Produção Rural

Bem-vindo à sessão de Produção Rural. Reunimos aqui informações e serviços oferecidos pela Secretaria e seus institutos e coordenadorias que auxiliam seu cotidiano de trabalho. Aqui você encontrará tudo o que podemos lhe oferecer para que você possa tirar o máximo de proveito.
CATI - Coordenadoria de Assistência Técnica Integral
Análise física fisiológica de sementes - Coordenadoria de Assistência Técnica Integral

Visa determinar a qualidade das sementes por meio de determinação de pureza, umidade, germinação, vigor, sementes nocivas e adicionais (peneira, peso hectolítrico e outras). São realizadas de acordo com as metodologias descritas nas Regras para Análise de Sementes (RAS) ou, no caso de comércio internacional, das Regras da Associação Internacional de Análise de Sementes.

CATI - Coordenadoria de Assistência Técnica Integral
Apoio à recuperação de áreas degradadas por grande erosões

A CATI apoia os agricultores cujas propriedades apresentam áreas degradadas por grandes erosões – RADGE na recuperação destas áreas, desenvolvendo sistemas integrados de produção agropecuária. Estas atividades são passíveis de subvenção econômica pelo FEAP/BANAGRO e correspondem ao reembolso parcial das despesas efetuadas pelos produtores rurais na adoção das práticas recomendadas, desde que enquadrados como beneficiários e detenham autorização de execução de prática reembolsável emitida pela SAA, através da CATI e obedecendo às leis ambientais. Este apoio contempla desde a divulgação do programa entre os produtores prioritários, à elaboração do projeto técnico, até o acompanhamento da execução das atividades.

Instituto de Pesca
Assessorias, Consultorias, Orientações Técnicas e Treinamentos

Assessoria, Consultoria e Assistência Tecnológica em Pesca, Produção Pesqueira Marinha e Produtos de Pescado – Projetos de Aquicultura Continental e Maricultura. Orientação Técnica para o cultivo de organismos aquáticos. Treinamento técnico sobre pesca e manejo de recursos pesqueiros continentais, destinado a pescadores e policiais ambientais. Palestras, cursos, seminários, dias-de-campo e afins nas áreas de pesca e aquicultura (peixes, crustáceos, moluscos e rã), com o objetivo de divulgar e debater resultados de pesquisa.

CODEAGRO - Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios
Assistência ao Associativismo e Cooperativismo - Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios

Por meio de atendimentos “in loco” e à distância, o ICA - Instituto de Cooperativismo e Associativismo presta assessoria técnica às organizações de produtores rurais em todas as etapas, desde a mobilização e capacitação dos integrantes, passando pela pré-constituição e constituição até o auxílio técnico e administrativo do grupo já formalizado. Realiza estudos temáticos acerca da Organização Social Rural, além de promover a capacitação de diversos agentes do agronegócio através de cursos, palestras e publicações. Assim também, em estudos de viabilidade socioeconômica das organizações, bem como auxiliar na elaboração de projetos especiais, tais como os de compra pública de alimentos e de fomento ao associativismo e cooperativismo.

CODEAGRO - Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios
Bom Preço Agricultor Rural-Codeagro

O Projeto Bom Preço do Agricultor tem por objetivo articular ações que visem o desenvolvimento a economia regional, agregando valor à pequena e média produção de hortifrutigranjeiros, bem como de produtos agropecuários e agroindustriais. O projeto cria canais diretos de escoamento para esta produção, do produtor ao consumidor e, dessa forma, disponibiliza produtos com preços abaixo dos praticados no mercado. Atende às Entidades Privadas sem fins lucrativos, Cooperativas e Associações dos 645 municípios do Estado de São Paulo.

CODEAGRO - Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios
Certificação de Produtos Agrícolas, Pecuários e Agroindustriais – Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios

Criado pela Lei n.º 10.481, de 29 de dezembro de 1999, que instituiu o Sistema de Qualidade, o Selo “Produto de São Paulo” promove a certificação de produtos agrícolas, pecuários e agroindustriais que possuam qualidade superior diferenciada, através do controle de todo o processo produtivo, dentro do princípio conhecido como “da semente ao prato”. A adesão é voluntária e as normas e padrões são estabelecidos pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento e pelas cadeias produtivas reunidas nas Câmaras Setoriais da Codeagro. Atualmente, é possível solicitar o Selo para café gourmet, café superior, carvão vegetal, algodão, suíno, bovino, avestruz, cachaça e cachaça envelhecida.

CODEAGRO - Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios
Compras Públicas - PPAIS PNAE-ICA

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do site de sua Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), faz o trabalho de divulgação e fomento das Compras Públicas da Agricultura Familiar. O objetivo desta iniciativa é facilitar o acesso dos agricultores familiares aos programas PPAIS (Programa Paulista da Agricultura de Interesse Social) e PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). Os programas fazem com que o Estado se torne o principal comprador dos produtos da agricultura familiar, sendo uma forma de incrementar a renda do agricultor e, dessa maneira, melhorar a sua qualidade de vida. Sabendo das dificuldades dos gestores estaduais e municipais responsáveis pelas compras públicas em encontrar referencias institucionais de preços, a Codeagro desenvolveu um sistema consolidado de preços praticados nas compras públicas, com a finalidade de dar transparência aos processos. Os dados são públicos e estão disponíveis no site da Coordenadoria.

Defesa Agropecuária - Estado de São Paulo
Consulta dos Cadastros de Borbulheiras, Viveiros e Depósito de Mudas

Serviço de consulta aos cadastros vigentes das Borbulheiras, Viveiros e Depósito de Mudas Cítricas no Estado de São Paulo. Também podem ser visualizados os cadastrados de Viveiros de Muda de Café e Seringueira.

Instituto de Zootecnia
Consultoria-Instituto Zootecnia

Consultoria em tecnologia para a Produção Animal.

CODEAGRO - Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios
Declaração De Regularidade e Funcionamento Exclusiva Do FEAP

Para ter acesso ao crédito do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (FEAP), inicialmente, a cooperativa ou associação deverá encaminhar ao ICA uma relação de documentos que será analisada para que seja emitida a “Declaração de Regularidade e Funcionamento Exclusiva do FEAP” que terá validade até 31 de março do ano subsequente.

CATI - Coordenadoria de Assistência Técnica Integral
Desenvolvimento de metodologias e tecnologias - Coordenadoria de Assistência Técnica Integral

Desenvolve e executa projetos de pesquisa visando ao desenvolvimento de métodos para análise de espécies nativas, conservação, sanidade e vigor de sementes. Gera subsídios técnicos, permitindo a inclusão, nas Regras de Análise de Sementes, de novas espécies. Atua em parceria com Universidades e Instituições de Pesquisa (ESALQ-USP, UNESP, Secretaria do Meio Ambiente-SP, IAC, Rede Rio-São Paulo de Sementes Florestais FNMA/MMA), e conta com auxílio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo FAPESP.

CATI - Coordenadoria de Assistência Técnica Integral
Disponibilização de dados da REDE DATACLIMA - Coordenadoria de Assistência Técnica Integral

A CATI em parceria com a APTA, e suporte pelo FEHIDRO e pela FUNDAG disponibiliza por meio de seu site, um novo modelo de agregação e acesso às informações .agrometeorológicas, baseadas no CIIAGRO, INFOSECA e SIASECA, de modo a dar melhores opções e maneiras de mitigar os efeitos dos extremos climáticos e da vulnerabilidade da agricultura e ambiente às adversidades meteorológicas. Este formato facilita o planejamento das atividades agrícolas e é voltado aos agricultores, extensionistas e sociedade em geral.

CATI - Coordenadoria de Assistência Técnica Integral
Elaboração e acompanhamento dos projetos técnicos da Linha de Financiamento INTEGRA-SP

A linha de financiamento INTEGRA­SP – Lavoura, pecuária e floresta possui como objetivos: a preservação e recuperação dos solos e recursos hídricos; a recuperação de pastagens, o aumento da produtividade animal por área (carne e leite), a melhoria de renda e da qualidade de vida no ambiente rural, e a preservação ambiental e mitigação da emissão de gases de efeito estufa dentre outras.

Instituto de Zootecnia
Informações sobre Tecnologia para a Produção Animal – Instituto de Zootecnia

Informações técnicas sobre a criação, manejo, reprodução, melhoramento genético, nutrição, pastagens, ambiência, biotecnologia e aspectos mercadológicos aplicados à produção animal. Agregação de valores relacionados à gestão da qualidade dos produtos de origem animal, focando o atendimento das conformidades dos mercados interno e externo. Atendimento ao público, técnicos, produtores e estudantes na área de produção animal, subáreas de nutrição, reprodução, sanidade e conservação de forragens. Multiplicação e transferência de material genético de bovinos, pastagens, ovinos de várias raças, criadas nas dependências do IZ, por meio de vendas.

Instituto Agronômico
Infoseca

Informes imediatos das ações das adversidades meteorológicas sobre as atividades agrícolas e propondo maneiras de monitorar e reduzir os impactos negativos.

CATI - Coordenadoria de Assistência Técnica Integral
Levantamento Censitário das Unidades de Produção Agropecuária (LUPA)

O "Levantamento Censitário das Unidades de Produção Agropecuária" é uma atualização cadastral das Unidades de Produção Agropecuária do Estado de São Paulo (UPA), realizadas de 10 em 10 anos. É útil aos interessados em conhecer o universo de dados referentes a área cultivada, população da zona rural, infraestrutura e produção agropecuária do Estado de São Paulo, além de fornecer informações agrupadas por temas específicos em nível municipal como: tipo de culturas, tipo e número de tratores, número de empregados na propriedade, acesso a tecnologias (como computadores).

CATI - Coordenadoria de Assistência Técnica Integral
Participação nos Conselhos de Desenvolvimento Rural

A CATI participa por meio dos seus representantes, dos conselhos regionais e municipais de desenvolvimento rural do Estado de São Paulo, que possuem, dentre outras atribuições, a proposição de diretrizes para a política agrícola, levando em consideração os aspectos sociais e os recursos econômicos e naturais das diferentes regiões.

CODEAGRO - Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios
PNAE - Programa Nacional de Alimentação Escolar

Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE prevê o uso de no mínimo 30% dos recursos repassados pelo FNDE para a alimentação escolar, na compra de alimentos da agricultura familiar para serem servidos nas escolas da rede pública de ensino.

CODEAGRO - Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios
PPAIS - Programa Paulista da Agricultura de Interesse Social

PPAIS é uma ação do Governo do Estado de São Paulo que visa estimular a produção e garantir a comercialização dos produtos da agricultura familiar. O Programa faz com que o Estado se torne o principal comprador dos produtos da agricultura familiar, permitindo a melhora da qualidade de vida dos que trabalham no campo.

CODEAGRO - Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios
Projeto Estadual Hortalimento - Distribuição de Sementes de Hortaliças e Material Informativo

Instituído pelo Decreto n.º 50.233, de 10 de novembro de 2005, o Projeto Estadual Hortalimento possibilita a celebração de convênios com prefeituras municipais e entidades privadas, sem fins lucrativos, para transferência de recursos voltados à instalação de estufas e aquisição de equipamentos correlatos para o cultivo de hortaliças e plantas aromáticas em hortas hidropônicas ou em ambiente protegido. Hortas comunitárias de cultivo convencional também podem ser beneficiadas através do fornecimento de kits de sementes. A solicitação de sementes de hortaliças deverá ser feita a partir do preenchimento de formulário, disponibilizado no site da Codeagro www.codeagro.sp.gov.br Departamento de Abastecimento: Projeto Estadual Hortalimento que deverá ser assinado pelo solicitante e por engenheiro agrônomo da Casa da Agricultura do Município.

CATI - Coordenadoria de Assistência Técnica Integral
Saneamento Rural - Projeto Técnico de Fossa Séptica

Uma parceria criada entre a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral - CATI e a Embrapa, que tem como objetivos divulgar, incentivar e apoiar a construção de fossas sépticas e poços de maneira simples e barata, visando fornecer água potável e diminuir o perigo da contaminação.

CATI - Coordenadoria de Assistência Técnica Integral
Serviços de Mapeamento

Realização de serviços e confecção de produtos ligados ao mapeamento do estado de São Paulo, conforme Portaria CATI ­ 3, de 11­2­2010, que estabelece preços para produtos e serviços oferecidos pelo Centro de Informações Agropecuárias ­ CIAGRO/CATI.É possível a obtenção de mapas temáticos vetorizados, mosaicos ortorretificados e plotagens.

APTA - Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios
Serviços Relacionados à Apicultura - Polo Regional Vale do Paraíba - APTA Regional

São oferecidos os seguintes serviços voltados à produção apícola: - Abelha Rainha fecundada - Abelha Rainha virgem - Serviço de alveolagem de cera.

Instituto Agronômico
Serviços Tecnológicos para a Área Agrícola

Por meio do Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio de Engenharia e Automação, oferece serviços tecnológicos nas áreas de mecanização agrícola, de pós-colheita de flores, frutas, hortaliças, grãos e fibras, ensaios em tratores, semeadoras, pulverizadores, equipamentos de proteção individual agrícola e outros insumos e componentes utilizados em agricultura.

Instituto de Economia Agrícula
Softwares - ACANT

Com este novo software, o empresário agrícola vai calcular, com extrema facilidade, agilidade e segurança, as receitas e despesas de sua empresa. ACANT é a contabilidade ao alcance do seu tempo precioso.

Instituto Agronômico
Solos do Estado de São Paulo

Mapa de solos do estado de São Paulo

CATI - Coordenadoria de Assistência Técnica Integral
Análise de projetos do FEHIDRO - Fundo Estadual de Recursos Hídricos

Os recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos - FEHIDRO destinam-se a financiamentos, reembolsáveis ou a fundo perdido, de projetos, serviços e obras para realização de programas de proteção, recuperação, controle e conservação de recursos hídricos. Os interessados deverão procurar o Comitê de Bacia Hidrográfica em que estão situados. A CATI participa do FEHIDRO fazendo a análise e avaliação dos projetos enviados aos Comitês, portanto estes projetos não devem ser encaminhados diretamente à CATI e sim ao Comitê.

Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo
Certidão de Adimplência à Legislação de Uso, Conservação e Preservação do Solo Agrícola

É exigência da Companhia Estadual de Tecnologia e Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo - CETESB que as usinas de açúcar e álcool, estabelecidas no território paulista, tenham regularizadas suas propriedades agrícolas, e de seus fornecedores, no que estabelece a Lei de Uso e Conservação do Solo Agrícola.

Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo
Relatório Semestral de Inspeção do Cancro Cítrico e Greening

Relatório Semestral de Inspeção do Cancro Cítrico e Greening.

Instituto de Zootecnia
Análise Bromatológica - Van Soest

Análise de fibra em detergente neutro (FDN), fibra em detergente ácido (FDA), lignina, celulose, hemicelulose em amostras de forrageiras, rações, subprodutos e outros produtos destinados a alimentação animal.

Instituto de Pesca
Análise de água

Análises de qualidade da água (parâmetros físicos, químicos e biológicos) de ambientes naturais e artificiais, com vistas ao suporte de atividades de aquicultura, pesca e afins.

Instituto de Zootecnia
Análise microbiológica de leite para diagnóstico de mastite

Centro de Análise e Pesquisa Tecnológica do Agronegócio de Bovinos de Leite.

Instituto de Zootecnia
Análises micotoxicológicas em rações

Centro de Análise e Pesquisa Tecnológica do Agronegócio de Bovinos de Leite.

Instituto de Pesca
Análises Patológicas em Organismos Aquáticos

Análises de enfermidades em organismos aquáticos (hematologia, microbiologia, histologia e parasitologia).

Instituto Agronômico
Análises, Testes e Ensaios Laboratoriais de Solos e Plantas, Máquinas, Componentes e Insumos Agrícolas

São oferecidos os seguintes serviços: Ensaio de Proficiência IAC para Qualidade em Análise de Solos, Informação Sobre Interpretação de Análise de Solo, Análise de Fertilidade do Solo , Análise de Fertilizantes e Resíduos, Análise Física do Solo.

Instituto de Zootecnia
Avaliação de Bovídeos, Ovinos, Suínos e Insumos Destinados à Produção de Carne e Leite

Análises de xenobióticos em matriz animal, água, ração, solo, etc por imunoensaios - preço a definir conforme o caso.

APTA - Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios
Emissão de Laudos Técnicos de Eficiência e Praticabilidade Agronômica e de Fitotoxicidade para Fins de Registro de Agrotóxicos e Afins

Emissão de laudos técnicos de eficiência e praticabilidade agronômica e de fitotoxicidade para fins de registro de agrotóxicos e afins.

APTA - Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios
Diagnóstico de Phytophthora em Plantas Frutíferas - (UPD Sorocaba)

Detecção e identificação de patógenos do gênero Phytophthora em amostras de solo, substrato e raízes de plantas cítricas e outras frutíferas.

Instituto de Zootecnia
Exame de fezes (OPG) em ruminantes e equídeos

Exame de fezes de animais de interesse zootécnico (OPG) para diagnóstico de infestação parasitária.

Instituto Biológico
Exames

Exames nas áreas de Proteção Ambiental, Sanidade Animal, Sanidade Vegetal, Sanidade Avícola, resíduos de pesticidas.

Instituto Biológico
Exames - Área de Sanidade Avícola

Exames e diagnósticos realizados para o diagnóstico de doenças e avaliação de patógenos, em animais, para controle e laudos de sanidade.

Instituto Biológico
Exames - Área de Sanidade Vegetal

Exames e diagnósticos realizados para o diagnóstico de doenças e avaliação de patógenos, em vegetais, para controle e laudos de sanidade.

Instituto Biológico
Exames - Resíduos de Pesticidas

Desenvolvimento de métodos para análises de resíduos de pesticidas em alimentos, que possibilitem o aumento da qualidade e da capacidade laboratorial instalada. Monitoramento de resíduos de pesticidas em alimentos.

Instituto Biológico
Triagem Animal

Exames e diagnósticos realizados para o diagnóstico de doenças e avaliação de patógenos, em animais, para controle e laudos de sanidade.

CATI - Coordenadoria de Assistência Técnica Integral
Acesso ao PPAIS - Programa Paulista da Agricultura de Interesse Social

O Programa Paulista da Agricultura de Interesse Social - PPAIS é uma ação do Governo do Estado de São Paulo que visa estimular a produção e garantir a comercialização dos produtos da agricultura familiar. O Programa faz com que o Estado se torne o principal comprador dos produtos da agricultura familiar permitindo a melhora da qualidade de vida dos que trabalham no campo.

Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo
AGROTÓXICOS E AFINS

A fiscalização do comércio e uso dos agrotóxicos e afins é exercida no sentido de assegurar aos agricultores produtos de boa qualidade, bem como coibir o uso indevido e inadequado desses insumos.

Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo
CANCRO CÍTRICO

O cancro cítrico causado pela bactéria Xanthomonas citri subsp. citri é uma das doenças mais graves que a citricultura enfrenta no momento. A única medida de controle, até hoje, reconhecida mundialmente como eficiente é a realizada através do método de inspeção constante e eliminação de plantas contaminadas e daquelas consideradas suspeitas dentro de um determinado raio.

Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo
Conservação do Solo

A Fiscalização do uso, conservação e preservação do solo agrícola, visa o constante monitoramento das áreas agrícolas do Estado de São Paulo com o objetivo de minimizar os processos erosivos existentes, que na maioria das vezes apresentam-se em níveis superiores aos toleráveis.

Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo
EXPORTAÇÃO DE FRUTAS PARA A COMUNIDADE EUROPÉIA (PESC-EF)

Este programa objetiva viabilizar a exportação de frutas cítricas in natura para a Comunidade Européia, por parte do produtor/exportador que adere voluntariamente ao programa.

Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo
HUANGLONGBING - (HLB ou GREENING)

O controle do Huanglongbing (HLB), doença também conhecida como "Greening" ou "Amarelão", é um programa a nível nacional coordenado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento- MAPA.

Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo
Inspeção de Produtos de Origem Animal

O programa visa garantir a qualidade e inocuidade dos produtos de origem animal e seus subprodutos no Estado de São Paulo, promovendo a proteção da saúde pública.

Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo
PRODUTOS VETERINÁRIOS

O Programa visa garantir ao usuário acesso a produtos e insumos veterinários e produtos destinados à alimentação animal em condições adequadas de validade, acondicionamento e armazenagem.

Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo
Programa de Vigilância Fitossanitária da Produção de Materiais de Propagação da Seringueira

A Defesa Agropecuária (CDA) é o órgão responsável pela vigilância fitossanitária da produção de materiais de propagação de seringueira (mudas, sementes e borbulhas).

Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo
Programa Estadual de Controle da Anemia Infecciosa Eqüina

O Programa Estadual de Controle da Anemia Infecciosa Eqüina visa controlar a doença, desenvolver sistema eficaz de vigilância epidemiológica, estimular a participação comunitária na defesa sanitária animal e proteger o rebanho eqüídeo.

Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo
Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros

O Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros visa proteger os rebanhos suscetíveis à doença, mediante vacinação, controle dos transmissores e do trânsito de animais, desenvolver sistema eficaz de vigilância epidemiológica e estimular a participação comunitária na defesa sanitária animal, diminuindo o agravo à produção pecuária e preservando a saúde pública.

Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo
Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa

O Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa visa a manutenção do Estado como Área Livre de Febre Aftosa, através da realização de diversas atividades: vacinação obrigatória de bovinos e bubalinos, vigilância em propriedades rurais, georreferenciamento de fazendas, realização de inquéritos soroepidemiológicos, controle do trânsito, manutenção de sistema eficaz de vigilância epidemiológica, treinamento e capacitação do corpo técnico para atuação em emergências sanitárias, e estímulo à participação comunitária na defesa sanitária animal.

Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo
Programa Estadual de Sanidade Avícola

O Programa de Sanidade Avícola tem por objetivo controlar as Salmoneloses e Micoplasmoses Aviárias nos plantéis de reprodutoras, impedindo a difusão dos agentes infecciosos pela via de transmissão vertical, diminuindo o impacto na saúde animal e na saúde dos consumidores de produtos de origem avícola.

Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo
Programa Estadual de Sanidade dos Caprinos e Ovinos

O Programa Estadual de Sanidade dos Caprinos e Ovinos - PESCO visa controlar doenças que envolvem essas criações, desenvolver sistema eficaz de vigilância epidemiológica e sanitária, proteger o rebanho caprino e ovino e estimular a participação comunitária na defesa sanitária animal.

Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo
Programa Estadual de Sanidade Suídea (PESS)

O Programa Estadual de Sanidade Suídea tem por objetivo promover a vigilância sanitária e epidemiológica das doenças de suínos, sobretudo das doenças hemorrágicas como a Peste Suína Clássica e Peste Suína Africana.

Instituto Agronômico
Programa IAC de Qualidade em EPI – QUEPIA

Realização de ensaios necessários para Vestimentas para Riscos Químicos com Agrotóxicos.

Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo
SISTEMA DE MITIGAÇÃO DE RISCO DA SIGATOKA NEGRA - Mycosphaerella fijiensis

A Sigatoka Negra é uma praga quarentenária A2, causada pelo fungo Mycosphaerella fijiensis ( Morelet), em seu estádio perfeito e Paracercospora fijiensis (Morelet) Deighton, em seu estádio imperfeito.

Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo
SISTEMA DE MITIGAÇÃO DE RISCO DE Guignardia citricarpas

A Guignardia citricarpa (Phyllosticta citricarpa) é o fungo agente causal da pinta preta. Ele é específico de plantas cítricas, podendo infectar vários órgãos da planta.

Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo
VIGILÂNCIA FITOSSANITÁRIA DA PRODUÇÃO DE MATERIAIS DE PROPAGAÇÃO DE CITROS

O objetivo do programa é estabelecer e fiscalizar o atendimento de normas visando a conformidade fitossanitária da produção e comercialização de mudas, borbulhas e sementes de espécies cítricas produzidas no Estado de São Paulo.

Instituto de Zootecnia
Balanceamento de rações para bovinos leiteiros

Centro de Análise e Pesquisa Tecnológica do Agronegócio de Bovinos de Leite.

Instituto Biológico
Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Sanidade Animal (CPDSA)

O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Sanidade Animal (CPDSA) possui treze laboratórios dotados dos mais modernos equipamentos, coordenados por pesquisadores científicos especializados, treinados e qualificados para estudar a etiologia, taxonomia, epidemiologia, patologia, farmacologia, diagnóstico, tratamento, prevenção e controle de doenças infecciosas e parasitárias, incluindo as zoonoses.

Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo
Credenciamento de terceiros para emissão de documentos e realização procedimentos sanitários.

Profissionais habilitados para emissão de CFO e Méd. Vet. Cadastrados para atividades de sanidade animal.

Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo
EPIDEMIOLOGIA - Notificação de Suspeita ou Ocorrência de Doença Animal

Qualquer cidadão, organização ou instituição que tenha animais sob sua responsabilidade ou que tenha conhecimento de casos suspeitos ou casos confirmados de doenças animais, deve informar o fato ao Serviço Veterinário Oficial (SVO).

Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo
GEDAVE - Gestão de Defesa Animal e Vegetal

Sistema para Cadastro de popriedades rurais, Controle de Rebanhos, Declaração de Vacina contra Febre Aftosa e Declaração de Vacina contra Brucelose entre outros serviços.

Instituto de Zootecnia
Provas de Ganho em Peso (PGP)

Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio de Bovinos de Corte.

Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo
Registro de Estabelecimentos Comerciais Avícolas

Todos os estabelecimentos avícolas comerciais deverão ser registrados na Defesa Agropecuária da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo
SISP - CANCELAMENTO DE REGISTRO E/OU RÓTULO

O estabelecimento de produtos de origem animal poderá a qualquer tempo e com a sua conveniência solicitar o cancelamento do seu registro no SISP. Ao encerrar a produção de um ou mais produtos registrado, deverá solicitar o cancelamento do registro dos mesmos.

Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo
SISP - REGISTRO DE ESTABELECIMENTO

Um estabelecimento para manipulação/industrialização de produtos de origem animal necessita de registro em um órgão oficial para seu funcionamento. Dependendo da área de comercialização de seus produtos este registro será federal, estadual ou municipal.

Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo
SISP - REGISTRO DE ESTABELECIMENTO SOB FORMA ARTESANAL

A elaboração de produtos comestíveis de origem animal, sob a forma artesanal, será permitida exclusivamente aos produtores rurais que utilizarem matéria-prima de produção própria.

Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo
SISP - REGISTRO DE RÓTULOS NO SERVIÇO DE INSPEÇÃO DE SÃO PAULO

Os estabelecimentos produtores de produtos de origem animal registrados no SISP devem registrar seus produtos para lançá-los ao mercado. O registro do(s) produto(s) deve(m) ser(em) solicitado(s) após a autorização prévia do processo de registro de estabelecimento.

Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo
SISP - RELATÓRIOS E CHECK LISTS

Todo estabelecimento SISP deve entregar relatórios de produção até o dia 10 de cada mês subsequente no EDA que abrange sua localização.

Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo
SISP - SERVIÇO DE INSPEÇÃO DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL

O Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Estado de São Paulo – SISP – registra estabelecimentos industriais eestabelecimentos de produção artesanal.

Instituto Biológico
Triagem Animal

Exames e diagnósticos realizados para o diagnóstico de doenças e avaliação de patógenos, em animais, para controle e laudos de sanidade.

Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo
AGROTÓXICOS E AFINS - CADASTRO DE PRODUTO

Todo agrotóxico ou afim de uso agrícola, comercializado no Estado de São Paulo, com registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), deve ser cadastrado junto a Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo.

Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo
AGROTÓXICOS E AFINS - REGISTRO DE COMERCIANTE

Registro de empresas que comercializam agrotóxicos e afins de uso agrícola.

Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo
AGROTÓXICOS E AFINS - REGISTRO DE EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇO NA APLICAÇÃO

Registro de empresas que prestam serviço na aplicação de agrotóxicos e afins de uso agrícola.

Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo
AGROTÓXICOS E AFINS - REGISTRO DE EMPRESAS FABRICANTES, FORMULADORAS, MANIPULADORAS, IMPORTADORAS, EXPORTADORAS

Registro de empresas, fabricantes, formuladoras, manipuladoras, importadoras, exportadoras de agrotóxicos e afins de uso agrícola.

Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo
AGROTÓXICOS E AFINS - UREV - CADASTRO DE UNIDADE DE RECEBIMENTO DE EMBALAGENS VAZIAS

Cadastrado de unidades de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos e afins - UREV.

Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo
CADASTRAMENTO DE CASAS DE EMBALAGENS DE FRUTAS CÍTRICAS

Todo local que manipula, beneficia, embala e industrializa frutas cítricas, para qualquer finalidade, deve ser cadastrado na Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo.

Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo
CADASTRO DE BORBULHEIRA E PLANTAS MATRIZES DE CITROS

São coletados dados estruturais e de localização das borbulheiras, conteúdo dos materiais de propagação disponíveis e dinâmica das atividades de exames fitossanitários e fornecimento desses materiais, visando contar com dados para possibilitar a execução da fiscalização fitossanitária e disponibilizar meios para a rastreabilidade dos produtos.

Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo
CADASTRO DE PRODUÇÃO DE MUDAS CÍTRICAS

São coletados dados sobre a produção de mudas e o atendimento das exigências legais quanto a sanidade, para Certificação de Conformidade Fitossanitária.

Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo
CADASTRO DE PRODUÇÃO DE MUDAS DE CAFÉ

São coletados dados sobre a produção de mudas e o atendimento das exigências legais quanto a sanidade, para efeito de fiscalização fitossanitária.

Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo
CADASTRO DE PRODUTOR E VIVEIRO DE MUDAS CÍTRICAS

Os produtores de mudas cítricas, juntamente com os seus locais de produção (viveiros), têm que estar cadastrados, na Defesa Agropecuária.

Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo
CADASTRO DE VIVEIRO DE MUDAS DE CAFÉ

Os produtores de mudas de café, juntamente com os seus locais de produção (viveiros), têm que estar cadastrados, na Defesa Agropecuária.

Instituto Biológico
Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Sanidade Vegetal

O CPDSV possui oito laboratórios dotados de instalações modernas e com equipamentos de ponta, coordenados por pesquisadores científicos especializados em etiologia, taxonomia, epidemiologia, patologia, diagnóstico, tratamento, prevenção e controle de pragas e doenças de plantas cultivadas e pragas urbanas.

Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo
CFO/CFOC - CERTIFICAÇÃO FITOSSANITÁRIA – CFO/CFOC (PECF)

O objetivo da Certificação Fitossanitária é garantir a conformidade fitossanitária, assegurando a identidade, a origem do produto e a credibilidade do processo de rastreabilidade, dando sustentabilidade ao setor.

Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo
Exames - Área de Sanidade Vegetal

Exames e diagnósticos realizados para o diagnóstico de doenças e avaliação de patógenos, em vegetais, para controle e laudos de sanidade.

Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo
GEDAVE - Gestão de Defesa Animal e Vegetal

Sistema para Cadastro de popriedades rurais, Controle de Rebanhos, Declaração de Vacina contra Febre Aftosa e Declaração de Vacina contra Brucelose entre outros serviços.

Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo
PTV - CERTIFICAÇÃO FITOSSANITÁRIA - EMISSÃO DE PTV (PECF/ PEVSV)

A Permissão de Trânsito de Vegetais – PTV é o documento necessário para viabilizar o trânsito de vegetais para dentro ou fora do estado, de acordo com exigência específica ou, em caso de exportação, subsidiar a emissão do Certificado Fitossanitário – CF, do Certificado de Reexportação – CFR, com declaração adicional do MAPA.

Instituto Agronômico
Quarentenário

O IAC possui seu QUARENTENÁRIO, legalmente oficializado pela Defesa Agropecuária, desde 15 de maio de 1998 (D.O.U. nº 91). Atualmente está credenciado a realizar quarentena de plantas, inclusive em regime de contenção com plantas geneticamente modificadas – CTNBio (Certificado de Qualidade e Biossegurança nº 0065/98, D.O.U. nº 170).

Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo
SERINGUEIRA - CADASTRO DA ÁREA DE PRODUÇÃO DE SEMENTES

Os produtores de sementes de seringueira, juntamente com os seus locais de produção (área de produção) têm que estar cadastrados na Defesa Agropecuária – CDA.

Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo
SERINGUEIRA - CADASTRO DE DEPÓSITO DE MUDAS

Os depósitos de mudas de seringueira, têm que estar cadastrados, na Defesa Agropecuária.

Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo
SERINGUEIRA - CADASTRO DE JARDIM CLONAL

Os produtores de borbulhas de seringueira, juntamente com os seus locais de produção (jardim clonal), têm que estar cadastrados, na Defesa Agropecuária.

Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo
SERINGUEIRA - CADASTRO DE VIVEIRO DE MUDAS

Os produtores de mudas de seringueira, juntamente com os seus locais de produção (viveiros), têm que estar cadastrados, na Defesa Agropecuária.

Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo
SISTEMA DE MITIGAÇÃO DE RISCO – SIGATOKA NEGRA

Sistema de mitigação de risco é implantado nas áreas onde for detectada a presença da Sigatoka Negra, possibilitando aos produtores a comercialização dos seus produtos entre as Unidades da Federação, através da integração de diferentes medidas de manejo de risco da praga, desde a implantação da cultura até a comercialização.

Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo
UC - CERTIFICAÇÃO FITOSSANITÁRIA - INSCRIÇÃO DE UNIDADE DE CONSOLIDAÇÃO – UC (PECF)

A inscrição de Unidade de Consolidação – UC é um procedimento necessário para a emissão do Certificado Fitossanitário de Origem Consolidado – CFOC, ou seja, só é possível emitir CFOC para UC inscrita.

Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo
UP - CERTIFICAÇÃO FITOSSANITÁRIA - INSCRIÇÃO/ MANUTENÇÃO DE UNIDADE DE PRODUÇÃO – UP (PECF)

A inscrição/ manutenção de Unidade de Produção – UP é um procedimento necessário para a emissão do Certificado Fitossanitário de Origem – CFO, ou seja, só é possível emitir CFO para UP inscrita.

Instituto Biológico
Antígenos

Comercialização insumos imunobiológicos de tuberculinas e brucelose, para controle dessas zoonoses.

Instituto de Zootecnia
Produção de Reprodutores e Sêmen

Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio de Bovinos de Corte.

APTA - Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios
Venda de Alevinos e Ovos Embrionados de Truta Arco-Íris - Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Campos do Jordão

Além dos ovos embrionados e alevinos convencionais (sexos mistos) são comercializados dois produtos diferenciados, que promovem a melhoria da qualidade e da produtividade: 1) ovos embrionados e alevinos de truta arco-íris 100% fêmeas - indicados para produção da truta porção (300 gramas) 2) ovos embrionados e alevinos de truta arco-íris 100% fêmeas triplóides - indicados para a produção de truta de grande porte (pesos superiores a 1,5 kg)

CATI - Coordenadoria de Assistência Técnica Integral
Venda de Mudas e Sementes

A CATI disponibiliza sementes e mudas com garantia de qualidade genética, fisiológica e sanitária. Este compromisso foi atingido por meio de intensos trabalhos de desenvolvimento tecnológico e ensaios de campo.