Secretaria de
Agricultura e Abastecimento
Diretoria de Assistência Técnica Integral - CATI

Dia de Campo do Tomate conecta produtores rurais da região de Mogi Mirim a Boas Práticas

Dia de Campo do Tomate conecta produtores rurais da região de Mogi Mirim a Boas Práticas

Dia de Campo do Tomate conecta produtores rurais da região de Mogi Mirim a Boas Práticas

Parceria entre Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), Sindicato Rural de Mogi Mirim e Syngenta apresentou tecnologias do Programa de Melhoramento de Tomate.

 

Com um público de 80 pessoas, a região de Mogi Mirim teve um Dia de Campo sobre a cultura do tomate, em 2 de junho, que versou sobre a importância da rastreabilidade, do Manejo Integrado de Pragas e Doenças e de tecnologias em sementes, bem como de defensivos agrícolas e biológicos.“Como o tomate é uma cultura altamente suscetível ao ataque de pragas e doenças, a alternância de princípios ativos para controle é bastante necessária e o Dia de Campo trouxe uma importante gama de informações e produtos para que o manejo seja eficiente”, conta o zootecnista Diego Barrozo, diretor técnico da CATI Regional Mogi Mirim.

Ele conta que muitos produtores estão habituados a utilizar somente os mesmos produtos e a não observar os estágios de desenvolvimento da cultura para a aplicação eficiente. O evento esclareceu alguns pontos fundamentais para observação, no auxílio para que o produtor faça a melhor tomada de decisão no controle fitossanitário.

 “A área de atuação da CATI Regional Mogi Mirim é uma das maiores produtoras de tomate do Estado de São Paulo, cultura que gera desenvolvimento rural, trazendo emprego e renda para região. Porém diversos produtores são arrendatários e não se preocupam tanto com a conservação de solo e água, tornando este um tema de grande importância para trabalhos de extensão rural”, diz Alexandra Cristina Luppi Guedes Geraldi, do Grupo Técnico de Olericultura da CATI.

    

Sibele Kamphorst, gerente de Assuntos Públicos da Syngenta, comemorou a participação interessada no evento. “Em seu primeiro Dia de Campo da parceria da Syngenta com a Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, por meio da CATI, pudemos apresentar as tecnologias e soluções para o produtor de tomate da região de Mogi Mirim, confirmando o nosso compromisso em levar as Boas Práticas Agrícolas ao pequeno, médio e grande produtor”, afirma.

O evento foi uma oportunidade de apresentar aos produtores rurais de diversas regiões paulistas as tecnologias desenvolvidas por intermédio do Programa de Melhoramento de Tomate feito no Brasil e para o Brasil, de acordo com Bruno Andrade, representante técnico de vendas da Syngenta Sementes de Vegetais. “Apresentamos o tomate, que é uma das estrelas do programa, demonstrando a qualidade e produtividade, contribuindo para toda a cadeia de produção”, relata.

     

“Durante o Dia de Campo, a Syngenta Proteção de Cultivos teve a oportunidade de estar conectada com os produtores de tomate da região, mostrando os resultados de campo com tecnologia da empresa e sanando dúvidas sobre o manejo de pragas e doenças”, conforme a análise de Henrique Depieri, representante técnico de vendas da Syngenta Proteção de Cultivos. Além disso, segundo ele, foi possível apresentar, aos tomateiros, a nova solução da empresa para as manchas foliares.

“Quisemos mostrar soluções que auxiliam na manutenção da saúde do solo, no melhor aproveitamento dos fertilizantes pelas plantas, na superação de estresses abióticos e aumento e padronização dos frutos, garantindo maiores níveis de produtividade das culturas”, comenta Ana Paulo Neto, do desenvolvimento técnico de mercado da Valagro, um dos grupos da Syngenta. “O produto otimiza o aproveitamento da água disponível para as culturas, mesmo em situações de veranicos e déficit hídrico”, explica.

Logo Governo