Seminário no Instituto Biológico discute sustentabilidade nas cadeias de aves e suínos

Postado em: 03/06/2016 ás 16:43 | Por: Comunicação SAA

Secretário Arnaldo Jardim e secretário-adjunto Rubens Rizek estiveram no eventoA Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Instituto Biológico (IB) e a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) realizaram na quinta-feira, 02 de junho, na sede do IB, em São Paulo, o Seminário de Sustentabilidade da Cadeia Produtiva de Aves e Suínos. O evento reuniu pesquisadores, técnicos das áreas de sanidade e extensão rural e profissionais das agroindústrias do setor. O evento contou com a participação do secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, e se seu Adjunto, Rubens Rizek Jr.

Ariel Mendes, diretor de Produção da ABPA, cumprimentou Arnaldo Jardim por sua gestão na Secretaria de Agricultura e lembrou que o deputado assumiu a Pasta no momento em que questões relacionadas à sanidade das criações eram preocupação internacional. O surto de Influenza Aviária (H5N1) que acometeu os plantéis norte-americanos, em maio de 2015, e teve 222 focos registrados, forçou o sacrifício de 48 milhões de aves no País e colocou a comunidade mundial em alerta.

Imediatamente, Arnaldo Jardim orientou a equipe quanto à necessidade de implantação das medidas contidas no Programa de Sanidade Avícola, cujo objetivo é controlar as patologias nos plantéis, impedindo a difusão dos agentes infecciosos e evitando o risco para a saúde animal e dos consumidores de produtos de origem avícola, por meio de ações de inspeção, acompanhamento, fiscalização, controle de trânsito e descarte de aves. Para avaliar a circulação dos vírus de Influenza Aviária e Doença de New Castle em nossos plantéis foi realizado no Estado de São Paulo um inquérito soro-epidemiológico. Nos estabelecimentos, selecionados de forma aleatória, técnicos da Secretaria de Agricultura que atuam na Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) realizaram coletas de amostras de sangue e suabes da traqueia e cloaca das aves.

Mendes ressaltou, ainda, a ação conjunta das secretarias de Agricultura, por meio da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), Meio Ambiente e Segurança Pública, capitaneada por Arnaldo Jardim, que organizou uma caravana para percorrer o Estado e alertar a cadeia produtiva sobre a importância de adotar, e manter, as boas práticas de manejo, colocando o setor em alerta. Foram realizadas reuniões em Bastos, Boituva, Campinas, Orlândia, Registro e Votuporanga, regiões que concentram grande produção de carne de frango e ovos, com objetivo de manter a sanidade nos plantéis. Paralelamente, foi instituído o Comitê de Sanidade Avícola, que desenvolveu e está implantando o Programa de Regionalização de Bastos – um instrumento que visa a proteção do setor avícola de uma região, empresa ou conjunto de estabelecimentos para evitar a contaminação ou, caso isso não seja possível, restringir a circulação do vírus a um espaço controlado.

Arnaldo Jardim agradeceu as palavras de Mendes, dizendo que o diretor da ABPA tinha feito um belo resumo das ações da Secretaria de Agricultura. O secretário lembrou aos presentes a existência de uma plantação de café nas terras do IB, o maior cafezal em zona urbana do País, que abrirá suas portas no próximo sábado (04/06) para que a população possa vivenciar a experiência da colheita do produto. Esse tipo de iniciativa, comentou Arnaldo Jardim, é simbólica porque aproxima a população de uma atividade considerada arcaica, mas que tem sido responsável pelo equilíbrio das balanças comerciais paulista e brasileira.

O secretário afirmou que recebeu do governador Geraldo Alckmin a missão de buscar uma agricultura sustentável, que se desenvolva em harmonia com o meio ambiente. Para isso, ações como a criação do grupo de trabalho para elaboração do Plano de Agricultura de Baixo Carbono (ABC) e programas para estimular o uso correto de agroquímicos foram estimuladas. Oferecer assistência técnica e extensão rural com objetivo de aumentar a produtividade e competitividade, especialmente para os pequenos e médios produtores. Diminuir a distância entre a inovação tecnológica desenvolvida nos Institutos de Pesquisa da Pasta e a produção e buscar a saudabilidade dos alimentos são desafios que vem enfrentando, e vencendo, dia a dia.

Na sequência, Rubens Rizek, secretário-adjunto, apresentou uma palestra sobre os programas de gestão ambiental para aves e suínos que a Secretaria de Agricultura está desenvolvendo. Rizek destacou a regularização ambiental, realizada a partir do Cadastro Ambiental Rural (CAR), que, em São Paulo, conseguiu a adesão de 93% dos imóveis rurais. Explicou que o próximo passo é a elaboração do Programa de Regularização Ambiental (PRA). Falou sobre o fomento à adoção de novas tecnologias de manejo e tratamento adequado de dejetos, como as desenvolvidas para construção de um biodigestor portátil para produção de energia e da compostagem de dejetos e carcaças de animais mortos, bem-estar animal, precocidade, aproveitamento e nutrição, ressaltando a perfeita sintonia entre as atividades da Pasta e as prioridades destacas pelo governador do Estado.

As outras palestras apresentadas foram: Programa ABC e o Projeto de Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono, apresentada por Sidney Filgueira de Medeiros, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); Pegada de Carbono e Hídrica nas cadeias de aves e suínos, por Janile Piccoli da BRF alimentos;  Gestão da Água na produção de aves e suínos, por Paulo Armando de Oliveira, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Código Florestal e licenciamento Ambiental, por Rodrigo Justus, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA); e Código Florestal e sua aplicabilidade, pelo deputado federal Valdir Colatto.

Por: Nara Guimarães

Fotos: João Luiz