Semana Luiz de Queiroz reforça parceria entre Secretaria e Esalq para levar conhecimento ao campo

Postado em: 06/10/2015 ás 19:43 | Por: erick

Destaque_1A parceria entre a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP), para a geração de conhecimento a ser transferido ao campo foi destaque na abertura da 58ª Semana Luiz de Queiroz, realizada em Piracicaba, no dia 6 de outubro de 2015.

O tradicional evento da Escola Superior de Agricultura contou com transferência de Gabinete do secretário de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, que assinou um protocolo de intenções para oficializar a já boa e produtiva relação entre Secretaria, por meio da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), e Esalq para levar as inovações das pesquisas científicas ao agropecuarista.

O objetivo do documento é oficializar uma troca de experiências que já é feita de maneira informal, mas agora ganha aparato oficial para se desenvolver. Com vigência de dois anos, o Protocolo tem como objetivo desenvolver o agronegócio paulista, incluindo a agricultura familiar, por meio de ações como o intercâmbio de universitários para os institutos de pesquisa da Pasta como o Instituto Biológico (IB), o Instituto de Zootecnia (IZ) e o Instituto Agronômico (IAC), de Campinas.

A Semana Luiz de Queiroz reúne representantes de importantes instituições produtoras de conhecimento para o setor agropecuário, afinadas no objetivo de aumentar a produtividade no campo e garantir que o setor agropecuário continue sendo o esteio da balança comercial brasileira em tempos de crise financeira.

Com a transferência de Gabinete para o evento, a Secretaria reconheceu a importância da Escola Superior na formação de profissionais que atuarão no meio rural. “A história da Esalq se confunde com a própria história da agricultura paulista. Daqui saíram brilhantes iniciativas para a agricultura do Estado de São Paulo. A Esalq está associada a muitos dos paradigmas que dão excelência ao setor agropecuário”, elogiou Arnaldo Jardim.

Para o secretário, a busca por novas referências e parcerias é essencial para o setor manter seu desenvolvimento e não ser abatido pela crise que derruba os indicadores da economia do Brasil.

O alinhamento entre as duas instituições se dá ainda pelas premissas que guiam seus trabalhos. “Ao seguir as orientações do governador Geraldo Alckmin, a Secretaria trabalha equilibrando preservação ambiental e produtividade no campo, dá atenção especial ao pequeno produtor e une as duas pontas da tecnologia: pesquisa e produtor rural”, ressaltou o secretário.

Diretor da Esalq, o engenheiro agrônomo Luiz Gustavo Nussio destacou a ampla relação da instituição de ensino com a Pasta. “Temos uma longa história de colaboração”. Para ele, a 58ª Semana Luiz de Queiroz “é uma oportunidade para renovarmos as nossas intenções com a Secretaria”.

Amizade

Com a assinatura, a Secretaria manisfestou seu interesse institucional, e busca junto com a Esalq fomentar experimentos, projetos, iniciativas e a troca de informações, visando ganhos para os agropecuaristas e a população paulista. “Este dia é um indicador do que deve ocorrer nos outros 364 dias do ano: a universidade ser um instrumento de prestação de serviço à sociedade”, apontou Marco Antonio Zago, reitor da USP.

Para o reitor, o ato de transferência de Gabinete à Esalq e manifestar esse interesse oficial em trabalhar juntos é importante, porque simboliza a aproximação entre os pesquisadores, que criam o conhecimento, e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, que leva essa inovação para ser aplicada no campo. “Por um dia, a USP fez parte das atividades do Governo do Estado de São Paulo para fomentar o agronegócio. Ter o secretário Arnaldo Jardim conosco consolida a importância que tem esta instituição de ensino para o Estado de São Paulo”, disse Marco Antonio Zago.

O Protocolo abre novas possibilidades de trabalho conjunto, em áreas estratégicas em setores-chave no Estado de São Paulo, e pode originar convênios e cooperações entre a Esalq e a Secretaria. Com a assinatura, está previsto também o compartilhamento de base de dados científicos, uma enriquecedora troca de informações entre as duas instituições.

A união oficial entre Pasta e a Escola Superior foi comemorada também por Orlando Castro de Melo, diretor da Apta. Ele lembrou que o Estado de São Paulo não é mais o líder da produção agropecuária, “mas é e sempre será o líder da produção do conhecimento para o setor. Isso nos dá uma enorme responsabilidade”.

A instituição apresentou o seu Centro de Aperfeiçoamento Didático (Cad), que tem como principais objetivos elaborar e implantar programa de valorização de atividades didático-pedagógicas de docentes e criar um programa de benefícios e apoio ao aperfeiçoamento didático. Com 114,5 metros quadrados, o Centro em Piracicaba pretende iniciar suas atividades já em março de 2016, aperfeiçoando os professores de seus sete cursos de graduação e 14 programas de pós-graduação.

A 58ª Semana Luiz de Queiroz continua com programação até o próximo sábado, 10 de outubro, quando uma festa reunindo os ex-alunos encerra as atividades.

Por Hélio Filho