Secretário de Agricultura e Abastecimento aponta a sericicultura como alternativa de renda para o produtor

Postado em: 05/12/2018 ás 10:20 | Por: Marcela Bonazzi

O secretário Francisco Sergio Ferreira Jardim fala sobre a sericiculturaO secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Francisco Sergio Ferreira Jardim, participou nesta terça-feira (4) de uma palestra sobre sericicultura ministrada pela Bracta e pela Associação Brasileira da Seda (Abraseda) no Sindicato Rural de Sorocaba. O intuito era alcançar pequenos e médios agricultores e fomentar a produção do fio de seda na região.

Francisco Jardim abriu o evento acompanhado de Luiz Marcello, presidente do Sindicato Rural, e Mauro Castellani, diretor da CATI Regional Sorocaba. “A importância desse processo é levar alternativas de renda para o produtor. Para mim, é motivo de orgulho ver produtores interessados em uma nova atividade, que é estratégica. Acho que é mais uma oportunidade de começarmos de forma firme”, declarou o titular da Pasta.

Na década de 1930, a produção do fio de seda entrou no Brasil por Sorocaba, cidade que acabou se tornando o primeiro polo brasileiro desse ramo, que se expandiu pelo oeste paulista.

Com o crescimento da produção de cana-de-açúcar, a sericicultura começou a perder espaço e os agricultores migraram de polo, até que o ramo ficou concentrado apenas no sul do País, especialmente no norte do Paraná.

Wiliam Aita, presidente da Câmara Setorial da Seda do Estado de São Paulo e gerente de matéria-prima da Bratac, ressaltou que esse retorno é importante para os pequenos e médios agricultores. “Tem uma necessidade para a agricultura familiar, para que os produtores consigam diversificar as propriedades e se manterem no campo. Tem o foco social, o da sustentabilidade e também a questão da biologia, tudo isso está integrado à atividade”, disse.

A Bratac se dispõe a oferecer cursos e disponibilizar mudas de amoreira – cujas folhas servem de alimento para o bicho-da-seda – assim como também os animais que produzem o fio, para que os agricultores possam começar o seu negócio.