Secretaria de
Agricultura e Abastecimento
Diretoria de Assistência Técnica Integral - CATI

Projeto de Manejo Reprodutivo e Melhoramento Genético executado pela CATI Regional Ribeirão Preto e parceiros tem perspectivas de excelentes resultados

Projeto de Manejo Reprodutivo e Melhoramento Genético executado pela CATI Regional Ribeirão Preto e parceiros tem perspectivas de excelentes resultados

Projeto de Manejo Reprodutivo e Melhoramento Genético executado pela CATI Regional Ribeirão Preto e parceiros tem perspectivas de excelentes resultados

Por meio de parceria entre prefeituras municipais e a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil (Conafer), a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) Regional Ribeirão Preto iniciou, em municípios ligados à sua esfera de atuação, o Projeto de Manejo Reprodutivo e Melhoramento Genético com bovinocultores de corte e de leite.

 

Propriedade atendida pelo Projeto no município de Santa Rosa de Viterbo

 

Com esse objetivo, a CATI Regional Ribeirão montou uma equipe multidisciplinar, composta por médico veterinário, zootecnista e agrônomos, para atendimentos aos produtores e orientação sobre as melhores técnicas de manejo dos rebanhos, implantação e manejo de pastagens, conservação de solo e água, adubação, produção de silagem, nutrição, técnicas de suplementação, estratégias de alimentação, técnicas de reprodução e manejo genético, incorporação de novas tecnologias, manejo sanitário e Boas Práticas Agropecuárias, promovendo aperfeiçoamento das práticas e contribuindo para o crescimento socioeconômico dos produtores participantes.

Além das ações de assistência técnica e extensão rural (Ater), visando melhorar todo sistema produtivo, construindo uma base sólida, os produtores têm acesso à doação de doses de sêmens e todos os insumos necessários para implantação do sistema Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF). A doação é realizada pela Conafer, em parceria com a Alta Genetics, que firmou acordos de cooperação técnica com municípios da região com aptidão na atividade, indicados pela CATI Regional Ribeirão Preto. Com essa finalidade, foram identificados primeiramente cinco municípios com potencial para execução dos trabalhos, levando em consideração a representatividade da atividade pecuária e a existência de convênio com Secretaria de Agricultura e Abastecimento, por meio do Sistema Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (Sedrus), visando associar os trabalhos dos técnicos municipalizados com as ações do Projeto. A parceria com Brodowski, Cajuru, Cássia dos Coqueiros, Santa Rita do Passa Quatro e Santa Rosa do Viterbo foi firmada por um período de quatro anos, tempo suficiente para melhorar o manejo dos rebanhos, desenvolver a cultura da difusão genética entre os produtores e necessário para ocorrer o efetivo melhoramento genético.

 

 

Propriedade atendida pelo Projeto no município de Cajuru

 

Sobre o Projeto

O Projeto contempla todos os protocolos, desde o manejo das pastagens, a conservação de solo e água, as condições sanitárias, a nutrição, o manejo do rebanho, até o desenvolvimento hormonal e os procedimentos de IATF, e cada parceiro possui seu papel definido. Cabe à equipe multidisciplinar da CATI Regional Ribeirão Preto a atuação em todas as ações de assistência técnica e extensão rural; ao técnico da Casa da Agricultura, a indicação dos produtores com aptidão a serem beneficiados e acompanhamento das ações dos técnicos da CATI Regional e da Conafer; e à Conafer, a execução da IATF.

A tecnologia da inseminação artificial promove aumento de produtividade, em arrobas por hectare ou litros de leite por animal, aumento do tamanho de carcaça, na redução de custo, na precocidade, na fertilidade, na eficiência alimentar e na resistência a doenças. Com a IATF é possível aumentar a taxa de prenhez e antecipação, reduzir o intervalo entre partos, concentrar os nascimentos e o desmame nas melhores épocas do ano, aumentar o peso ao desmame, reduzir a idade ao abate, padronizar o rebanho e a carcaça, e proporcionar maior controle e direcionamento do rebanho. Assim, o melhoramento genético diminui o custo e aumenta a produtividade.

 

Inseminação artificial em gado de leite de produtor atendido pelo Projeto em Santa Rosa de Viterbo

 

Com a melhora dos índices de reprodução, elevam-se a produção de leite e de carcaça, a qualidade do rebanho e a lucratividade final do produtor. A garantia da utilização de touros melhoradores provados de uma empresa idônea, aliada à equipe técnica de qualidade, traz garantia de resultado e cria melhores perspectivas de futuro para o negócio.

 

Rebanho de produtor atendido pelo Projeto no município de Cajuru

 

Os ciclos de inseminação foram programados para ocorrerem a cada 60 dias e, nesse mês de novembro, a equipe regional está iniciando o terceiro ciclo de inseminação em quatro municípios, com 16 produtores atendidos, 619 animais diagnosticados e 296 matrizes inseminadas, tanto de corte quanto de leite. Para acompanhamento do Projeto, a equipe da CATI Regional Ribeirão Preto elaborou ferramentas de controle para diagnóstico e análise de cada produtor, facilitando a tomada de decisão por meio de indicadores zootécnicos, agronômicos e financeiros, proporcionando o monitoramento dos resultados com a execução do Projeto.

 

Diagnóstico em gado de corte de produtor atendido pelo Projeto em Brodowski

 

Parceiros e técnicos comprometidos com o produtor e com o resultado são a garantia de sucesso do Projeto. O conjunto de ações planejadas entre os parceiros e acordadas entre a equipe e os produtores traz segurança nas atividades desenvolvidas e otimiza o trabalho. Com o andamento do Projeto e o avanço dos resultados é esperado um incremento no número de produtores participantes.

 

 

Rebanho de produtor atendido pelo Projeto no município de Brodowski

 

Com a presença dos técnicos nas propriedades, orientação e divulgação de novas práticas, houve interesse de produtores na adoção de tecnologias para implementação de sistemas de integração lavoura-pecuária. Assim, produtores participantes do projeto de IATF serão integrados no projeto Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), que conta com apoio da equipe técnica da CATI Regional Ribeirão Preto e CATI Sementes e Mudas, por intermédio do médico veterinário Braz Costa de Oliveira Junior. Levar aos produtores tecnologia, melhoria de renda e comprometimento com aspectos ambientais, isto sim é sustentabilidade.

 

 

Propriedade atendida pelo Projeto no município de Santa Rita do Passa Quatro

 

Segundo os extensionistas da CATI Regional Ribeirão Preto, o Projeto de Manejo Reprodutivo e Melhoramento Genético, bem como as ferramentas construídas para análise, tomada de decisão e acompanhamento, podem servir como modelo para outras regiões que tenham interesse em trabalhar com a cadeia. “O melhoramento genético é a melhor ferramenta para responder à demanda por sustentabilidade ambiental, sendo possível atingir o dobro de produção em metade das terras ocupadas atualmente pela bovinocultura. A produção sustentável garante mais lucros com menores custos, conserva os solos e os recursos hídricos, preserva a biodiversidade, possibilita o sequestro de carbono maior que a emissão de metano dos bovinos, além da pastagem com melhor qualidade nos períodos críticos do ano. Assim, garantindo acesso direto à tecnologia genética e aumento da produção do rebanho, pode-se avançar no desenvolvimento rural e na melhoria da qualidade de vida dos produtores rurais, promovendo o desenvolvimento rural sustentável”, explicam os membros da equipe técnica da CATI Regional Ribeirão Preto responsável pelo Projeto.

 

 

Parte da equipe regional em execução do Projeto no município de Cajuru

 

Equipe da CATI Regional Ribeirão Preto no Projeto IATF

  • Agr. Dra. Amanda Hernandes
  • Médico Veterinário Ricardo Bruxellas Ribeiro
  • Zootecnista Msc. Michel Golfetto Calixto

 

Equipe das Casas da Agricultura no Projeto IATF

  • Agr. Msc. Osmar de Almeida Junior
  • Zootecnista Marcos Barbanti Duarte
  • Zootecnista José Fernando Ferri (conveniado da Prefeitura de Santa Rosa de Viterbo)
  • Agr. Pedro Mesquita Filho (conveniado da Prefeitura de Cajuru)
  • Agr. Sérgio Cambria (conveniado da Prefeitura de Santa Rita do Passa Quatro)
  • Agr. Rodrigo Baggio (conveniado da Prefeitura de Brodowski)
  • Técnico Agrícola Rosano Nogueira dos Santos (conveniado da Prefeitura de Cássia dos Coqueiros)
  • Agrícola Luis Carlos da Silva (conveniado da Prefeitura de Cássia dos Coqueiros)

 

 

Logo Governo