Secretaria de
Agricultura e Abastecimento
Diretoria de Assistência Técnica Integral - CATI

28 de julho | Dia do Agricultor

28 de julho | Dia do Agricultor

28 de julho: Dia do Agricultor

Neste dia 28 de julho comemora-se o Dia do Agricultor. Instituída em 1960, pelo presidente Juscelino Kubitschek, que considerava o trabalho do agricultor o responsável pelo crescimento econômico do Brasil, a data valoriza os milhões de brasileiros que trabalham todos os dias para que nada falte à população.

O agricultor ou produtor rural é aquele que levanta até mesmo antes do nascer do sol para produzir o alimento que está, diariamente, na mesa das pessoas. Mas não é só isso, deles depende também a confecção da matéria-prima para a confecção de roupas, do papel, da energia, do combustível, dos carros e muitas outras coisas usadas constantemente por todos. Por esse motivo, muitas organizações, governamentais e particulares, desenvolvem pesquisas, produtos, serviços e políticas públicas para apoiar o desenvolvimento desse setor, que é de suma importância para o crescimento do País.

Uma dessas instituições é a CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), responsável pela extensão rural e assistência técnica aos pequenos e médios agricultores paulistas. Ligada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, tem como meta promover o desenvolvimento rural sustentável e a inserção da comunidade rural no agronegócio, proporcionando geração de renda e melhoria na qualidade de vida no campo.

Os programas, projetos e ações desenvolvidos pela instituição, por meio de suas 40 regionais e 594 Casas da Agricultura, são direcionados aos pequenos e médios agricultores que necessitam de apoio para o desenvolvimento de suas atividades. “Nosso objetivo é promover a inclusão social e a geração de renda para as comunidades rurais. Para tanto, precisamos atuar de forma direcionada e eficaz, no sentido de potencializar o desenvolvimento rural com sustentabilidade. O papel da CATI, como instituição governamental, é fazer com que as políticas públicas, as pesquisas e tecnologias cheguem ao agricultor, principalmente àqueles que mais precisam”.

Para valorizar os produtores paulistas e aproximá-los do público urbano, a CATI realiza uma série de atividades como palestras, seminários, exposições e homenagens. “Muitas pessoas ainda desconhecem a importância do setor agrícola e às vezes não têm ideia do que é o dia a dia do produtor rural, do que é o plantio, a colheita, de como funciona toda cadeia produtiva – do produtor ao consumidor. Agricultura não é só alimento. Existe tecnologia envolvida para que aquele alimento chegue com a melhor qualidade à sua mesa, ao supermercado. Os eventos relacionados ao Dia do Agricultor são uma maneira de aproximar o que acontece no campo às pessoas que moram nos centros urbanos. Além, é claro, de prestar a devida homenagem àqueles que trabalham com esforço e dedicação”, afirma José Carlos Rossetti, coordenador da CATI

 

Mais informações: (19) 3743-3870 ou 3743-3859
jornalismo@cati.sp.gov.br

 

Logo Governo