compradores e consumidores de alimentos, esta Regional congrega 38 municípios envolvendo a grande São Paulo, Baixada Santista e Litoral norte, representa cerca de 23 milhões de habitantes, praticamente metade da população do estado paulista. Sabe-se também que se trata de um local com presença de pessoas em condição de insegurança alimentar, ao mesmo tempo em que os municípios pertencentes a esta região são protagonistas no enfrentamento da insegurança alimentar, como observou-se no resultado desta premiação, tendo como base o setor agrícola produtivo (produção, distribuição e aproveitamento de alimentos), comenta o Eng. Agr. Hemerson Calgaro, Diretor da CATI Regional Santos.

Para frisar a importância desses municípios segue relação dos vencedores (Deliberação CONSEA/SP N° 07/2022) na categoria melhor “Programa ou Projeto de Política Pública” desenvolvido por órgãos públicos municipais ou estaduais de São Paulo; em segundo lugar, ficou a prefeitura de Diadema, com o Programa de Agricultura Urbana, e em primeiro lugar, prefeitura de Peruíbe, com o projeto “Do campo para a cidade e da cidade para o campo”. Ainda, em quarto lugar ficou a prefeitura de Osasco com o projeto “Na terra, na sala de aula, na cozinha e no prato”, em quinto lugar, a prefeitura de Diadema com o projeto “Programa Cozinha Criativa Diadema”, em décimo quarto lugar, outro projeto da prefeitura de Osasco intitulado “Programa Nosso Futuro”. Desta forma, dos 19 projetos classificados nesta categoria, 05 são de municípios da CATI Regional Santos.

Na categoria de melhor “Pesquisa Científica” realizada por universidades ou instituições de pesquisas públicas ou privadas do Estado, em terceiro lugar, o projeto “Faça um bem incrível”, apresentado pela Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes; em segundo lugar, a pesquisa “Mulheres que alimentam cidades: ecofeminismo e agroecologização de territórios”, da Escola Superior de Agricultura – “Luiz de Queiroz” – ESALQ/USP, e em primeiro lugar, a pesquisa, “Colheita urbana e compostagem em feira livre: aproximações, conquistas e desafios no contexto da pesquisa-ação participativa”, Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP – Campus de Santos. Nesta categoria foram classificados 10 projetos.

A participação e classificação de municípios da CATI Regional Santos neste evento é um retrato do trabalho desenvolvido junto às prefeituras e instituições parceiras da sociedade civil. Tanto nos projetos de pesquisa como na categoria de programas, nossos extensionistas atuam de forma sinérgica e em rede com o intuito de contribuir para o acesso às políticas públicas para o setor, acrescenta Calgaro.

O programa da Prefeitura de Diadema, que ficou com o segundo lugar no Prêmio, adotou a agricultura urbana como forma de combate a insegurança alimentar e acesso à renda para as famílias e a comunidade que participa do projeto, foram instalados hortas comunitárias no município. Hoje o projeto conta com 49 hortas implantadas, tais hortas foram implantadas em locais subaproveitados, como áreas próximas a rede de transmissão de energia, oleodutos e as margens de rodovia. Já a Prefeitura de Peruíbe apresentou um projeto que fortalece a comercialização em cadeias alimentares de proximidades bem como incentivo as compras públicas como o PNAE – Merenda Escolar e Programa Alimentar Brasil – PAB, diminuindo a insegurança alimentar e melhorando a distribuição e com isso conquistou o primeiro lugar da Premiação. Outro programa que teve destaque foi o Banco de Alimentos da Prefeitura de Osasco (4o lugar), o programa não foi premiado, mas recebeu destaque e estava expondo suas experiências no evento da premiação, na sede da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, experiências essas de distribuição de alimento solidário através da compra da produção de hortas comunitárias o município, gerando renda e alimentos para as pessoas em situação de insegurança alimentar.

Desta forma, houve fortalecimento da Agricultura urbana, a qual é o retrato fidedigno e efetivo da produção de alimentos; na grande São Paulo, a agricultura urbana é uma realidade consolidada, viável e aceita pelos consumidores, comenta o Eng. Agr. Lucas Carneiro Volpato, Chefe da Casa da Agricultura de São Paulo.

Isso nos mostra que a Extensão Rural, protagonizada pela CATI no estado de São Paulo, em se tratando da produção de alimentos e segurança alimentar, ambas caminham sempre juntas, independente do meio que se encontram. Está sempre ao nosso alcance melhorar a condição de vida das pessoas que vivem em determinado local e com isso, ser um fator de mudança para a comunidade e principalmente para as pessoas, que são a consequência direta de uma política pública bem executada, finaliza Lucas.

Para a coordenadora de Segurança Alimentar, Vanuzia Teixeira, o cinturão verde existente nesta região e o protagonismo do trabalho da CATI junto aos municípios proporcionam iniciativas importantes e que integram uma política pública de produção e distribuição alimentos. “Uma região com uma diversidade imensa e que exige de nós, gestores públicos, um olhar focado na intersetorialidade envolvendo a soberania alimentar de cada território”.

 

Foi a 12ª edição do concurso, que premia iniciativas no combate à fome e à desnutrição

Logo Governo