Secretário de Agricultura recebe grupo de cafeicultores em audiência com o deputado federal Baleia Rossi

Postado em: 23/11/2021 ás 15:33 | Por: Assessoria de Comunicação

Cafeicultores pleiteiam revogação da Resolução SAA – 49 que dispõem sobre o plantio de mudas.

Na sede da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, o secretário Itamar Borges, recebeu um grupo de cafeicultores que pleiteiam a revogação da Resolução SAA - 49, de 23-10-2018.

A resolução institui normas técnicas de Defesa Sanitária Vegetal para produção, comércio, transporte e utilização de muda de café. Segundo os cafeicultores, as normas que passam a valer a partir do próximo ano irão encarecer o valor de toda a produção de café, podendo gerar um forte impacto no setor, uma vez que será proibida a utilização dos tradicionais “saquinhos” de mudas.

De acordo com a resolução, a produção de mudas de café deverá ser realizada em estrutura suspensa com, no mínimo, 40 cm de altura do solo.

O deputado federal Baleia Rossi, o secretário-executivo da SAA, Francisco Matturro, e o corpo técnico da secretaria representando pelo coordenador da Defesa Agropecuária, Luís Bianco; o coordenador da CATI/CDRS, Alexandre Grassi; o coordenador substituto da CATI, João Brunelli; e o dirigente da Assessoria Técnica da SAA, Alberto Amorim; receberam o pedido da comitiva encabeçada por Carlos Yoshiuki Sato, presidente da Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas (Cocapec).

Também participaram da reunião: João Toledo, ex-presidente da Cocapec; Sebastião Dal Piccolo, ex-prefeito de Jeriquara; Rodrigo de Freitas, presidente da Associação de Pequenos Agricultores; Ely Martins Brentini, presidente do Sindicato Rural de Pedregulho; Eder Carvalho, engenheiro agrônomo; Nivaldo Rodrigues, conselheiro da Cocapec; Carlos Cintra, produtor de mudas; Geraldo Ferreira, conselheiro da Cocapec; Júlio César Pereira, vereador de Jeriquara; Raimundo Lobão e Fabricio Barbosa vereadores de Pedregulho; e Carlos Moreno, presidente Câmara de Vereadores Pedregulho.