Secretaria de
Agricultura e Abastecimento
Diretoria de Assistência Técnica Integral - CATI

Programa apoiado pela CATI/CDRS Regional Mogi das Cruzes conquista o 2.º lugar no Prêmio Josué de Castro 2021

Programa apoiado pela CATI/CDRS Regional Mogi das Cruzes conquista o 2.º lugar no Prêmio Josué de Castro 2021

Programa apoiado pela CATI/CDRS Regional Mogi das Cruzes conquista o 2.º lugar no Prêmio Josué de Castro 2021

Fruto da união de esforços dos poderes públicos municipal e estadual com produtores rurais, o Programa Quitanda Social se destacou na premiação que é uma iniciativa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Consea-SP), a qual contempla iniciativas voltadas à formulação de soluções concretas para o combate à fome e promoção da segurança alimentar e nutricional. 

“Esse prêmio é dos servidores públicos, municipais e estaduais, assim como dos produtores, que se uniram e se empenharam na construção e no desenvolvimento do Programa Quitanda Social, que resultou no benefício de milhares de famílias em situação de vulnerabilidade social, atendidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), em parcerias com as entidades sociais cadastradas na Secretaria Municipal de Assistência Social”, fala emocionada, Vera Suzart, coordenadora do Quitanda Social, que, junto com parte da equipe que atua no Programa, recebeu o prêmio das mãos do secretário de Agricultura e Abastecimento, Itamar Borges, e da primeira-dama, Bia Doria.

Como uma ação de segurança alimentar e solidariedade, o Programa tem levado alimentos frescos e saudáveis, dignidade, vida e esperança para famílias que tiveram sua situação de vulnerabilidade agravada com a pandemia, ao mesmo tempo em que gera renda aos agricultores familiares, que têm seus produtos adquiridos pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, município de mais de 450 mil habitantes, distante 63km da capital paulista.

Idealizado pela Secretaria de Assistência Social da Prefeitura Municipal, por meio do Programa Acessuas Trabalho/Conduz, e realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, a Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CATI/CDRS) Regional Mogi das Cruzes – órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) –, e as organizações dos produtores Cooperativa dos Produtores Rurais de Jundiapeba e Região (Cooprojur) e a Cooperativa dos Produtores Agrícolas do Cinturão Verde do Alto Tietê (Copavat), o Programa Quitanda Social conta com apoios importantes. “Contamos, ainda, com o valioso apoio da Fundação Banco do Brasil, que, por meio da campanha humanitária Projeto Salve + Vidas, contemplou com recursos, pelo segundo ano consecutivo, o nosso município”, explica Vera, destacando que a realização das ações envolve também o Projeto Faça um Bem INCRÍVEL, uma iniciativa dos agricultores do bairro do Quatinga, que visa evitar o desperdício de produtos agrícolas, destinando o excedente da produção a pessoas necessitadas.   

Realizado em etapas, nas quais as parcerias foram se estreitando e o modo de operação e os objetivos se ajustando, Vera conta que o Quitanda Social nasceu no início de 2020, em uma reunião com a Secretaria Municipal de Agricultura, na qual foi apresentada a necessidade urgente de se realizar uma ação junto à população que estava fazendo a coleta de frutas, legumes e verduras na caçamba do Mercado do Produtor, local onde é colocado o lixo produzido pelos comerciantes. “Assim surgiu o projeto-piloto do Programa, visando viabilizar que as pessoas tivessem acesso a esses alimentos que estão em perfeitas condições de consumo, mas de uma forma digna. Sendo assim, nesta primeira etapa, a parceria com o Projeto Faça um Bem INCRÍVEL tornou possível arrecadar, entre junho de 2020 e junho de 2021, 4,3 toneladas de hortaliças para atender essas famílias, afastando-as das caçambas de lixo”. 

Paralelamente a essa etapa do Programa, com a piora do cenário de pandemia, por meio da parceria estabelecida em 2020 com a Fundação Banco do Brasil, foi possível ampliar o universo dos beneficiários, passando ao atendimento de famílias usuárias das políticas sociais do município. “Com os recursos oriundos dessa parceria, foi possível adquirir alimentos de produtores locais, para a elaboração de 10 mil kits, os quais beneficiaram cinco mil famílias. Com a renovação da parceria, em 2021, até o momento já foram beneficiadas 2.300 famílias”, explica Vera.   

Com o apoio da CATI/CDRS Regional Mogi das Cruzes, há alguns meses, o Programa passou a ser desenvolvido com produtos agrícolas oriundos do Programa de Aquisição de Alimentos, da Companhia Nacional de Abastecimento, em uma parceria estabelecida entre a Prefeitura, a Cooprojur e a Coopavat. “Como órgão responsável pela extensão rural estadual no município, é com muito orgulho que participamos dessa iniciativa que tem gerado frutos para as famílias beneficiadas e os produtores envolvidos. Após reuniões, onde foram esclarecidas dúvidas sobre os processos de Chamadas Públicas e feita a articulação com as cooperativas, o Programa foi estabelecido e a Prefeitura destinou os alimentos de agricultores cooperados, os quais têm sido distribuídos às famílias e entidades sociais. Ao mesmo tempo, intensificamos nossas ações de fortalecimento da agricultura familiar com prestação de assistência técnica, transferência de tecnologia e conhecimento, bem como fortalecimento das organizações, para que possam ampliar a produção com qualidade e sustentabilidade”, David Rodrigues, diretor da CATI/CDRS Regional Mogi das Cruzes. 

Felipe Monteiro, secretário municipal de Agricultura de Mogi das Cruzes – engenheiro agrônomo licenciado da CATI/CDRS –, ressalta que a premiação coroa uma ação que é fruto de um trabalho de parceira de muitos anos, entre os poderes públicos municipal e estadual, a qual tem consolidado o agro como uma das principais bases da economia do município. “E o fortalecimento da agricultura familiar, de pequeno e médio porte, dentro e fora das propriedades, é o alicerce para a geração de renda, emprego e contenção do êxodo rural, bem como a garantia de alimentos saudáveis em nossa cidade, que é o principal polo de produção do cinturão verde de São Paulo”. 

 

Acesse aqui o vídeo da premiação 2021 no canal da Secretaria de Agricultura e Abastecimento no YouTube:


E aqui, a reportagem geral sobre o Prêmio Josué de Castro:

https://www.agricultura.sp.gov.br/noticias/em-reconhecimento-a-iniciativas-de-combate-a-fome-e-a-promocao-da-seguranca-alimentar-e-nutricional-a-saa-entrega-premio-josue-de-castro/

  

Cleusa Pinheiro – Centro de Comunicação Rural (Cecor) – CATI-CDRS/SAA – cleusa.pinheiro@sp.gov.br

 

Logo Governo