Cidadão


Bem-vindo amigo Cidadão. Nesta seção nós oferecemos informações e serviços úteis para você. Estão à disposição nossas iniciativas e projetos pensados especialmente para a população paulista. Listamos as informações e serviços úteis que você pode acessar em nossa Secretaria.

A CATI, por meio do Centro de Treinamento, viabiliza aluguel/cessão des salas e auditório, para outras instituições públicas ou privadas. Para o acesso, disponibilizamos abaixo, a legislação vigente e os formulários para a solicitação destes serviços.

O Projeto Estadual Cozinhalimento, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, promove a instalação de cozinhas-piloto experimentais nos municípios paulistas.
O PDAM foi formulado para auxiliar os municípios a organizar as informações que servirão de subsídios aos agentes locais no planejamento e acompanhamento das atividades do setor agropecuários. Fundamenta com dados reais, o trabalho de estruturação do plano diretor agrícola e a escolha de ações prioritárias para implementar o desenvolvimento rural.
Atendimento a usuários internos e à comunidade em geral.
Atendimento presencial de consultas ao acervo e ao portal de periódicos da Capes.
Biblioteca com um acervo especializado em economia agrícola e assuntos correlatos, constituído de mais de 8.600 livros (LI), cerca de 26.000 boletins (BO), além de Folhetos (FO) e cerca de 3.300 títulos de periódicos. Atende usuários de instituições de pesquisa (pesquisadores e técnicos), instituições de ensino (professores e universitários), empresas particulares, consultores, entidades e público em geral.

Biblioteca especializada nas áreas de biologia de peixes, limnologia, aquicultura, métodos de pesca, tecnologia de pescado, oceanografia física e biológica e ecossistemas marinhos e continentais.

Acesso a informações bibliográficas na área de tecnologia e ciência de alimentos e de embalagens.

Área de acesso restrito para download de editais de concursos públicos.

Os cursos são compostos de aula teórica e prática, e possuem duração de aproximadamente 4 horas. Na aula teórica são abordados assuntos relacionados à nutrição e técnicas de preparo de alimentos, e acompanhado por nutricionista, a aula prática oferece ao aluno a oportunidade de desenvolver as receitas lecionadas e degustar ao final da preparação.

O Curso de Pós Graduação (Sanidade, Segurança Alimentar e Ambiental no Agronegócio), em nível de mestrado e doutorado, capacita profissionais para pesquisa e docência nas áreas das ciências do agronegócio.

Caso tenha interesse em estagiar no Instituto Biológico entre em contato com o Pesquisador Científico da área de desejada, ou no NQRH, informando-se sobre a documentação necessária. Tel 5087-1751 - E-mail: rh@biologico.sp.gov.br

Área de acesso restrito para download de editais de pregão eletrônico.

O Centro de P&D de Proteção Ambiental tem como objetivo o estudo dos impactos provocados pelas ações de controle de pragas e doenças, nas áreas de sanidade vegetal e animal, sobre o agroecossistema.

Exames e diagnósticos realizados para o diagnóstico de doenças e avaliação de patógenos, em animais, para controle e laudos de sanidade.

Análises ambientais: solo, água, Análise química e controle de qualidade de agrotóxicos e desinfestantes.

Exames e diagnósticos realizados para o diagnóstico de doenças e avaliação de patógenos, em animais, para controle e laudos de sanidade.

Desenvolvimento de métodos para análises de resíduos de pesticidas em alimentos, que possibilitem o aumento da qualidade e da capacidade laboratorial instalada. Monitoramento de resíduos de pesticidas em alimentos.

Exames e diagnósticos realizados para o diagnóstico de doenças e avaliação de patógenos, em vegetais, para controle e laudos de sanidade.

Exames nas áreas de Proteção Ambiental, Sanidade Animal, Sanidade Vegetal, Sanidade Avícola, resíduos de pesticidas.

Um fundo de documentos da História da Ciência do Brasil e do exterior. A consulta ao acervo é feita por meio de agendamento prévio e o interessado deverá entrar em contato pelo telefone (11) 5087-1703 ou e-mail dagostini@biologico.sp.gov.br

A exposição ‘Planeta Inseto’, exibe a importância desses organismos na vida humana. A mostra retrata, de forma lúdica e interativa, os diversos aspectos sobre os insetos, sensibilizando o público para sua importância na sustentabilidade ambiental, produção de alimentos e saúde pública. Configura o único Jardim Zoológico de insetos do Brasil, autorizado pelo Ibama e pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

Difusão de conhecimentos originados do estudo do ambiente aquático e da tecnologia aplicada na exploração racional dos recursos marinhos e estuarinos.

Difusão de conhecimentos originados do estudo do ambiente aquático e da tecnologia aplicada na exploração racional dos recursos de águas continentais.

Consulta a toda legislação do Estado para o Agronegócio.
Leis e Decretos relacionados à Defesa Sanitária Paulista.

A Ouvidoria da Secretaria de Agricultura e Abastecimento é um canal disponibilizado pelo Governo do Estado de São Paulo, para que você, cidadão, apresente suas dúvidas, sugestões, reclamações, denúncias ou elogios sobre os serviços prestados por nossa Secretaria.

O Instituto Biológico apresenta o projeto “Ciclos Econômicos Agrícolas”. Este projeto visa à integração de estudantes, dentro de um contexto pragmático, apresentando as culturas do pau-brasil, da cana-de-açúcar, da seringueira e do café, de uma forma didática, provocando os alunos a terem uma concepção diferente dos vários ciclos. Eles poderão ver e sentir cada folha, cada tronco e conhecer as demais curiosidades que possam elevar a sua imaginação para além das fronteiras do conhecimento dessas culturas que fazem parte da história do Brasil.

Informações e agendamento de Visita ao Cafezal do Instituto Biológico.

Importante opção de turismo dentro da cidade, o cafezal do Instituto Biológico é o maior do gênero instalado em área urbana, formando uma grande área verde no centro da capital paulista.

Este projeto visa à integração de estudantes, dentro de um contexto pragmático, apresentando as culturas do pau-brasil, da cana-de-açúcar, da seringueira e do café, de uma forma didática, provocando os alunos a terem uma concepção diferente dos vários ciclos.