SAA - Em Ribeirão Preto, Manual Técnico Operacional do Programa de Regularização Ambiental Rural (PRA) é lançado!


Dia histórico para o agro paulista, sustentável e inovador! Hoje, o vice-governador Rodrigo Garcia, o secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Itamar Borges, e o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, lançaram o Manual Técnico Operacional do Programa de Regularização Ambiental Rural (PRA), em evento em Ribeirão Preto.

O lançamento do manual faz parte do Programa Agro Legal, que tem o objetivo de auxiliar na regularização das propriedades rurais de acordo com o Código Florestal. No evento, também foi assinada uma resolução conjunta entre SAA e SIMA para regularização do PRA em SP. A meta é que das 360 mil propriedades paulistas, 100 mil tenham o CAR homologado no Estado até o final do ano.

"Hoje estamos celebrando a segurança jurídica, que dá tranquilidade ao meio ambiente e a agricultura. Colocamos todos na mesma mesa e procuramos um consenso daquilo que parecida impossível. Somos um Estado de muito desenvolvimento, mas que preserva o meio ambiente", explica Garcia.

Os produtores paulistas terão orientação técnica e tecnologia para diagnosticar sua área, monitorar e acompanhar todo o processo, permitindo abertura de novos mercados, valorização dos produtos e da propriedade, além do reconhecimento oficial de regularidade ambiental, facilitando o acesso a crédito e a benefícios estatais.

"Hoje estamos vivendo um dia histórico, que está acontecendo porque o governador João Doria e o vice Rodrigo Garcia apoiam o agro, o meio ambiente, buscando equilíbrio e nossos parlamentares, que buscam construir pontes. Quero hoje agradecer ao produtor rural, o apoio da Faesp e de todas as entidades do agro. Esta foi uma construção conjunta desse importante instrumento, que faz toda a diferença e era tão aguardado pelo agro", afirma Borges.

"Estamos hoje comemoramos uma grande conquista de São Paulo e, por isso, agradeço ao Rodrigo Garcia pela condução desse trabalho, trilhando o caminho do bom senso. Foram centenas de horas de discussões para que pudéssemos chegar a esse documento, que representa o orgulho da regulamentação do PRA e da união do meio ambiente e agro", disse Penido.

Ao lado do vice-governador e do secretário-executivo, Francisco Matturro, Borges assinou convênio com 60 municípios para levar o programa Rotas Rurais, que fornecerá um CEP rural a população do campo. O programa é desenvolvido pela Secretaria de Agricultura, por meio do Instituto de Economia Agrícola (IEA) com apoio da CATI-CDRS, e tem parceria com a Google. Com as novas assinaturas, 361 convênios foram formalizados com os municípios e 65 deles já tiveram mapeamento concluído.

O evento também marcou o lançamento de três novas variedades de cana para o setor sucroenergético desenvolvidas pelo Instituto Agronômico (IAC), ligado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). As novas variedades, chamadas de IACCTC05-2562, IACSP04-6007 e IACCTC05-9561, têm elevada produtividade e resistência às principais doenças da cultura, porte ereto e com indicação para diversos ambiente, além de ótimos desempenhos para diferentes regiões brasileiras, como SP, GO, MS, PA, BA e TO.

Estiveram presentes: os deputados federais Baleia Rossi, Ricardo Silva, Arnaldo Jardim e Geninho Zulliani; Evandro Gussi, presidente da Unica; Mônika Bergamaschi, presidente da Abag-RP; Eduardo Trani, secretário-executivo de Meio Ambiente da SIMA; Sérgio Marçon, coordenador da CFB; Luís Gustavo, diretor de sustentabilidade da CATI-CDRS; Francisco Martins, assessor da CATI-CDRS; Cristina Murgel, diretora de biodiversidade da SAA; Bruno Rangel e Geraldo Martins, diretor da Orplana e diretor da Socicana; Luiz Alberto Zavanella, diretor agrícola do Grupo Pedra Industrial; Luís Gustavo Teixeira, diretor agrícola e de tecnologia do Grupo São Martinho.

MANUAL TÉCNICO DISPONÍVEL PARA DOWNLOAD AQUI:   https://www.cdrs.sp.gov.br/portal/produtos-e-servicos/servicos/pra-programa-de-regularizacao-ambiental