Secretaria de
Agricultura e Abastecimento
APTA | Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios – Regional

Pesquisa paulista apresenta soluções inovadoras na Bio Brazil Fair 2026 para fortalecer a biodiversidade, enfrentar as mudanças climáticas e construir a agricultura do futuro

APTA REGIONAL levará soluções inovadoras para o futuro do campo: pesquisa paulista apresenta tecnologias voltadas à sustentabilidade e à resiliência produtiva

A pesquisa científica e a extensão rural paulista estarão em destaque na Bio Brazil Fair 2026, principal feira de produtos orgânicos e naturais da América Latina, que será realizada entre os dias 10 e 13 de junho, no Distrito Anhembi, em São Paulo. A participação conjunta da APTA REGIONAL e da Diretoria de Assistência Técnica Integral (CATI), instituições vinculadas à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, levará ao público tecnologias, pesquisas aplicadas, experiências e ações voltadas ao fortalecimento da agroecologia e da produção orgânica no Estado de São Paulo, promovendo a sustentabilidade, a conservação ambiental e a valorização da biodiversidade.

Reconhecida como uma das maiores vitrines do setor orgânico no continente, a Bio Brazil Fair reúne mais de 1.200 marcas e cerca de 700 expositores, além de intensa programação técnica e oportunidades de negócios. Neste ambiente de troca de conhecimento e inovação, a APTA REGIONAL apresentará iniciativas que demonstram como a ciência pode contribuir diretamente para a construção de sistemas produtivos mais resilientes, sustentáveis e alinhados às demandas da sociedade contemporânea.

Durante a feira, pesquisadores apresentarão soluções voltadas à recuperação ambiental, à produção orgânica, à valorização da sociobiodiversidade, à agregação de valor para a agricultura familiar e à adaptação da produção agropecuária frente aos desafios impostos pelas mudanças climáticas.

Para o coordenador da APTA REGIONAL, Daniel Gomes, a participação na Bio Brazil Fair 2026 evidencia o compromisso da instituição com a geração de conhecimento científico voltado ao desenvolvimento sustentável da agricultura paulista. “As pesquisas que apresentaremos na feira demonstram como a inovação pode contribuir para fortalecer a biodiversidade, conservar os recursos naturais, ampliar as oportunidades para os produtores rurais e preparar a agricultura para os desafios impostos pelas mudanças climáticas. Nosso objetivo é transformar conhecimento em soluções que gerem impactos positivos para o campo e para a sociedade”, afirma.

Ciência para restaurar paisagens e recuperar ecossistemas

Uma das ações em destaque será o trabalho desenvolvido pela APTA REGIONAL de Pindorama na área de reflorestamento e restauração ambiental. Os visitantes poderão conhecer tecnologias voltadas à recuperação de áreas degradadas, incluindo a produção de mudas nativas, coleta e beneficiamento de sementes florestais, implantação de sistemas agroflorestais e a técnica de semeadura direta conhecida como “muvuca de sementes”.

As pesquisas apoiam programas estratégicos do Estado de São Paulo, como o Refloresta-SP e o Programa de Regularização Ambiental (PRA), contribuindo para a ampliação da cobertura vegetal, a conservação da biodiversidade, a proteção dos recursos hídricos e a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas.

Caminhos para a produção orgânica

A transição de sistemas convencionais para sistemas orgânicos também terá espaço na programação. A equipe da APTA REGIONAL de São Roque apresentará experiências e resultados de pesquisas que orientam produtores rurais na adoção de práticas sustentáveis de cultivo, com foco na melhoria da saúde do solo, redução de impactos ambientais, segurança alimentar e fortalecimento econômico das propriedades rurais.

As tecnologias e estratégias apresentadas demonstram que a conversão para sistemas orgânicos pode aliar viabilidade econômica, conservação ambiental e atendimento à crescente demanda dos consumidores por alimentos produzidos de forma sustentável.

Aromas, qualidade e agregação de valor no campo

Entre as atrações da feira estarão os trabalhos conduzidos pela APTA REGIONAL de Pindamonhangaba com plantas aromáticas e medicinais. Os visitantes poderão conhecer protocolos de produção artesanal de óleos essenciais e hidrolatos obtidos por arraste a vapor, desenvolvidos para agregar valor à produção agrícola e ampliar oportunidades para agricultores familiares.

Além de informações técnicas, serão apresentados materiais vegetais, amostras de óleos essenciais e hidrolatos, evidenciando o potencial dessas matérias-primas para os setores de alimentação, cosméticos, terapias integrativas e bem-estar.

PANC: biodiversidade que alimenta e gera oportunidades

Outro destaque será a coleção de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC), mantida pela unidade de Pindamonhangaba. Com aproximadamente 50 espécies cultivadas em sistemas agroecológicos, o trabalho busca ampliar o conhecimento sobre alimentos ainda pouco explorados comercialmente, mas com elevado potencial nutricional, ambiental e econômico.

Durante a feira, o público poderá conhecer espécies como araruta, amendoim amazônico, cará-do-ar e mangarito, além de compreender como essas culturas contribuem para a diversificação alimentar, a preservação da sociobiodiversidade, a segurança alimentar e a geração de renda para agricultores familiares.

Rede de Agroecologia apresenta estratégias para o futuro da agricultura

A Bio Brazil Fair também será palco para a apresentação das ações da RAR – Rede de Agroecologia Regional, iniciativa que reúne pesquisadores de diferentes unidades da APTA REGIONAL em torno dos princípios da agroecologia.

Os projetos desenvolvidos pela rede envolvem sistemas agroflorestais, segurança alimentar, conservação da biodiversidade, fortalecimento da agricultura familiar, mercados de circuitos curtos de comercialização e estratégias de adaptação às mudanças climáticas. O objetivo é promover sistemas produtivos mais resilientes, sustentáveis e preparados para responder aos desafios ambientais, sociais e econômicos do futuro.

Aproximando ciência, produtores e consumidores

A participação da APTA REGIONAL e da CATI na Bio Brazil Fair 2026 reforça o compromisso das instituições com a geração e transferência de conhecimento científico voltado ao desenvolvimento sustentável da agricultura paulista. Ao reunir pesquisadores, extensionistas, produtores rurais, empresas e consumidores, o evento cria um ambiente propício para a difusão de tecnologias e a construção de soluções inovadoras capazes de enfrentar os desafios ambientais e produtivos do presente e do futuro.

Serviço

Bio Brazil Fair 2026

Data: 10 a 13 de junho de 2026
Horário: das 10h às 20h
Local: Distrito Anhembi – São Paulo (SP)

Logo Governo