Secretaria de Agricultura recebe seminário sobre Insumos Minerais utilizados no agronegócio

Postado em: 13/11/2018 ás 11:28 | Por: erick

Francisco Sérgio Ferreira Jardim, secretário de Agricultura, afirmou que a atividade é estratégica para o Estado e vem sendo aprimorada ano após anoFoi realizado nesta segunda-feira, 12 de novembro, na Capital, o lançamento da publicação: “Estudo Estratégico da Cadeia Produtiva de Minerais Utilizados no Agronegócio no Estado de São Paulo”, uma parceria entre as secretarias estaduais de Agricultura e Abastecimento e de Energia e Mineração. O evento contou com a presença dos titulares das Pastas, de Vicente Lobo, ex-secretário de Geologia e Mineração do Ministério de Minas e Energia, José Jaime Sznelwar, subsecretário de Mineração e de Ricardo Toledo Silva, secretário-adjunto de Energia e Mineração.

Francisco Sérgio Ferreira Jardim, secretário de Agricultura, afirmou que a atividade é estratégica para o Estado e vem sendo aprimorada ano após ano.  As políticas públicas e as pesquisas desenvolvidas pelos institutos vinculados à Pasta são responsáveis, em parte, por essa evolução, concluiu. De acordo com o secretário, o aumento da produtividade é fundamental no momento em que a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO, sigla do inglês Food and Agriculture Organization) alerta para a necessidade de que o Brasil amplie em 40% sua produção para alimentar uma população que deverá chegar a 9 bilhões de habitantes, até 2050.

João Carlos de Souza Meirelles, ressaltou que Agricultura e Mineração fazem parte da história de São Paulo. O secretário de Energia e Mineração lembrou que, quando os bandeirantes começaram a distender as fronteiras do Estado à procura de minérios, disseminaram a produção agrícola por onde passavam. Meirelles destacou, ainda, que as fronteiras horizontais já foram conquistadas, resta a dimensão vertical que será alcançada com a ampliação da produtividade, que se dá, além de outras medidas, pela correção dos solos empobrecidos.

O evento contou com a apresentação de sete painéis que trataram dos resultados preliminares do Levantamento das Unidades de Produção Agropecuária (Lupa) 2016/2017, realizado pelo IEA, em parceria com a Cati; do impacto dos programas de bioenergia e da importância dos insumos minerais para a recuperação de áreas degradadas e nutrição animal.

Também participaram do evento: José Benedito de Oliveira, secretário-adjunto de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo; Celso Luís Rodrigues Vegro, diretor do Instituto de Economia Agrícola (IEA), instituição de pesquisa vinculada à Pasta; Júlio César Andreoli Caliento, superintendente regional do Serviço Geológico do Brasil - CPRM São Paulo; Hermelindo Ruete de Oliveira, diretor da Datagro; Laercio Solla, gerente geral do Negócio Agro na Votorantim; Reiner Knoop, representante da Knoop&Knoop Consultoria; José Francisco Cunha, da Tec-Fertil Comércio, Representação; Carlos Herédia, diretor de Logística e Suprimentos na YARA Fertilizantes e Magda Bergman, pesquisadora da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais – CP.

Por: Nara Guimarães

Fotos: João Luiz (https://www.flickr.com/photos/agriculturasp/albums/72157703404563744)