Secretário de Agricultura reafirma apoio ao produtor rural em palestra a lideranças de Botucatu e região

Postado em: 06/06/2016 ás 16:07 | Por: Comunicação SAA

Na palestra “Conjuntura Política e o agronegócio paulista”, o titular da Pasta paulista enumerou as quatro diretrizes do governador Geraldo Alckmin (Foto: Paulo Prendes/SAA)

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, apresentou o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Governo de São Paulo na área da agricultura, por meio das ações da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, para fomentar a agricultura familiar e o agronegócio, em reunião realizada no dia 4 de junho com lideranças de mais de 70 municípios, em Botucatu.

Na palestra “Conjuntura Política e o agronegócio paulista”, o titular da Pasta paulista enumerou as quatro diretrizes que tem norteado os trabalhos, conforme orientação do governador Geraldo Alckmin. “Escolhemos o caminho da agricultura harmônica com o meio ambiente, substituindo as disputas pela convergência. Uma das comprovações disso foi a adesão ao Cadastro Ambiental Rural (CAR), com mais de 91% das propriedades rurais já cadastradas, garantindo maior segurança ao produtor rural e possibilitando que se preparem para o próximo passo, que é a regularização ambiental dos imóveis”, disse.

“Também diminuímos a distância entre a pesquisa e a produção, com ações como as reuniões das Câmaras Setoriais da Secretaria de Ovinocultura e a recente constituição da Câmara de Fungicultura, aproximando todos os elos do setor produtivo. Ao todo são 24 Câmaras em atividade. Também trabalhamos para garantir a saudabilidade dos alimentos, para que não haja resíduos de toxinas, assegurando o treinamento dos produtores para uma adequada aplicação de agrodefensivos”, prosseguiu.

“A quarta diretriz que temos seguido é a de prestigiar o pequeno produtor paulista, apoiá-lo para que ele possa se desenvolver, gerar renda, empregos e aumentar sua produtividade. Nesse sentido, 134 associações e cooperativas paulistas recentemente assinaram termos de compromisso com o governador para receber ações por meio do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável - Microbacias II – Acesso ao Mercado", disse.

“Cada um aqui hoje tem uma história para contar, participando das ações para cumprir as determinações do governador Geraldo Alckmin. Mesmo diante da crise, é a agricultura quem tem segurado a economia”, pontuou o secretário.

O evento teve a participação do prefeito de Botucatu, João Cury, do deputado estadual Fernando Cury, do ex-deputado estadual Pedro Mori, representando o vice-governador do Estado, Márcio França e do secretário de Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro, que na ocasião também palestrou sobre a importância de aliar as inovações tecnológicas na busca por maior eficiência do setor público.

Por Paloma Minke

Fotos: Paulo Prendes