Feira de Touros de Genética Superior, realizada em São José do Rio Preto, é oportunidade de negócios para criadores paulistas
Fruto de convênio firmado entre a Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) e Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), a Feira foi organizada pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) Regional São José do Rio Preto e Prefeitura Municipal.
Nos dias 24 e 25 de junho, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento – por meio da CATI e de seu Grupo Técnico de Bovinocultura de Corte, em parceria com a Associação Brasileira de Criadores de Zebu e a Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto – promoveu a primeira Feira de Touros do Programa “Pró-Genética”. O evento, que marcou oficialmente a implantação do Programa no Estado de São Paulo, foi realizado no Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto, como parte das ações previstas no convênio firmado entre a Secretaria de Agricultura e a ABCZ.

“A realização de Feiras Pró-Genética chanceladas pela CATI tem como objetivo aproximar os pecuaristas, principalmente os pequenos, das modernas tecnologias de melhoramento genético, ofertando touros com o Registro Genealógico Definitivo (RGD) inspecionado pela ABCZ, com exame andrológico positivo e testes negativos para brucelose e tuberculose, bem como facilitar a negociação de touros PO (Puros de Origem) das raças Nelore, Nelore Mocho, Guzerá, Brahman e Tabapuã”, explica Ricardo Domingos Luiz Pereira, diretor da CATI Regional São José do Rio Preto, informando que, durante o evento, foram disponibilizados mais de 40 animais.
Integrantes do Grupo Técnico de Gado de Corte da CATI
Pecuarista na cidade de José Bonifácio, Thales Carneiro adquiriu o primeiro animal comercializado no âmbito paulista – um touro jovem da raça Tabapuã, criado pela Tabapuã TRO de Uchoa – para melhorar a produtividade do rebanho de sua propriedade. “Para pequenos produtores como eu, é complicado participar de grandes leilões de genética. Aqui, a negociação ocorreu com muitas facilidades. Essa Feira foi um estímulo para o pequeno pecuarista comprar animais com genética superior e melhorar seu plantel”
De acordo com o diretor da CATI Regional São José do Rio Preto, que integra o Grupo Técnico em Bovinocultura de Corte, a próxima feira já está agendada para os dias 29 e 30 de julho, em Anhumas, município da região de Presidente Prudente. “Além dessa, mais três feiras estão sendo programadas para as regiões de Jales (noroeste paulista), Guaratinguetá (Vale do Paraíba) e Bragança Paulista, dando continuidade ao compartilhamento de conhecimento com os produtores rurais, visando ao melhoramento genético do rebanho paulista”, salienta Pereira.