Simpósio de compras públicas evidencia potencial de aquisição de produtos da agricultura familiar por órgãos governamentais na região sudeste

Postado em: 29/05/2017 ás 18:36 | Por: Comunicação SAA

Cerca de 500 representantes das administrações públicas municipal e estadual, cooperativas e associações de produtores rurais participaram na sexta-feira, 26 de maio de 2017, do Simpósio “Compras de Alimentos da Agricultura Familiar para atendimento de órgãos públicos”. O evento realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário teve o apoio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e da Prefeitura de São José dos Campos.

Realizado no Parque Tecnológico do município, o Simpósio contou com uma exposição de produtos agropecuários provenientes de cooperativas e associações paulistas, além de uma programação de painéis e debates voltados ao fomento da agricultura familiar, por meio da aquisição dos produtos pelo setor público, ressaltando as possibilidades de geração de renda e empregos ao setor.

De acordo com o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Caio Tibério Dorneles da Rocha, o seminário tem sido promovido em todo o País e, em São Paulo, contou com o forte apoio da Pasta Estadual. “A Secretaria de Agricultura e Abastecimento tem uma grande capacidade de organização e mobilização de cooperativas e associações. Em São Paulo, há o potencial de R$ 124 bilhões de empresas federais que podem adquirir produtos da agricultura familiar”, afirmou Rocha. “Neste evento, contamos ainda com a presença de Estados como o Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, que representam cerca de R$ 1 bilhão de recursos para compras dessa produção de qualidade proveniente da agricultura familiar”, complementou.

A abertura do evento contou com a presença de dirigentes de várias frentes da Secretaria que promovem o apoio à agricultura familiar como o titular da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro) e secretário-executivo do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável paulista (Consea-SP), José Valverde Machado Filho. De acordo com Machado, o fortalecimento do debate sobre a saudabilidade dos alimentos e a prioridade de apoio ao pequeno e médio produtor rural são diretrizes do secretário Arnaldo Jardim e do governador Geraldo Alckmin para a Pasta.

O titular da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), João Brunelli Junior, apresentou os projetos e ações executados pelo órgão como o Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável – Microbacias II - Acesso ao Mercado e a emissão das declarações de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP) e de Aptidão ao Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap).

Já o diretor do Instituto de Cooperativismo e Associativismo (ICA), Diógenes Kassaoka, forneceu aos produtores orientações sobre o Sistema de Compras Públicas da Agricultura Familiar, ferramenta eletrônica desenvolvida pela Secretaria de Agricultura, por meio da Codeagro, para facilitar o acesso aos certames de compras públicas da agricultura familiar em andamento em todo o Estado e, ao mesmo tempo, fornecer suporte aos gestores públicos na elaboração de editais mais claros e transparentes.

O secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico de São José dos Campos, Alberto Alves Marques Filho, comemorou a realização do evento, evidenciando a importância do debate. “Não há nação que possa progredir se não tomar conta da segurança alimentar e nutricional. Os produtores rurais que aqui estiveram saem na frente, pois puderam verificar o potencial que há para as compras públicas, inclusive para outros Estados. Hoje, os sistemas de compras públicas governamentais estão cada vez mais acessíveis”, avaliou.

Por: Paloma Minke