Secretaria investe R$ 2,2 milhões na agricultura de Taquaritinga

Postado em: 11/11/2016 ás 11:17 | Por: Comunicação SAA

Prefeito e secretário falaram sobre as melhorias no municípioO secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, recebeu na sede da Pasta, em São Paulo, na terça-feira, 8 de novembro, o prefeito de Taquaritinga, Fulvio Zuppani. O município recebeu do Governo do Estado dois programas para melhorar a produção agrícola local.

São 5,38 quilômetros de estradas rurais que o Programa Melhor Caminho readequou em Taquaritinga. A obra teve investimento total de R$ 693.372,26 do Governo do Estado e deve valorizar em 30% as propriedades lindeiras. Executada pela Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo (Codasp) da Secretaria, a recuperação foi feita em 3,28 quilômetros da TQR-010 e 2,1 quilômetros da TQR-020.

As melhorias facilitam não apenas o tráfego de moradores, mas também o escoamento da produção agrícola, fortemente centrada em goiaba e cana-de-açúcar, esta transportada em treminhões muito pesados que exigem uma boa condição da estrada. “Se o agricultor não consegue nem passar pela estrada, ele não vai plantar, não vai trabalhar. Estimamos em 30% a valorização da propriedade com a obra concluída”, destacou Pedro Possato, engenheiro da Codasp responsável pelas obras.

Fulvio Zuppani destacou que os dois pontos críticos foram escolhidos pelos próprios funcionários da prefeitura, já acostumados a trafegar por esses locais e que sabem exatamente onde a readequação é necessária. A TQR-010, por exemplo, é estratégica por dar acesso a uma grande fábrica de alimentos.

De acordo com o prefeito, as melhorias do Governo do Estado chegaram ao município em boa hora, em março de 2016, época extremamente chuvosa, quando as condições de trafegabilidade pioram. “O assoreamento levou todas as nossas pontes. O que era um rio pequeno, virou um rio enorme. Ainda bem que temos a Secretaria”, comemorou.

Obras do Melhor Caminho garantiram boas condições às estradasMicrobacias II

A outra parceria entre município e Governo do Estado de São Paulo favoreceu a Associação de Produtores Rurais da Agricultura Familiar de Taquaritinga (Aproft), contemplada pelo Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável - Microbacias II – Acesso ao Mercado, executado pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) da Secretaria.

A Proposta de Negócio da entidade contempla construção de um packing house para beneficiamento de frutas, verduras e legumes. De acordo com Oracy Schuindt Junior, chefe da Casa da Agricultura de Taquaritinga, o valor total do projeto da Aproft foi de 1,6 milhão, sendo R$ 800 mil do Governo do Estado e R$ 800 mil de contrapartida financiados pelo Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap) da Pasta.

Arnaldo Jardim lembrou que o apoio aos pequenos produtores e agricultores familiares é uma das principais orientações do governador Geraldo Alckmin para a Secretaria. “Com o Microbacias II e o Melhor Caminho, pudemos oferecer condições para que a produção agropecuária do município de Taquaritinga ganhe mais valor agregado e gere mais renda para essas pessoas”, destacou.

Por Hélio Filho