V Conferencia Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional será realizada em Marília

Postado em: 31/08/2015 ás 19:08 | Por: erick

LOGO_V_CONFERNCIA_ESTADUAL_SP_800x653Com objetivo de promover o debate para construção de políticas públicas que contribuem e garantem o direito humano a ter acesso à alimentação adequada e saudável, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Consea), realizará nos dias 24 e 25 de setembro a V Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional-SP, com o tema “Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar”. A abertura oficial da Conferência ocorre no dia 24, às 14 horas, no auditório da Universidade de Marília (Unimar), em Marília, e contará com as presenças do secretário de Agricultura Arnaldo Jardim; o presidente do Consea, Érico Antônio Pozzer; o prefeito de Marília, Vinicius Almeida Camarinha; o vice-prefeito de Marília, Sérgio Lopes Sobrinho; a Pró-reitora da Unimar, Fernanda Mesquita Serva, além de autoridades convidadas, observadores, representantes da sociedade civil e do poder público eleitos nas conferências regionais.

Educação alimentar, abastecimento e acesso ao alimento, agricultura familiar e urbana e periurbana estarão entre os assuntos abordados nos dois dias do evento, assim como a identificação dos municípios e regiões com maior concentração de pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar e nutricional.

Os debates ocorrerão em torno de três eixos pré-determinados, com objetivo de identificar os avanços e os obstáculos. No eixo I - Comida de verdade: avanços e obstáculos para a conquista da alimentação adequada e saudável e da soberania alimentar. No eixo II - Dinâmicas em curso, escolhas estratégicas e alcances da política pública. E, no eixo III - Fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

Na pauta estarão também a segurança alimentar visando à inclusão social, a prevenção de doenças relacionadas à fome e inadequação alimentar como diabetes, obesidade e hipertenção. Além da elaboração de estratégias que garantem o acesso a alimentos com qualidade e saudabilidade.

De acordo com Érico Pozzer, presidente do Consea, o propósito principal do evento será de ampliar a participação da sociedade e fortalecer os compromissos políticos para a promoção da segurança alimentar em torno da construção e implementação do Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, que será constituído com base nas discussões e propostas resultantes desta conferencia e encaminhadas a 5ª Conferencia Nacional. “A Conferencia é um grande passo na busca da efetivação do direito inalienável à alimentação adequada e saudável”, disse.

A V Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de São Paulo foi oficializada pelo Governador Geraldo Alckmin, por meio do Decreto nº 61.300, publicado no Diário Oficial de 12 de junho de 2015.

O secretário de Agricultura Arnaldo Jardim ressaltou a importância da iniciativa no desenvolvimento social e nutricional, principalmente de crianças em idade escolar. E, destacou o compromisso do Governo do Estado de São Paulo na promoção de políticas publicas para assistência de pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional. “Estamos atendendo a determinação do Governador Geraldo Alckmin em fortalecer a segurança alimentar com intuito de fomentar e discutir ações que possam garantir a todos o direito à alimentação saudável e adequada”, pontuou.

Durante a V Conferência será realizado o processo de seleção dos representantes governamentais e da sociedade civil do estado de São Paulo, para a 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – “Comida de verdade no campo e na cidade”, que será realizada entre os dias 3 e 6 de novembro, em Brasília.

O Consea/SP é responsável pela coordenação e organização da V Conferência Estadual e conduzirá todos os trabalhos. O evento conta com o apoio da prefeitura de Marília, da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e da Unimar. Mais detalhes podem ser encontrados em: http://www.consea.sp.gov.br.

Serviço:

A Unimar está localizada na Avenida Hygino Muzzy Filho, 1001, em Marília.

Por Eli dos Santos

Mais informações:
Assessoria de Imprensa - Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

saacomunica@sp.gov.br