Secretaria de
Agricultura e Abastecimento
Diretoria de Assistência Técnica Integral - CATI

Secretário de Agricultura participa da abertura do 14º Congresso Nacional da Bioenergia da UDOP

Secretário de Agricultura participa da abertura do 14º Congresso Nacional da Bioenergia da UDOP

Nesta segunda-feira, dia 02, o secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Itamar Borges, participou do painel de abertura do 14º Congresso Nacional da Bioenergia da UDOP (União Nacional da Bioenergia). O painel foi iniciado pelo Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e contou com as participações do Deputado Federal e Presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Sucroenergético, Arnaldo Jardim; do Diretor Executivo da APLA, Flávio Castellari; da Coordenadora Geral de Implementação e Fiscalização de Regimes Automotivos do Ministério da Economia, Margarete Maria Gandini; do Diretor do Departamento de Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia, Pietro Mendes; e teve moderação feita pelo presidente da UDOP, Amaury Pekelman.

O painel teve como apresentação o tema “Combustível do futuro – Qual a melhor rota para o Brasil?”, por Pietro Mentes que, em sua exposição, falou sobre o contexto de transição energética nacional, sobre os aspectos gerais da matriz energética brasileira, sobre o RenovaBio, o Combustível do Futuro, sobre o diálogo com a ONU quanto à energia e a cooperação internacional em relação aos biocombustíveis.

Durante o debate os participantes parabenizaram o secretário de Agricultura pela recriação da Câmara Setorial do Açúcar, Álcool e Bioenergia, presidida por Pekelman. O deputado Arnaldo Jardim ainda destacou a convocação de Marcos Landell, diretor do Centro de Cana do IAC (Instituto Agronômico), para coordenar toda a pesquisa desenvolvida pelo Instituto.

Nessa linha, o secretário de Agricultura lembrou que, na semana anterior, foi feito pelo Governo de São Paulo o maior investimento em pesquisas para o agro, com R$52 milhões investidos nos Institutos da Secretaria, sendo que parte desses recursos serão destinados ao Centro de Cana para potencializar a produção por hectare pelo desenvolvimento de novos cultivares.

“Debates como esse possibilitam que eu leve ao governador Joao Doria e ao vice-governador Rodrigo Garcia propostas e ideias para o setor sucroenergético”, disse Borges, ao lembrar que o Governo Estadual estará presente na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP-26), em novembro na Escócia, e também na Expo Dubai (2021/2022).

Na ocasião, Mário Campos, Presidente da Siamig, tomou posse da presidência do Fórum Nacional Sucroenergético (FNS), substituindo André Rocha, presidente do Sifaeg de Goiás – ambos também participaram do debate. O FNS contempla representações estaduais de 15 estados produtores de cana, açúcar, etanol e bioeletricidade.

 

Logo Governo