Secretaria de
Agricultura e Abastecimento
Diretoria de Assistência Técnica Integral - CATI

Plantas medicinais e seus princípios ativos é o novo artigo do Guia de Plantas Medicinais e Aromáticas da CATI

Plantas medicinais e seus princípios ativos é o novo artigo do Guia de Plantas Medicinais e Aromáticas da CATI

Plantas medicinais e seus princípios ativos é o novo artigo do Guia de Plantas Medicinais e Aromáticas da CATI

Tem artigo novo, saindo do “forno”. Em mais uma atualização do Guia Prático de Plantas Medicinais e Aromáticas – e-book gratuito que é atualizado a cada inclusão de um novo tema, e integra o rol de publicações técnicas da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), vinculada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento – o novo artigo tem como tema central As plantas medicinais e seus princípios ativos.

“As plantas medicinais são aquelas que vêm sendo usadas, no decorrer da história da humanidade, para prevenir e curar dores e males que afetam a saúde e o bem-estar. Isso, porque cada espécie produz substâncias químicas capazes de agir no nosso organismo proporcionando saúde, alívio de sintomas e cura de diversas doenças. Denominadas princípios ativos ou substâncias bioativas, muitas delas são conhecidas e classificadas, mas, uma vez que a biodiversidade das plantas ainda tem muito a ser estudada, acredita-se que novos princípios ativos serão descobertos e descritos, conforme o avanço da ciência”, informa a engenheira agrônoma Dra. Maria Cláudia Silva Garcia Blanco, do Departamento de Extensão Rural (Dextru)/CATI, explicando que o objetivo do artigo é apresentar e comentar sobre os principais grupos destas substâncias produzidas pelas plantas medicinais.

 

Sobre a publicação

Elaborado em formato digital, o que permite a atualização constante e a inclusão de novos temas, muitas vezes fruto de modernas pesquisas, o Guia Prático tem sido bastante acessado. “Esse formato permite que as consultas se tornem práticas e simples de serem acessadas pelos interessados, que formam um grupo bem heterogêneo, o qual procura a instituição em busca de mais conhecimento sobre as plantas medicinais, aromáticas, Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC), entre outras, no intuito de formar uma horta doméstica, institucional, em escolas e comunidades, ou simplesmente obter informações e/ou tirar dúvidas sobre uma ou outra questão”, salienta Maria Cláudia. 

Segundo a agrônoma – que sempre é procurada por seus conhecimentos e cursos oferecidos há quase 30 anos pela CATI – as plantas medicinais e aromáticas vêm, a cada dia, ganhando mais espaço na busca por uma alimentação e vida mais natural e saudável. “Essa é uma área bem específica e que gera um rico debate sobre o uso e efeito das plantas medicinais, sobre a qual se tem um conhecimento que vem de gerações e é repassado, ao mesmo tempo em que novos conhecimentos, fruto de pesquisas científicas, são cada vez mais frequentes, principalmente com a redescoberta de plantas antes muito utilizadas, mas que caíram no esquecimento popular, e de outras descobertas nas mais diversas regiões do mundo”, avalia, reforçando a importância de a extensão rural investir na geração e divulgação de conhecimento na área, para o saber popular não se perca e os novos saberes gerados pela ciência cheguem a todos: futuros produtores e a sociedade em geral. 

Onde e como acessar o Guia Prático de Plantas Medicinais

Quem quiser saber mais sobre este tema específico ou sobre as diversas plantas que já foram descritas na publicação, pode acessar gratuitamente o Guia pelo link www.cati.sp.gov.br/portal/themes/unify/arquivos/produtos-e-servicos/acervo-tecnico/Guia%20Plantas%20Medicinais%20e%20Aromaticas%2024_5_2022_compressed.pdf

E, aos interessados, um recado: sugestões para novos artigos são sempre bem-vindas. É só enviar e-mail para maria.blanco@sp.gov.br

Logo Governo